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Folkcom divulga finalistas dos concursos de fotografia, audiovisual e podcast
XXI Folkcom divulga finalista dos Prêmios
A Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação divulga os finalistas dos concursos de fotografia, audiovisual e podcast. Os vencedores serão anunciados na solenidade de homenagens e entrega dos prêmios. Os dois vídeos selecionados serão exibidos na abertura da sessão, no sábado, às 16:30h, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB
Prêmio Dra. Dalva Damiana de Podcast
Além de Hollywood (Luiz Guilherme Guimarães Improta)
Cultura & Pluralidades (Joyce Clara do Lago Pereira dos Santos)
Laços de Travessia (Gabriela Santos Souza, Rebeka Francis Santos e Santos, Victória Christyne Silva e Lima)
Prêmio Prof. Dr. Luís Custódio da Silva de Produção audiovisual
Liderança e Ativismo: Folkcomunicação na Umbanda da Cabana da Vovó Maria Conga (Jhoária Ferreira Carneiro)
Nhamandú (Marilaine Martins Camargo)
Prêmio Prof. Dr. Osvaldo Trigueiro de Fotografia
Mãos que matam a fome (Vinícius da Silva Coutinho)
Miolo: representação da existência à resistência (Mary Aurea de Almeida Costa Everton)
Sacis salvam vidas (Matheus Schwab)
O juri foi composto pelos seguintes professores: Prof. Dr. Andriolli de Brites da Costa (UERJ), Prof. Dr. Guilherme Moreira Fernandes (UFRB), Prof. Dr. João Eudes Portela de Sousa (IFCE), Profa. Dra. Marcia Boroski (UNINTER), Profa. Ma. Maria José Oliveira (IFAL), Profa. Dra. Míriam Cristina Carlos Silva (Uniso) e Profa. Dra. Thífani Postali (Uniso).
Além dos concursos, a Rede Folkcom também realiza a premiação dos melhores artigos de estudantes de graduação (Prêmio Prof. Dr. Robério Marcelo de Pesquisa em Folkcomunicação) e de pós-graduação (Prêmio Prof. Dr. Sérgio Mattos de Pesquisa em Folkcomunicação). Os vencedores serão anunciados na mesma cerimônia.
Escute os podcasts finalistas:
Além de Hollywood (Luiz Guilherme Guimarães Improta)
Link: https://open.spotify.com/episode/4K5yXJR44dk7cVCEEFRkdz?si=bzhIZGX5QQGV4xRbRTNmAA&nd=1
Cultura & Pluralidades (Joyce Clara do Lago Pereira dos Santos)
Link: https://open.spotify.com/episode/2nr0CsKyU0XXlGy2613SVM?si=88fe16c7df084d35&nd=1
Laços de Travessia (Gabriela Santos Souza, Rebeka Francis Santos e Santos, Victória Christyne Silva e Lima)
Link: https://open.spotify.com/episode/7MH0u56uN3uk5xa7wEjLPs?si=tAg3CnlAQQ6sUghPWXwFxg
Pré-evento
III COLÓQUIO A ARTE E PATRIMÔNIO CULTURAL |
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PROGRAMA |
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11 de agosto. 19-22h |
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19h – 19h20 |
Abertura: “Oração”, com Núcleo de Dança Casa do Caminho - PAE |
19:25h – 19:45h |
Composição da mesa de abertura: Diretora do IPAC, Sra. Luciana Mandelli Diretor da Diretoria de museus, Sr. Pola Ribeiro Diretora do MAB/IPAC, Sra. Ana Sílvia R. L. de Mattos Magnífico Reitor da UFBA, Dr. Paulo César Miguez de Oliveira, Diretora da FFCH/UFBA, Dra. Maria Hilda Paraíso; Pró-Reitor da Pós-graduação da UFBA, Dr. Ronaldo Lopes Oliveira Coordenador do XXI Conferência Brasileira de Folkcomunicação: Dr. Guilherme Fernandes Coordenador do Evento, Dr. José Cláudio Alves de Oliveira. |
19:55h – 20:30h |
Lançamento dos livros “Patrimônio, Culturas e Memória: documentos, ex-votos e artes” e “Los exvotos latino-americanos”. Dr. José Cláudio Alves de Oliveira. |
Coquetel |
DIA 15 DE AGOSTO |
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MESA 1
Patrimônios e Museologia. 17h às 20h |
Palestra 1: RELEVAMIENTO DEL PATRIMONIO NACIONAL, BIENES MUEBLES. Dr. Sergio Dario Barbieri - Profesor Nacional de Dibujo y Pintura. Buenos Aires - Argentina Mediador: Dr. Nelson Alexis Cayer Giraldo - Posdoctorado en Museología en la Universidad Federal de Bahía (PPGMUSEU). Membro do GREC. Proyecto encarado por la Academia Nacional de Bellas Artes de la Argentina desde el año 1989 hasta el año 1996 y realizado en varias provincias con un total de 3.500 piezas publicadas en una serie de libros. Este relevamiento razonado permitió el hallazgo de un patrimonio rico y desconocido y de artistas en todas las ramas del arte. |
