Campus IV - 29

A LEITURA CRÍTICA E O ANALFABETISMO FUNCIONAL: O IMPACTO DO PIBID NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Glaudiene Gomes dos Santos , João Vitor Matias da Silva , Maria Betânia da Rocha de Oliveira , Rosimeire Barbosa da Silva de Castro

Aprendizagem incidental de inglês por meio da cultura pop e entretenimento digital entre jovens brasileiros.

Adson Francisco Silva Santos , Álvaro Daniel Santos Almeida , Ana Danielle Alves dos Santos , Lilian Maria Dantas , Vitória Beatriz da Silva Santos , Walisson Vieira da Silva , Yasmin Felix Santos

Arte, rebeldia e repreensão: Rita Lee, Ney Matogrosso e Cazuza na música como resistência política.

Adson Francisco Silva Santos , Álvaro Daniel Santos Almeida , Antônio Gabriel de Souza dos Santos , Lilian Maria Dantas , Micilene Santos da Silva , Rafael Lisbôa da Silva

DESCONECTADOS DO CELULAR, RECONECTADOS PELA APRENDIZAGEM: PROPOSTAS DIDÁTICAS COM MÍDIAS DIGITAIS

Fabiane Guedes da SILVA , João Paulo de Albuquerque , Joyce da Silva dos SANTOS , Raissa Vitória Rodrigues dos SANTOS

ENTRE VOZES, VERSOS E NARRATIVA: A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NO CONTEXTO ENEM

IASMIN VITÓRIA DE SOUZA MELO e MÁRCIA CRISTINA DA SILVA , JULIANO BECK DE OLIVEIRA , MÁRCIA CRISTINA DA SILVA , MARIA BETÂNIA DA ROCHA DE OLIVEIRA

GESTÃO E PRECIFICAÇÃO PARA NEGÓCIOS EM CRESCIMENTO: gestão inteligente - lucre com consciência

JOSE RODOLFO CESAR DO NASCIMENTO , MARCELO MOREIRA DA SILVA , MATHEUS DE ALMEIDA ARAUJO , MATHEUS JOACI PIRES DA COSTA , NATASHA GOMES DE LIMA

INTERAÇÕES QUE ENSINAM: O PIBID COMO ESPAÇO DE TROCA, CUIDADO E APRENDIZAGEM MÚTUA

Livia Giovanini da Costa , Maria Betânia da Rocha de Oliveira , Maria Geane Santos da Silva , Rosimeire Barbosa da Silva de Castro

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Allyne Tayná de Lima dos SANTOS , Janecléia Américo Costa , Maria Betânia da Rocha de Oliveira , Rosimeire Barbosa da Silva de CASTRO

O impacto de aplicativos como Duolingo, Grammarly e ChatGPT no ensino e aprendizagem de inglês.

Adson Francisco Silva Santos , Álvaro Daniel Santos Almeida , Ana Danielle Alves dos Santos , Lilian Maria Dantas , Vitória Beatriz da Silva Santos , Walisson Vieira da Silva , Yasmin Felix Santos

Quando o Quadro se Preenche de experiência: A Realidade Docente vivida no PIBID

Eduardo Barbosa de Medeiros , Fabiane Guedes da Silva , Maria Betânia Rocha de Oliveira , Samara Vitória Miranda de Barros

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A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2025), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), ocorreu entre os dias 12 e 14 de agosto de 2025, tendo como tema central: “Ensino, pesquisa e extensão: o avanço da tecnologia na era digital”.

Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu diversas atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL. As apresentações abordaram as bases teóricas e práticas que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, evidenciando também as ações desenvolvidas nos programas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.

Nesse contexto, os campi da UNEAL vivenciaram mais uma edição marcada por debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, destinadas tanto ao público interno quanto externo. O evento foi realizado de forma híbrida, com apresentações presenciais e conferências transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8

O participante responsável pela submissão do trabalho teve como obrigação inicial realizar sua inscrição no evento e ler atentamente todas as orientações. Ressalta-se que todos os autores dos trabalhos deveram estar devidamente inscritos no evento.

I. Requisitos gerais

  1. Todos os trabalhos submetidos deveram obrigatoriamente contar com um orientador, constando as afiliações institucionais e os endereços eletrônicos (e-mails) de todos os autores.

  2. A organização geral e as subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que apresentassem falta de autenticidade acadêmica ou práticas de plágio, sendo estas de inteira responsabilidade dos autores.

II. Tipos de trabalhos aceitos

  1. O resumo simples pôde ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, bem como de resultados parciais ou finais de atividades vinculadas aos programas de:

    • Iniciação Científica (PIBIC);

    • Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI);

    • Iniciação à Docência (PIBID);

    • Residência Pedagógica (RP);

    • e de projetos voluntários que estivessem em execução, desde que contassem com orientação docente.

III. Estrutura e formatação

  1. A Comissão Científica deliberou que cada trabalho poderia ter até cinco autores, incluindo o orientador.

  2. O texto deveria ser único e contínuo, contendo os seguintes elementos:

    • Introdução

    • Objetivos

    • Material e Métodos (ou Metodologia)

    • Resultados

    • Conclusão (ou Considerações Finais)

  3. O título poderia conter até 15 palavras; os nomes e afiliações dos autores, bem como seus e-mails (preferencialmente institucionais), deveriam constar no cabeçalho do trabalho.

  4. O resumo deveria ter até 500 palavras, seguido de palavras-chave (até cinco, separadas por ponto), conforme as normas da ABNT (NBR 6028).

  5. O modelo (template) para submissão esteve disponível na aba “Submissão de Trabalhos” do site oficial do evento.

  • Campus I
  • Campus II
  • Campus III
  • Campus IV
  • Campus V
  • Campus VI
  • Campus VI

Área temática - 34 resultados

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

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Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

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Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

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Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

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Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

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Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Comissão Organizadora

Propep

Comissão Científica

Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Prof. Me. Diego Jorge da Silva 

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho

Profa. Dra. Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima

Prof. Me.José Kleber Ivo

Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva


Comissão de organização nos Campi do SEPEX 2025


Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext

 

propep@uneal.edu.br

sepex@uneal.edu.br

A comunicação oral e a apresentação de banners dos trabalhos submetidos ao Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2023) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) ocorreram nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema “Caminhos para a construção da indissociabilidade”.

Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL.

As apresentações discutiram as bases que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, destacando também as ações dos programas PIBID e Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.

Durante o evento, os campi da UNEAL foram palco de debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, voltados ao público interno e externo. O SEPEX 2023 foi realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissões ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8.

 

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A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2024) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) ocorreu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema “Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas”.

Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL.

As apresentações discutiram as bases que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, destacando também as ações dos programas PIBID e Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.

Durante o evento, os campi da UNEAL foram palco de debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, voltados ao público interno e externo. O SEPEX 2024 foi realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissões ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8.