EIXOS TEMÁTICOS
EIXOS TEMÁTICOS
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Currículo, avaliação e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Este eixo se destina a estudos e análises sobre o desenvolvimento e implementação do currículo escolar em consonância com a BNCC. São esperados trabalhos que abordem a articulação entre competências e habilidades previstas na BNCC e as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula. Pesquisas sobre desafios na adaptação curricular, desenvolvimento de materiais didáticos alinhados à BNCC e práticas de avaliação formativa e somativa são altamente relevantes. Trabalhos sobre impacto da BNCC na formação docente, no planejamento pedagógico, na gestão escolar e na promoção da equidade educacional enriquecem este eixo.
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Educação Ambiental, Sustentabilidade e Emergências Climáticas
Este eixo reúne pesquisas voltadas às interfaces entre educação, meio ambiente, sustentabilidade e desafios socioambientais contemporâneos. São bem-vindos estudos sobre mudanças climáticas, justiça ambiental, preservação da biodiversidade, ecopedagogia, ecoformação, saberes tradicionais e práticas educativas em contextos escolares e comunitários. Também acolhe pesquisas sobre políticas ambientais, ações participativas, intersetorialidade e projetos voltados à construção de uma educação comprometida com o planeta e com a justiça socioambiental.
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Educação Infantil, Infâncias e Culturas da Criança
Este eixo reúne trabalhos que investiguem as infâncias em suas dimensões sociais, culturais, históricas, emocionais, corporais e políticas, reconhecendo a criança como sujeito de direitos e produtora de cultura. São acolhidas pesquisas sobre práticas pedagógicas, brincadeiras, interações, documentação pedagógica, organização dos espaços e tempos escolares, políticas públicas, diversidade e inclusão na Educação Infantil. Estudos etnográficos sobre culturas infantis e concepções contemporâneas de infância também contribuem significativamente.
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Educação, Diversidade e Justiça Social
Este eixo reúne pesquisas que discutem desafios e possibilidades de promover justiça social no espaço escolar. Considera marcadores sociais como gênero, raça, etnia, classe, religião, orientação sexual, deficiência e territorialidade. São acolhidos estudos sobre discriminações, violências simbólicas, desigualdades estruturais e seus impactos no processo educativo. Trabalhos sobre ações afirmativas, políticas de direitos humanos, perspectivas decoloniais, práticas interculturais e estratégias pedagógicas de valorização da diversidade também são altamente pertinentes.
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Educação, tecnologias digitais e inovação nas escolas
Este eixo contempla pesquisas sobre a integração de tecnologias digitais no ambiente escolar e sua contribuição para inovações pedagógicas. São bem-vindos estudos sobre plataformas virtuais, aplicativos educacionais, gamificação, inteligência artificial, realidade aumentada e metodologias ativas mediadas por tecnologia. Trabalhos que discutam desafios de acesso, formação de professores, competências digitais dos estudantes e práticas de gestão educacional alinhadas à cultura digital também têm espaço neste eixo.
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Eixo Transversal: Temáticas Emergentes e Intersetoriais
Este eixo acolhe trabalhos que não se encaixam claramente nos demais eixos, mas que apresentam contribuições relevantes ao campo da educação. Abarca pesquisas intersetoriais, temas emergentes, interfaces com áreas como direito, saúde, economia, urbanismo, comunicação, arte, meio ambiente, ciência e cultura. Também inclui estudos com abordagens teóricas ou metodológicas inovadoras e temas inéditos que dialogam com a educação.
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Equipes Multidisciplinares, Atenção Integral e Profissionais da Rede de Apoio na Educação
Este eixo reúne pesquisas que investiguem a atuação de equipes multidisciplinares no contexto educacional, considerando a contribuição de profissionais como assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, professores de apoio e demais integrantes da rede intersetorial. São acolhidos trabalhos que analisem práticas, estratégias e políticas que visem à promoção do desenvolvimento integral dos estudantes, ao fortalecimento dos vínculos comunitários, à garantia de direitos e ao enfrentamento de barreiras sociais, emocionais, comunicacionais, nutricionais e de saúde que impactam o processo de escolarização. Também são pertinentes estudos sobre gestão interprofissional, articulação entre educação e políticas sociais, protocolos de acolhimento, intervenções preventivas, avaliação multidimensional, atuação em situações de vulnerabilidade, trabalho em rede e experiências que demonstram como as equipes multidisciplinares contribuem para a construção de ambientes educacionais mais inclusivos, saudáveis e equitativos.
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Formação de professores: perspectivas, práticas e políticas públicas
Este eixo tem como foco a formação de professores em sentido amplo, abrangendo formação inicial e continuada. São acolhidos estudos sobre práticas formativas, estágios, residências pedagógicas, políticas públicas, articulação teoria-prática e programas institucionais. Também contempla pesquisas sobre desafios contemporâneos da docência, como tecnologias, ensino híbrido, inclusão, metodologias ativas e demandas da sociedade atual. Reflexões sobre o papel das universidades na formação docente enriquecem este eixo.