Coffee-break |
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Palestra 2: ARTE E PATRIMÔNIO: O OLHAR DA MUSEOLOGIA. Dra. Maria Cristina Oliveira Bruno - Professora Titular em Museologia no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo - MAE/USP. Bolsista do CNPq. Mediador: Dr. Menderson Correia Bulcão – Mestre em Museologia (PPGMUSEU/UFBA). Doutorando em Ciência da Informação (USP). Membro do GREC. As abordagens sobre as reciprocidades entre arte e patrimônio têm múltiplos caminhos de análise e diversos fatores a serem considerados. Podemos verificar o perfil e a historicidade dos acervos artísticos, que até hoje consolidam instituições museológicas, para analisar o que estas instituições valorizaram e têm garantido a sua projeção patrimonial. É possível também buscar as experiências artísticas que proliferam em ações comunitárias e não oficializadas e têm impulsionado a arte como empoderamento e afirmação identitária. São muitas as possibilidades de observação e análise que podem evidenciar a relevância da arte para a construção da herança cultural. |
DIA 16 DE AGOSTO |
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Mesa 2
Patrimônios e religiosidades
17h às 20h
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Palestra 1: PEREGRINAÇÕES E OBJETOS DE DEVOÇÃO: UMA ANÁLISE CRUZADA DO CATOLICISMO E DA ORTODOXIA Dra. Clarisse Pretre. Doutora em Filologia e Gramática Comparativa. Professora e Pesquisadora do Centre National de la Recherche Scientifique, AnHiMA (Anthropologie et Histoire des Mondes Antiques). França Mediadora: Fernanda Assunção Camelier Mascarenhas. Estudante de Museologia UFBA. Iniciação Científica PIBIC. Membro do GREC. A ilha de Tinos (Cíclades) é um dos lugares de peregrinação mais famosos da Grécia. Sua particularidade está na presença forte e concomitante de duas comunidades religiosas, católica e ortodoxa. No dia 15 de agosto, a festa mariana é a ocasião para devoções originais: por meio do estudo dessas práticas cúlticas e dos muitos ex-votos, será interessante ver se as particularidades litúrgicas específicas de cada comunidade são mantidas ou, ao contrário, se fundem em um ritual que vai além das divisões teológicas para se tornar uma tradição patrimonial. |
Coffee-break |
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Palestra 2: CAMINHOS DE FÉ EM MINAS GERAIS Dr. Fabiano Lopes de Paula. Mestre em Arqueologia pela USP. Doutor em Arqueologia - Quaternário Materiais e Cultura pela Universidade de Trás-os-Montes-Alta Douro. Funcionário aposentado do IEPHA, diretor da Tagus Consultoria e Projetos, Ex-Superintendente do IPHAN em Minas Gerais, sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros e membro da Academia Montes Clarense de Letras. Membro do GREC. Mediador: Dr. Antônio Marcos de Oliveira Passos. Museólogo. Doutor em Antropologia (PPGA-UFBA). Membro do GREC. Inventário das manifestações religiosas e de peregrinações em Minas Gerais nos séculos XVIII, XIX e XX. Ações e Políticas Públicas para a difusão e preservação do patrimônio. |
DIA 17 DE AGOSTO |
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MESA 3 Patrimônio, arte e comunicação
17h às 20h |
Palestra 1: OS EX-VOTOS COMO REFERENCIALIDADE CRIATIVA NA ARTE CONTEMPORÂNEA Dra. Aninha Duarte. Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP-Universidade de Évora EU/Portugal. Professora da Universidade Federal de Uberlândia e do PPGMUSEU/UFBA. Membro do GREC. Mediadora: Monalisa Edwiges Nascimento da Silva. Graduanda em Museologia pela Universidade Federal da Bahia. Licenciada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto -UFOP. Membro do GREC. A reflexão tem como objetivo trazer a lume algumas pontuações sobre a circularidade existente entre cultura/artes consideradas “populares” e as “instituídas”. O fulcro é reflexionar sobre alguns pontos de junções e entrelaçamentos criados por meio de obras de artes visuais que tenham como motivação imagética o diálogo direto com o imaginário da arte ex-votiva. |
