Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada
Moderador: Simone Assumpção (UFBA)
Palestrantes: Eulália Leurquin (UFC), Mônica Fontenelle Carneiro (UFMA), Maria da Penha Casado (UFRN), Edmilson Rafael (UFCG)
Resumo
Esta mesa redonda discute o ensino e aprendizagem de línguas na perspectiva da Linguística Aplicada. Para isso, apresenta quatro comunicações. A primeira ressalta a aula da Educação Básica, no estágio de regência de língua portuguesa, e a segunda focaliza a aula da Educação Básica, no estágio de oralidade e escrita. As aulas aconteceram no contexto de pandemia. Na primeira situação, os estagiários relatam a sua ação na interação didática e na segunda, descrevem a sala de aula a partir das observações feitas e dos materiais didáticos postados. Em ambas situações, as aulas foram realizadas de forma assíncrona e síncrona. A pesquisa apresentada envolve cinco instituições públicas nordestinas. Os dados são provenientes dos relatórios de estágio e de questionários aplicados aos estagiários da aplicados. A segunda comunicação apresenta questões relacionadas à contribuição da instrução sobre a metáfora conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980,1999) para o ensino do vocabulário, de modo a propiciar o aprimoramento da compreensão do aluno de línguas não maternas (adicionais/estrangeiras) no seu processo de aprendizagem. A terceira comunicação apresenta desdobramentos do ensino e aprendizagem, através de uma reflexão situada no contexto do Mestrado Profissional em Letras. Ressalta, portanto, a sala de aula do Ensino Fundamental. Pontua o ensino e aprendizagem a partir do olhar do próprio professor, de suas práticas docentes, em uma pesquisa-ação realizada. A quarta comunicação apresenta uma reflexão a partir da questão: Por que estudar Ensino de Língua é fazer ciência básica?, no âmbito das discussões sobre ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada. Duas razões moveram-me nessa direção: os efeitos das concepções, correntes na academia, de ciência e de ensino nas práticas institucionais de caracterização das ações de pesquisa com ensino de língua; e a segunda advém de meu envolvimento com pesquisas sobre esse objeto, tendo me proporcionado perceber a necessidade de compreender a sua especificidade, como condição para garantir a cientificidade. O corpus da pesquisa é constituído por dissertações de mestrado de um Programa de Pós-Graduação, da área de Linguística e Literatura, de uma instituição pública federal do Estado da Paraíba.