Conheça Parintins

Parintins, sede do arquipélago das Ilhas Tupinambaranas, é um município amazonense localizado a 369 quilômetros de Manaus, capital do Amazonas, na região da divisa com o Pará. É palco de uma das maiores manifestações culturais do país: o Festival Folclórico de Parintins, um duelo entre os bois-bumbás Garantido, representado pelas cores vermelho e branco, e Caprichoso, com as cores azul e branco.

Com mais de 100 mil habitantes, Parintins fervilha no período do festival, recebe cerca de 65 mil turistas. A paixão pelos bois está espalhada por todos os cantos da cidade. Residências, telefones públicos e ruas ostentam as cores dos bumbás, o azul ou o vermelho. Até a Coca-Cola, teve que se curvar ao fanatismo parintinense e cunhou um rótulo azul, especialmente para o período da festa, que ocorre no último fim de semana do mês de junho (sexta, sábado e domingo).

Apesar de voltada para o festival, a cidade tem outros apelos turísticos ainda pouco explorados: é cercada por belos e piscosos lagos e conta nas proximidades com praias de areias brancas, que têm seu auge no verão amazônico, entre agosto e setembro.

Pontos turísticos

Catedral de Nossa Senhora do Carmo

Projetada na Itália, conta com uma torre de 40 metros de altura e é a construção mais alta da cidade. Nossa Senhora do Carmo é a padroeira de Parintins.

Catedral de Nossa Senhora do Carmo

Praça do Comunas

Reduto dos torcedores do boi Garantido, mas de vez em quando “invadida” também pelo pessoal do Caprichoso, fica na orla da cidade e é uma das áreas mais agitadas durante o festival. Oferece uma bela vista do rio Amazonas e do por do sol na cidade.

Praça do Comunas

Balneário Cantagalo

Localizado na comunidade do Aninga é dotado de píer, balneário, serviço de bar, restaurante e lanchonete, além de quadras de areia para futebol e voleibol, palco para shows e bosque para acampamentos. O acesso é por estrada asfaltada, com iluminação e sinalização. Durante o Festival Folclórico oferece shows de toadas dos bois Caprichoso e Garantido.

Canta Galo

Orla do Rio Amazonas

Na orla de Parintins você pode apreciar a beleza e a força do rio Amazonas, que passa em frente à cidade. Um calçadão circunda a orla, que oferece bares e restaurantes com delícias regionais.

Orla de Parintins

Passeio de triciclo

Uma das atrações de Parintins são os triciclos, decorados das mais variadas formas, que levam os visitantes a conhecer com calma a cidade.

Passeio de tricículo

Visita aos currais dos bois

Cada boi tem o seu curral, onde ocorrem os ensaios e são criadas as fantasias e alegorias da apresentação do bumbá.

Boi Garantido – Endereço: Rodovia Odovaldo Novo, km 1, s/n – Baixa do São José.

Cidade Garantido - Curral Lindolfo Monteverde

Boi Caprichoso – Endereço: Rua Gomes de Castro, 685.

Curral Zeca Chibelão

Mercado Municipal de Parintins

É o local indicado para experimentar o café regional, que não dispensa a tapioquinha e o “x caboquinho” (pão recheado com tucumã e queijo coalho). Não estranhe a tapioca mais grossa, com a goma diferente. Muitos restaurantes de Manaus oferecem tapioquinha feita com goma refeita da fécula de mandioca. Em Parintins, a tapioca vem direto do produtor e não tem qualquer tipo de aditivo ou processo industrial posterior. Sem contar que o tucumã, na maioria das vezes, saiu do pé no dia em que é servido. A tapioquinha fica, portanto, mais autêntica.

Mercado Municipal de Parintins

Lagoa da Francesa

Local onde os barcos atracam e muitos pescadores chegam com a produção do dia. A região do médio-baixo Amazonas vive, nesta época do ano, parte da piracema, com fartura de jaraqui, matrinxã, pacu, sardinha e outros peixes pouco comercializados em Manaus, como o aracu e o bodó. Por que esses peixes não lotam a cidade no período da festa? Os pescadores também são filhos de Deus e participam como integrantes dos dois bumbás. Os que estão na ativa geralmente desembarcam com o pescado no mercado municipal, em frente à Praça da Prefeitura, ou na Francesa.

Lagoa da Francesa

Artesanato regional e indígena

Confeccionadas com raízes de árvores, palha, juta, penas e outros materiais naturais, as peças artesanais chamam atenção pela beleza. Durante o festival, as mulheres se enfeitam com cocares feitos com penas e sementes, alguns com as cores dos bois. Também são muito vendidas lembrancinhas do festival, como miniaturas dos bois e roupas.

Artesanato

Bumbódromo de Parintins

Inaugurado em 1988, é o palco do Festival Folclórico de Parintins. É um anfiteatro no formato de uma cabeça de boi estilizada. O nome oficial é Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, em homenagem ao governador do Amazonas à época da inauguração, que construiu o complexo.

Bumbódromo de Parintins