Coffee-break |
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Palestra 2: COMUNICAÇÃO E PATRIMÔNIO CULTURAL Dra. Cristina Schmidt Silva Portéro. Pós-doutorado pela Cátedra UNESCO/Umesp em Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Pesquisadora e Diretora Científica da Rede Folkcom Mediadora: Ana Paula dos Santos Ramos. Mestranda em Ciência da Informação (PPGCI-UFBA). Secretária Geral da Associação dos Arquivistas da Bahia. Membro do GREC. Compreendemos que o arcabouço patrimonial abrange um processo de comunicação em que há a transmissão de ideias e valores por meio de uma linguagem peculiar aos participantes do processo. Este auxilia na constituição e permanência da manifestação cultural compondo o conjunto de saberes, fazeres, expressões, práticas e produtos de regiões e grupos específicos. A transmissão interpessoal é própria ao processo da sua preservação e, inclusive, promove o pertencimento dos atores, estimula o protagonismo, define sua identidade. Nossa reflexão estará voltada aos processos de comunicação e os atores sociais acerca de seus patrimônios culturais materiais e imateriais. Atores esses originários nos processos da cultura popular, onde vamos identificar as formas de comunicação e a diversidade cultural presentes em seus produtos culturais, retomando e atualizando as mesmas preocupações de Luiz Beltrão para entender como ocorrem os processos comunicacionais nos grupos populares urbanos, à margem dos processos hegemônicos. A identificação dos atores sociais (artista, ONG, irmandade, grupo cultural) na expressão cultural a qual pertencem ou representam, e os processos de comunicação utilizados são fundamentais para o reconhecimento cultural (ativismos, mediações, políticas públicas). |
Encerramento do III Colóquio. Abertura da XXI Conferência Brasileira de Folkcomunicação |
Composição da mesa de abertura: Diretora do IPAC, Sra. Luciana Mandelli Diretor da Diretoria de museus, Sr. Pola Ribeiro Diretora do MAB/IPAC, Sra. Ana Sílvia R. L. de Mattos Coordenador do III Colóquio A arte e o patrimônio cultural, Dr. José Cláudio Alves de Oliveira Coordenador do XXI Conferência Brasileira de Folkcomunicação: Dr. Guilherme Fernandes. |
Apresentação musical
Conferência: "RACISMO NA COMUNICAÇÃO, ATÉ QUANDO?" Dra. Márcia Guena dos Santos
Jornalista, com graduação na Escola de Comunicação e Artes da USP. Doutora em História pela Universidade Complutense de Madrid (UCM). Mestre pelo em Programa de Pós Graduação Em Integração da América pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como Professora do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus de Juazeiro e como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA-UNEB). Atualmente desenvolve pesquisas no campo da Comunicação, com fotografia e hierarquias étnico-raciais, estudando comunidades quilombolas e religiões de matriz africana no submédio São Francisco, a partir de uma perspectiva afrodiaspórica e docolonial. Coordena o Grupo de pesquisas RHECADOS - Hierarquizações Raciais, Comunicação e Direitos Humanos, coordenadora do GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. |
Coquetel de encerramento |
Folkcom 2023 premia projetos em fotografia, audiovisual, podcast e marketing
Estão abertas as inscrições para quatro concursos de produções midiáticas da XXI Conferência Brasileira de Folkcomunicação. Até o dia 15 de julho é possível participar das premiações nas categorias de Fotografia, Audiovisual, Podcast e Ações de Folkmarketing. Para participar é preciso ser congressista no evento, fazendo a sua inscrição através do site da Folkcom 2023. Confira abaixo os critérios de seleção para cada categoria.
