Oficinas e Minicursos
Todos os inscritos na Folkcom 2018 podem cursar uma Oficina ou Minicurso.
Oficinas e Minicursos
Oficina 1 - A Fotocartografia Sociocultural no Campo da Folkcomunicação
Ementa: As características da estratégia metodológica da Fotocartografia Sociocultural, aplicada ao campo da Folkcomunicação relacionadas às Epistemologias do Sul, aos estudos pós-coloniais como estratégia transformadora e emergente, na coleta e análise de dados a partir da fotografia no cenário da pesquisa.
Oficineiro: Itamar de Morais Nobre (UFRN).
Currículo: Docente e pesquisador do Departamento de Comunicação Social (DECOM) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Epistemologias e Práticas Emergentes e Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura (Ecomsul/UFRN). Email: itanobre@gmail.com).
Oficina 2 - Pesquisa e mercado em comunicação na Amazônia
Ementa: Pesquisa e Mercado em Comunicação na Amazônia são duas áreas distintas e que apresentam possibilidades amplas de atuação. No minicurso apresentamos os desafios que se apresentam constantemente para a consolidação da comunicação como um campo de pesquisa e também os desafios que se apresentam para o fortalecimento do perfil profissional em Jornalismo na Região da Amazônia. Objetivo - propiciar aos participantes conhecimentos básicos sobre as singularidades do campo de pesquisa em comunicação e o mercado profissional na Amazônia Conteúdo programático - Amazônia como objeto, contexto ou olhar? - Pesquisa em Comunicação - Mercado em Comunicação - Desafios para pensar e produzir comunicação na perspectiva da Amazônia
Oficineira: Cynthia Mara Miranda (UFT).
Currículo: Doutora e Mestra em Ciências Sociais pela UNB, graduação em Comunicação Social habilitação em Jornalismo pela UFT. Professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-GRaduação em Comunicação e Sociedade da UFT.
Oficina 3 - Jornalismo cultural e folkcomunicação
Ementa: A oficina parte de noções básicas envolvendo o jornalismo cultural (características, gêneros e tendências) e da teoria da folkcomunicação (noção de cultura e valorização das manifestações populares) para discutir possibilidades de tratamento de temáticas da cultura no jornalismo. Serão discutidas algumas experiências de jornalismo cultural e desenvolvidas pautas na área da cultura orientadas pelo viés da folkcomunicação.
Oficineira: Karina Janz Woitowicz (Universidade Estadual de Ponta Grossa).
Currículo: Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e doutora em Ciências Humanas, professora do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Coordenadora do grupo de pesquisa Jornalismo Cultural e Folkcomunicação (UEPG) e editora da Revista Internacional de Folkcomunicação.
Oficina 4 - O vídeo como instrumento de mobilização e intervenção sociocultural
Ementa: A técnica da captação de imagem e som como instrumento de mobilização e intervenção sociocultural. Relato das experiências com vídeo documentário no Estado do Ceará 1) TV janela - TV comunitária na periferia de Fortaleza. 2) DOC Sertão - registros de experiências comunitárias na convivência com o Semiárido Cearense. 3) Retratos: histórias devidas - relatos de histórias de personagens das comunidades do Sertão Cearense.
Oficineiro: Jose Ivo de Sousa (Instituto Patativa/CE).
Currículo: Antropólogo, documentarista e artista plástico. Membro do Instituto Patativa.
Oficina 5 - A Produção do vídeo etnográfico em Folkcomunicação
Ementa: Esta oficina tem por objetivo discutir e auxiliar nas etapas de elaboração de produção de vídeos que tenham como temática os grupos de agentes folkcomunicacionais que produzem e vivenciam manifestações culturais que em si transmitem informações. Por meio de apresentação de audiovisuais etnográficos folkcomunicacionais serão percebidos e analisados os processos de produção e execução das gravações dos mesmos. os participantes ao final terão noções de como organizar, planejar e produzir vídeos com a temática da folkcomunicação.
Oficineiro: Marcelo Pires de Oliveira (UESC).
Currículo: Graduado em rádio e televisão pela Universidade de São Paulo (USP), graduado em jornalismo pela Universidade de Taubaté (Unitau) e mestre e doutor em multimeios pela Universidade Estadual de Campinas. Professor de comunicação social, da Universidade Estadual de Santa Cruz.
Oficina 6 - Folkcomunicação, identidades e redes sociais
Ementa: Trata-se de uma abordagem interdisciplinar que objetiva reunir diferentes olhares sobre a contribuição da Folkcomunicação e da inclusão social aos debates na interface entre comunicação e cultura. Intermediações folk-midiáticas nas práticas comunicacionais.
Oficineira: Betânia Maciel de Araújo (UFRPE).
Currículo: Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e doutora em Ciências Humanas, professora do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Coordenadora do grupo de pesquisa Jornalismo Cultural e Folkcomunicação (UEPG) e editora da Revista Internacional de Folkcomunicação.
Oficina 7 - Criação de Personagens na era da Convergência
Ementa: Fundamentos da Criação de Personagens Ficcionais. Características da personagem de Horror. Narrativa Transmídia. Redes sociais como ferramenta narrativa.
Oficineiro: Marcelo Briseno Marques de Melo (Metodista/SP)
Currículo: Doutor em Comunicação Social e Mestre em Letras. Coordenador do Curso de Rádio TV e Internet da Universidade Metodista de São Paulo. Autor do livro A Personagem de Terror no Brasil.
Oficina 8 - Folkmarketing no contexto da comunicação organizacional
Ementa: Analisar o uso de elementos das culturas populares no âmbito do mix do marketing e da comunicação organizacional. O Folkmarketing como área de estudo da nova abrangência da folkcomunicação no contexto dos cenários regionais.
Oficineiro: Severino Alves de Lucena Filho (UFPB)
Currículo: Folkcomunicação e Comunicação Organizacional e assessoria a empresas em campanhas comunicacionais.
Todos os inscritos na Folkcom 2018 podem cursar uma Oficina ou Minicurso.
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.