Estão abertas as inscrições para quatro concursos de produções midiáticas da XXI Conferência Brasileira de Folkcomunicação. Até o dia 15 de julho é possível participar das premiações nas categorias de Fotografia, Audiovisual, Podcast e Ações de Folkmarketing. Para participar é preciso ser congressista no evento, fazendo a sua inscrição através do site da Folkcom 2023. Confira abaixo os critérios de seleção para cada categoria.

Fotografia

Os interessados no concurso de fotografia devem enviar até três fotografias representativas da cultura popular. Cada uma deve vir acompanhada de título e um pequeno memorial descritivo. As fotos devem ser digitais no formato JPG, tamanho 1200 x 800, modo RGB e resolução mínima de 300 dpi. Serão aceitas fotos coloridas ou em preto e branco e elas não precisam ser inéditas.

Audiovisual

Produções em vídeo devem ter no mínimo três e no máximo dez minutos de duração, podendo ter sido capturadas em qualquer dispositivo e ser feitas com qualquer linguagem. O grande interesse é a temática, relativa ao universo folkcomunicacional. Não é necessário que ele seja inédito, mas é preciso que o participante envie uma justificativa de adaptação do produto ao tema folkcomunicacional.

Podcast

Equipes ou participantes devem inscrever seu podcast, que além de ter vinculação ao tema, deve necessariamente estar em um feed e acessível para download por um agregador de podcasts. Podem concorrer programas produzidos e publicados a partir de julho de 2021, que tenham entre 15 e 60 minutos de duração. Caso seu programa se enquadre no tema, mas esteja grande demais, a dica é que você faça uma versão de corte para o concurso e nos envie. 

Folkmarketing

Publicitários devem enviar mostras publicitárias que deram visibilidade às ações do mercado que se aproximam das estratégias propostas pelos estudos de Folkmarketing. Podem concorrer  trabalhos desenvolvidos como atividade de componentes curriculares de curso, como disciplinas, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)/Projetos Experimentais, Projetos de Extensão vinculados à Curricularização da Extensão e em Agências de Comunicação Integrada ou Agências Escolas ou Agências Juniores de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Trabalhos produzidos em estágios – curriculares ou não. 

Resultado

Os finalistas de cada categoria serão anunciados até o dia primeiro de agosto no site do evento. Os resultados serão divulgados durante a Conferência. 

Na última Conferência Brasileira de Folkcomunicação, em 2021, os finalistas da premiação de fotografia foram Ana Lídia com o tema "Maestria"; Talita Vieira com "Axé" e Fernanda Andrade com "Fotografia Guaraci". Já no audiovisual, tivemos os vídeos de "Fantasma da Luz do Trilho", "Terra dos Reis" e "Brincantes do Sertão de Inhamuns" como finalistas.

Para mais informações acesse os editais abaixo.

Texto: Gabriel Silva e Elenice Lima

Supervisão e revisão: Andriolli Costa