Fotografia
Os interessados no concurso de fotografia devem enviar até três fotografias representativas da cultura popular. Cada uma deve vir acompanhada de título e um pequeno memorial descritivo. As fotos devem ser digitais no formato JPG, tamanho 1200 x 800, modo RGB e resolução mínima de 300 dpi. Serão aceitas fotos coloridas ou em preto e branco e elas não precisam ser inéditas.
Audiovisual
Produções em vídeo devem ter no mínimo três e no máximo dez minutos de duração, podendo ter sido capturadas em qualquer dispositivo e ser feitas com qualquer linguagem. O grande interesse é a temática, relativa ao universo folkcomunicacional. Não é necessário que ele seja inédito, mas é preciso que o participante envie uma justificativa de adaptação do produto ao tema folkcomunicacional.
Podcast
Equipes ou participantes devem inscrever seu podcast, que além de ter vinculação ao tema, deve necessariamente estar em um feed e acessível para download por um agregador de podcasts. Podem concorrer programas produzidos e publicados a partir de julho de 2021, que tenham entre 15 e 60 minutos de duração. Caso seu programa se enquadre no tema, mas esteja grande demais, a dica é que você faça uma versão de corte para o concurso e nos envie.
Folkmarketing
Publicitários devem enviar mostras publicitárias que deram visibilidade às ações do mercado que se aproximam das estratégias propostas pelos estudos de Folkmarketing. Podem concorrer trabalhos desenvolvidos como atividade de componentes curriculares de curso, como disciplinas, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)/Projetos Experimentais, Projetos de Extensão vinculados à Curricularização da Extensão e em Agências de Comunicação Integrada ou Agências Escolas ou Agências Juniores de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Trabalhos produzidos em estágios – curriculares ou não.
Resultado
Os finalistas de cada categoria serão anunciados até o dia primeiro de agosto no site do evento. Os resultados serão divulgados durante a Conferência.
Na última Conferência Brasileira de Folkcomunicação, em 2021, os finalistas da premiação de fotografia foram Ana Lídia com o tema "Maestria"; Talita Vieira com "Axé" e Fernanda Andrade com "Fotografia Guaraci". Já no audiovisual, tivemos os vídeos de "Fantasma da Luz do Trilho", "Terra dos Reis" e "Brincantes do Sertão de Inhamuns" como finalistas.
Para mais informações acesse os editais abaixo.
Texto: Gabriel Silva e Elenice Lima
Supervisão e revisão: Andriolli Costa
Submissões de artigos para Folkcom 2023 vão até 30 de junho
Entramos nas últimas semanas para envios de artigos completos para a XXI Conferência Brasileira de Folkcomunicação. Pesquisadores que desejam encaminhar seus trabalhos para o evento que, este ano, acontece nas cidades de Salvador e Cachoeira, na Bahia, devem estar atentos às diretrizes do edital de submissão. A data limite é o dia 30 de junho.
Cada pesquisador pode enviar um artigo como autor, além de participar de outro na condição de coautor. Alunos de graduação só serão aceitos se assinarem o texto acompanhados por um professor orientador ou pesquisador com titulação mínima de especialista. Os artigos devem ser enviados necessariamente em formato PDF, seguindo nosso template, para o e-mail: folkcomgt@gmail.com. O texto deve ter entre 10 e 15 páginas, incluindo referências bibliográficas, e ser direcionado para um dos quatro Grupos de Trabalho da Folkcom 2023.
