Palestrante: José Márcio Pinto de Moura Barros - PUC/MG

Palestra: Diversidade cultural: entre seus limites e suas possibilidades dialogais

Resumo: A diversidade cultural é simultaneamente limite e possibilidade. Como expressão de diferenças sedimentadas no tempo e no espaço das modulações e experiências culturais, é sempre a expressão do singular e o risco de intolerância e negação. Como projeto político de construção da equidade e da pluralidade, está ancorada na busca do diálogo e da construção da universalidade. 


Palestrante: Ela Wiecko Volkmer de Castilho - MPF/DF

Palestra: Interculturalidade e sistema de justiça

Resumo: A exposição buscará mostrar como o déficit de compreensão da interculturalidade e seu exercício no sistema de justiça afeta os  direitos humanos de povos e comunidades tradicionais no Brasil. Nessa perspectiva serão abordados exemplos em que, na aplicação das leis, de natureza civil ou penal, o uso da interculturalidade poderia garantir efetivamente aqueles direitos. 


Palestrante:  Cebaldo De León Inawinapi - Universidade de Tras ós Montes e Alto DouroCetrad (CETRAD)

Palestra: Turismo, Cultura e Autonomias: o caso dos Kuna do Panamá

Resumo: Ao contrário de outros muitos exemplos de desenvolvimento do turismo indígena, o turismo Kuna já foi incorporado, há algum tempo, como parte da vida de uma população indígena que utiliza este como oportunidade para o desenvolvimento e também como veículo para se afirmar política e identitariamente no mundo. O turismo, sendo um negócio que mercantiliza a cultura, é visto pelos Kunas como algo mais, como um instrumento de construção da identidade comunitária, indígena e étnica.


Mediadora: Katherine Mihaliuc (CCJ)

 

Compartilhe!

REALIZAÇÃO

APOIO