FINALISTAS DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA ROBERTO BENJAMMIN 2018

Adriana Tigre Lacerda Nilo/ Fotografia: Pequena Grande Guerreira.

Maria Aurca Almeida Costa Everton/ Fotografia: Registro Silêncio Guriata.

Shigeaki Ueki Alves da Paixão/ Fotografia: Makunaima.

Obs: os finalistas estão listados em ordem alfabética. O(a) vencedor(a) será anunciado(a) durante a cerimônia de encerramento da Folkcom 2018.

 

Membros do júri:

IURY CARLOS BUENO

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná-UFPR e mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. Atualmente é professor da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ-UFAM). Tem experiência na área de Comunicação e Artes, com ênfase em Fotografia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: fotografia e arte.

RAFAEL DE FIGUEIREDO LOPES

Possui mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (2016), especialização em Jornalismo Digital (2011) e graduação em Comunicação Social /Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (2007). Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação, ecossistemas comunicacionais, jornalismo, audiovisual, semiótica, arte e cibercultura.

MARCELO BRISENO MARQUES DE MELO

Graduado em Curso de Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1996). É Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003) e Doutor (2010) em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é Coordenador do Curso de Rádio TV e Internet da Universidade Metodista de São Paulo e Diretor Financeiro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares.

 

 

REGULAMENTO

1. Apresentação:

O objetivo do concurso é promover a fotografia como patrimônio visual, documental e artístico da cultura através da premiação de fotos sobre temáticas da cultura popular.

2. Participação:

Poderá concorrer qualquer pessoa, desde que  inscrita na XIX Conferência Brasileira de Folkcomunicação.

3. Inscrição:

Cada  participante  poderá  inscrever  até  03  (três)  fotografias  digitais  no  formato  jpeg, tamanho 1200 x 800, modo RGB, resolução mínima de 300 dpi. As fotografias devem ser  acompanhadas  de  um  título  para  cada  uma  das  imagens,  além  de  um  pequeno memorial descritivo  contendo  o  conceito,  local e agentes envolvidos, caso  necessário.

Não é necessário que as peças sejam inéditas.

A inscrição será efetivada mediante o recebimento, pela Comissão Organizadora, do e- mail com a(s) fotografia(s) inscrita(s), acompanhada(s) dos seguintes dados:

E-mail para inscrição no concurso: folkcom2018@gmail.com

Assunto do e-mail: Concurso de Fotografia.

No  corpo  do  e-mail:   a(s)   fotografia(s)   anexada(s)   separadamente  em formato jpeg, e as seguintes informações:

1. nome completo;

2. comprovante de inscrição na FOLKCOM 2018;

3. telefone e e-mail para contato; e

4. autorização para exposição da(s) fotografia(s).

É fundamental citar o assunto “Concurso de Fotos”.

4. Fotografias:

As fotografias inscritas no concurso deverão fazer referência ao tema central do evento ou ao universo folkcomunicacional.   A Comissão Organizadora do evento se reserva o direito de não aceitar a inscrição de imagens que fujam do propósito do concurso.

Serão aceitas fotos coloridas ou em preto e branco.

5. Cronograma:

Inscrições: Até 31 de maio de 2018

Divulgação dos selecionados: 20 de junho de 2018

Divulgação dos Resultados: durante o evento

6. Seleção e Comissão Julgadora:

A  Comissão  Julgadora  será  composta  por  profissionais,  professores  das  instituições organizadoras e membros da Rede Folkcom. Caberá à Comissão Julgadora escolher os primeiros colocados, bem como selecionar as melhores fotografias.

Serão considerados os seguintes critérios de avaliação:

1. Coerência com o tema;

2. Emoção captada pela foto;

3. Beleza plástica da imagem.

A  Comissão  Julgadora  poderá  deixar  de  analisar  total  ou  parcialmente  as  fotografias apresentadas que não preencherem os requisitos previstos neste regulamento, bem como eliminar  concorrentes  que  tenham deixado  de  apresentar  qualquer  dos dados pessoais solicitados.

7. Premiação:

Os  resultados  serão  divulgados  durante  a  realização  do  evento  e  as  três  melhores fotografias serão premiadas com troféus/certificados.

8. Disposições Gerais:

A inscrição no concurso e a apresentação das fotografias implicam na plena aceitação, pelo concorrente, de todas as disposições deste regulamento.

As fotografias enviadas passarão a fazer parte do acervo da Rede Folkcom, podendo ser usadas pela Entidade.

Os  casos  não  previstos  neste  regulamento  serão  julgados  de  forma  soberana  pela Comissão Julgadora.

A utilização de imagem alheia na fotografia é de responsabilidade do participante que inscreveu a referida imagem no concurso.

Os vencedores que não compareçam a cerimônia de premiação arcarão com os custos de envio do troféu e do certificado.