Abaixo, apresentamos um pouco sobre cada um destes GTs para que os pesquisadores das mais diversas áreas da comunicação possam vislumbrar diálogos possíveis com os trabalhos do nosso campo.
GT 1: Teoria da Folkcomunicação: Fundamentos e Metodologia
Grupo centrado nas questões teóricas e nos métodos de fazer pesquisa em folkcomunicação. O GT é coordenado pelos professores Kevin Kossar (Unicentro) e Karina Woitowicz (UEPG), que explicam: vão ser acolhidos pelo grupo tanto trabalhos que se sustentam nos fundamentos da ciência quanto aqueles que fazem uma revisão crítica ao pensamento de seu fundador, o pernambucano Luiz Beltrão. Um dos interesses, afinal, é mostrar a atualidade do campo e sua pertinência tanto ao investigar objetos tradicionais quanto contemporâneos.
GT 2: Expressões da folkcomunicação na cultura popular
Nas palavras do professor Andriolli Costa (UERJ), este é provavelmente o GT mais tradicional da Folkcom. "O grupo remete diretamente à fundação da disciplina por Luiz Beltrão, quando ele compreendia o folclore como ato comunicativo utilizado pelos grupos alijados dos modos hegemônicos de produção, circulação e distribuição de informação", afirma Andriolli.
Andriolli é um dos coordenadores do GT, juntamente com o prof. Adelson da Costa (UFAM-Parintins). Os temas que interessam a este grupo estão ligados a cantos e cantigas, mitos e lendas e literatura oral; modos de expressão, peças de artesanato, festas e folguedos e tudo aquilo que esteja ligado aos modos tradicionais de resistência e existência. Segundo o coordenador, tudo que vem do povo interessa a este GT, pois a Folkcomunicação permite olhar para a cultura popular e entendê-la como uma ação potente, que tem sentido, lógica e propósito.
GT 3: Folkcomunicação Midiática
Este grupo recebe trabalhos em que a expressão popular inspira ou é inspirada pela produção midiática, traduzindo-se em novos signos a partir da cultura de massas. Sua coordenação fica por conta dos professores João Eudes Portela (IFCE) e Thífani Postali (Uniso), e é ela quem reflete ainda sobre uma tendência nestes estudos: o modo como os líderes folks tem usado as novas mídias para atingir um público expandido, para muito além das identidades de grupo inicialmente estabelecidas.
O objetivo do GT é dar visibilidade para as pesquisas que envolvem os processos midiáticos, como o rádio, televisão, internet, propaganda e publicidade, cinema, redes sociais populares e celulares.
GT 4: Processos folkcomunicacionais e ativismos antirracistas
O quarto GT é tão importante que, inclusive, dá a tônica do evento em 2023. O grupo, coordenado por Zefinha Bentivi, Francinete Louseiro e Protásio Cézar (UFMA), busca dar visibilidade aos trabalhos que permeiam as discussões sobre raça, enfrentamento, resistência e ativismo midiático.
O professor Protásio defende: "Trabalhos voltados para o tema antirracismo darão suporte para discussões e alargar visões e mentes sobre o tema. Estamos no século XXI, não mais aceitável tal prática de divisão e discriminação". E complementa. "Quanto mais discussão, mais visibilidade, mais educação maiores os percursos para mudar o status quo ainda, lamentavelmente, vigente".
Estudos sobre comunidades quilombolas, festas populares, manifestações tradicionais e veículos de expressão da cultura negra, práticas de resistência ao racismo, bem como análises da mídia com foco na raça e em diálogos interseccionais, interessam a este grupo de trabalho.
Prêmios Estudantis
Haverá prêmios estudantis para os artigos de estudantes de graduação e pós-graduação que sejam destaques entre os grupos de trabalho. Os coordenadores de cada GT serão responsáveis por fazer a indicação de dois trabalhos por categoria. Todos os trabalhos aprovados são concorrentes ao prêmio.