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Formação docente: desafios e perspectivas para uma educação inclusiva
Este eixo visa reunir trabalhos sobre formação inicial e continuada de professores voltada para a inclusão de estudantes com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento, altas habilidades/superdotação ou barreiras linguísticas, culturais e sociais. Acolhe pesquisas sobre políticas de educação inclusiva, práticas pedagógicas acessíveis, recursos didáticos inclusivos, acessibilidade, estratégias de equidade e percepções docentes sobre inclusão. Estudos que analisem a formação docente para atuar na diversidade são incentivados.
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História da Educação, Memórias e Patrimônios Educativos
Este eixo reúne pesquisas históricas sobre educação, considerando diferentes abordagens teórico-metodológicas. Abrange estudos sobre instituições escolares e não escolares, políticas públicas, formação docente, impressos pedagógicos, arquivos, acervos, patrimônio educativo, movimentos sociais, trajetórias intelectuais e processos identitários. Análises que contribuam para compreender transformações educacionais ao longo do tempo são especialmente bem-vindas.
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Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas no ensino básico e superior
Este eixo contempla estudos e relatos de prática que abordem propostas interdisciplinares no ensino básico e superior. Acolhe pesquisas sobre metodologias ativas, ensino por projetos, aprendizagem baseada em problemas (PBL), abordagem STEAM, experiências inovadoras e desafios da integração curricular. Trabalhos que investiguem impactos da interdisciplinaridade na formação de estudantes e docentes também são relevantes.
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Metodologias de Pesquisa em Educação: Epistemologias, Técnicas e Inovações
Este eixo acolhe estudos que discutem fundamentos epistemológicos, metodológicos e técnicos da pesquisa em educação. Valorizam-se reflexões sobre métodos qualitativos, quantitativos e mistos; uso de tecnologias na pesquisa; ética; procedimentos de análise de dados; e desafios enfrentados pelos pesquisadores. Estudos sobre inovações metodológicas, formação do pesquisador e estratégias para fortalecimento da qualidade científica também são incluídos.
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Políticas Públicas, Gestão Educacional e Governança Democrática
Este eixo contempla pesquisas sobre formulação, execução e avaliação de políticas públicas em educação, bem como estudos sobre gestão escolar e universitária. São pertinentes trabalhos sobre financiamento, colaboração federativa, influência de organismos internacionais, relações público-privado, mercantilização da educação, avaliação em larga escala, planejamento e gestão democrática. Análises históricas ou comparadas também são bem-vindas.
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Práticas escolares frente às desigualdades sociais e culturais
Este eixo explora como as práticas escolares podem enfrentar desigualdades sociais, econômicas, étnico-raciais, de gênero e culturais. Acolhe pesquisas sobre inclusão, vulnerabilidade social, políticas educacionais para grupos marginalizados, equidade educacional e experiências pedagógicas que valorizem a diversidade. Trabalhos que analisem interseccionalidades e desigualdades no cotidiano escolar também são incentivados.
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Psicologia, Saúde Mental e Processos Educativos
Este eixo reúne estudos que investiguem as interfaces entre psicologia e educação, abordando processos de desenvolvimento, aprendizagem, motivação, interação social e funções psicológicas superiores. São bem-vindos trabalhos sobre bem-estar discente e docente, saúde mental, sofrimento psíquico, prevenção ao suicídio, luto escolar, clima institucional, psicologia escolar, psicopedagogia, relações interpessoais e estratégias de promoção de ambientes saudáveis.
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Saberes, Currículo e Práticas Docentes
Este eixo acolhe investigações que abordem os processos de ensino e aprendizagem. São pertinentes estudos que explorem o desenvolvimento de competências e habilidades, metodologias de ensino, uso de recursos didáticos, práticas experimentais, educação científica, educação ambiental, etnociências, e abordagens CTSA, bem como propostas curriculares alinhadas à BNCC. Trabalhos que discutam desafios na formação docente nessas áreas e relatos de experiências inovadoras também são incentivados.
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Tecnologias Digitais, Comunicação e Culturas em Rede
Este eixo contempla estudos sobre o uso de tecnologias digitais e sobre culturas em rede no contexto educacional. São acolhidas pesquisas sobre ambientes virtuais, aprendizagem móvel, gamificação, redes sociais, educação a distância, letramentos digitais, inteligência artificial, tecnologias assistivas e metodologias mediadas por tecnologia. Trabalhos que analisem desigualdade de acesso, segurança digital e competências comunicativas contemporâneas também são relevantes.
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