O que é folkcomunicação?
A Folkcomunicação é uma das primeiras Teorias da Comunicação legitimamente brasileiras, proposta pelo jornalista e pesquisador pernambucano Luiz Beltrão na década de 1960. Ele entendia o folclore como uma estratégia que os grupos marginalizados encontravam para comunicar sobre o tempo presente, partilhar e divulgar conhecimento. A prática se faz necessária, uma vez que essas populações eram afastadas das formas dominantes de produzir, circular e distribuir informação. Hoje, o campo avançou para incorporar também outras práticas culturais, mas sempre ligadas à manifestação contra-hegemônica do povo.
Texto por Fernanda Amordivino e Raphael Suzart
Com supervisão e revisão de Andriolli Costa
Concurso de Ações de Folkmarketing
Concurso de Ações de Folkmarketing
A FOLKCOM 2023 contará com um Concurso de Ações de Folkmarketing desenvolvidas por produções laboratoriais estudantis independente de vínculo com componentes curriculares. Este evento selecionará peças publicitárias veiculadas nas mais diferentes mídias (on-line e off-line) cujas temáticas estejam relacionadas ao universo do marketing em uma perspectiva folkcomunicacional.
REGULAMENTO
1. Apresentação: O objetivo do concurso é promover uma mostra publicitária dando visibilidade as ações do mercado que se aproximam das estratégias propostas pelos estudos de Folkmarketing. Por Folkmarketing, se acordo com Severino Alves de Lucena Filho, entende-se: “modalidade comunicacional, com base nas matrizes teóricas da teoria da folkcomunicação e do marketing, estrategicamente adotada pelos gestores comunicacionais dos mercados regionais, apresentando como característica diferenciada a apropriação das expressões simbólicas da cultura popular, no seu processo constitutivo, por parte das instituições públicas e privadas, com objetivos mercadológico e institucional”.
2. Participação: Poderá concorrer qualquer pessoa ou equipe, desde que inscritos na FOLKCOM 2023.Assim, podem concorrer: trabalhos desenvolvidos como atividade de componentes curriculares de curso, como disciplinas, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)/Projetos Experimentais, Projetos de Extensão vinculados à Curricularização da Extensão e em Agências de Comunicação Integrada ou Agências Escolas ou Agências Juniores de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Trabalhos produzidos em estágios – curriculares ou não
3.Inscrição: Cada participante poderá inscrever até 03 (três) peças que deverão ser enviadas em pdf. Em caso de produções audiovisuais, spot ou peças para podcast, o participante deverá postar o produto em um repositório público e de fácil acesso (como YouTube, Vimeo, Soundcloud, entre outros) e enviar o endereço eletrônico da produção em arquivo pdf, anexado à inscrição do trabalho no campo produto. O link deve estar ativo no período da avaliação do Folkcom 2023
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A inscrição será efetivada mediante o recebimento, pela Comissão Organizadora, do e-mail com as peças inscritas, acompanhada(s) dos seguintes dados:
E-mail para inscrição no concurso: folkcomgt@gmail.com
Assunto do e-mail: Concurso Folkmarketing.
No corpo do e-mail: a(s) peças (s) anexada(s) e as seguintes informações:
1. nome completo;
2. comprovante de inscrição na FOLKCOM 2023;
3. Telefone e e-mail para contato;
É fundamental citar o assunto “Concurso Folkmarketing”.
4. Peças Publicitárias: As produções inscritas neste concurso deverão fazer jus as estratégias propostas pelos estudos de folkmarketing. A Comissão Organizadora do evento se reserva o direito de não aceitar a inscrição de produções que fujam do propósito do concurso.
5. Cronograma:
Inscrições: até 15 de julho de 2023.
Divulgação dos três finalistas: até 1º de agosto de 2023 no site do evento.
Divulgação dos Resultados: durante o evento.
6. Seleção e Comissão Julgadora: A Comissão Julgadora será composta por profissionais, professores das instituições organizadoras e membros da Rede Folkcom. Caberá à Comissão Julgadora escolher os primeiros colocados, bem como selecionar as melhores peças. Serão considerados os seguintes critérios de avaliação: 1. Coerência com o tema; 2. Adequação da linguagem ao tema; 3. Qualidade técnica, ética e estética.
A Comissão Julgadora poderá deixar de analisar total ou parcialmente as peças apresentadas que não preencherem os requisitos previstos neste regulamento, bem como eliminar concorrentes que tenham deixado de apresentar qualquer dos dados solicitados.
7. Premiação: Os resultados serão divulgados durante a realização do evento e as três melhores peças serão premiadas com troféu/certificado.
8. Disposições Gerais: A inscrição no concurso e a apresentação das peças publicitárias implicam na plena aceitação, pelo concorrente, de todas as disposições deste regulamento. O resultado será divulgado durante o evento. Os materiais enviados passarão a fazer parte do acervo da REDE FOLKCOM, podendo ser usados pela Entidade. Os casos não previstos neste regulamento serão julgados de forma soberana pela Comissão Julgadora. Os candidatos que não comparecerem à cerimônia de premiação arcarão com os custos do envio do troféu e do certificado.
Concurso de Podcast
Concurso de Podcasts - Folkcom 2023
A FOLKCOM 2023 contará com um Concurso de Podcasts, que selecionará programas em mídia sonora com 15 a 60 minutos de duração cujas temáticas sejam relacionadas ao universo folkcomunicacional.
REGULAMENTO
1. Apresentação: O objetivo é promover um concurso de podcasts com produtos ligados ao universo folkcomunicacional.
2. Participação: Poderá concorrer qualquer pessoa ou equipe, desde que inscritos na FOLKCOM 2023.
3. Podcast: Cada participante ou equipe poderá inscrever um podcast. Caso o programa faça parte de uma série, é preciso escolher um dos episódios para concorrer. O podcast deve necessariamente já estar postado em um feed e acessível para download por um agregador de podcasts. Não serão aceitos programas que não possuam feed ou que estejam disponíveis apenas em aplicativos de vídeo. Podem concorrer programas produzidos e publicados a partir de julho de 2021. O podcast deve ter entre 15 e 60 minutos de duração. Programas menores ou maiores não serão considerados.
4. Inscrição: A participação será efetivada mediante o envio de e-mail para a organização da XXI Conferência Internacional de Folkcomunicação folkcomgt@gmail.com - contendo as seguintes informações:
Assunto: Concurso de Podcasts.
Corpo de e-mail contendo:
1: Nome completo dos participantes
2: Comprovante de inscrição na FOLKCOM 2023.
3: Link para o episódio do seu podcast
4: Justificativa para adequação do material à folkcomunicação (em, no mínimo, 4 linhas).
5: Telefone e e-mail de contato dos participantes
Os finalistas serão notificados por e-mail para enviarem o arquivo de áudio em MP3 para download, de modo que trechos do seu programa possam ser reproduzidos in loco durante a FOLKCOM 2023. O vencedor da categoria receberá o troféu/certificado.
5. Cronograma:
Inscrições: até 15 de julho de 2023.
Divulgação dos três finalistas: até 1º de agosto de 2023 no site do evento.
Divulgação dos Resultados: durante o evento.
6. Seleção e Comissão Julgadora: A Comissão Julgadora será composta por profissionais, professores das instituições organizadoras e membros da Rede Folkcom. Caberá à Comissão Julgadora escolher os primeiros colocados, bem como selecionar os melhores vídeos. Serão considerados os seguintes critérios de avaliação: 1. Coerência com o tema; 2. Adequação da linguagem ao tema; 3. Qualidade técnica. 4. Justificativa da inserção do podcast no campo da folkcomunicação.
A Comissão Julgadora poderá deixar de analisar total ou parcialmente os podcasts apresentados que não preencherem os requisitos previstos neste regulamento, bem como eliminar concorrentes que tenham deixado de apresentar qualquer dos dados solicitados.
7. Premiação: O prêmio se materializa por meio de troféu/certificado.
8. Disposições Gerais: A inscrição no concurso e a apresentação dos podcasts implicam na plena aceitação, pelo concorrente, de todas as disposições deste regulamento. O resultado será divulgado durante o evento. Os programas enviados passarão a fazer parte do acervo da REDE FOLKCOM, podendo ser usados pela Entidade. Os casos não previstos neste regulamento serão julgados de forma soberana pela Comissão Julgadora. Os candidatos que não comparecerem à cerimônia de premiação arcarão com os custos do envio do troféu e do certificado.
Concurso de Audiovisual
Concurso de Audiovisual - Folkcom 2023
A FOLKCOM 2023 contará com um Concurso de Audiovisual, que selecionará vídeos com conteúdos relacionados ao universo folkcomunicacional.
REGULAMENTO
1. Apresentação: O objetivo do concurso é promover uma mostra audiovisual com produções ligadas ao universo folkcomunicacional.
2. Participação: Poderá concorrer qualquer pessoa ou equipe, desde que inscritos na FOLKCOM 2023.
3. Inscrição: Cada participante poderá inscrever um vídeo, que poderá ter sido capturado em qualquer formato e por meio de qualquer dispositivo – câmera filmadora, câmera fotográfica, dispositivos móveis digitais (tablet, smartphone) - e em qualquer linguagem audiovisual. O vídeo deverá ter mínimo de 03 (três) e máximo de 10 (dez) minutos de duração. Não é necessário que o material seja inédito e nem produzido recentemente. Todavia, é necessário que o participante envie uma justificativa da adequação do material ao território folkcomunicacional. O envio do vídeo deverá ser realizado por meio do link do canal digital em que o produto está armazenado (YouTube, Google Drive, entre outros).
A inscrição será efetivada mediante o envio de e-mail para a organização da XXI Conferência Brasileira de Folkcomunicação contendo as seguintes informações:
E-mail para inscrição no concurso: folkcomgt@gmail.com
Assunto do e-mail: Concurso de Audiovisual
No corpo do e-mail: a postagem e o link do vídeo no canal YouTube ou em outra plataforma de acesso, acompanhados dos dados do participante ou equipe, contendo as seguintes informações:
1. nome completo;
2. comprovante de inscrição no FOLKCOM 2023;
3. justificativa da adequação do material à folkcomunicação;
4. telefone e e-mail para contato;
5. autorização para exibição.
É fundamental citar o assunto “Concurso de Audiovisual”.
4. O vídeo: O material pode ter sido capturado em qualquer formato e fazer referência a qualquer linguagem audiovisual. Todavia, é necessário estar ligado à perspectiva da folkcomunicação, por isso, é obrigatório o envio de uma justificativa da adequação do material. A obra deve ter no mínimo 03 (três) e no máximo 10 (dez) minutos. Os produtores dos vídeos finalistas serão notificados por e-mail e terão que trazer uma cópia em pendrive do material produzido contendo o arquivo em formato mpeg4, wmv, flv ou avi, em condições de execução e em boa qualidade de resolução para ser exibido durante a cerimônia de premiação.
5. Cronograma:
Inscrições: até 15 de julho de 2023.
Divulgação dos três finalistas: até 1º de agosto de 2023 no site do evento.
Divulgação dos Resultados: durante o evento.
6. Seleção e Comissão Julgadora: A Comissão Julgadora será composta por profissionais, professores das instituições organizadoras e membros da Rede Folkcom. Caberá à Comissão Julgadora escolher os primeiros colocados, bem como selecionar os melhores vídeos. Serão considerados os seguintes critérios de avaliação: 1. Coerência com o tema; 2. Emoção captada pelo vídeo; 3. Adequação da linguagem ao tema; 4. Justificativa da inserção do vídeo no campo da folkcomunicação. A Comissão Julgadora poderá deixar de analisar total ou parcialmente os vídeos apresentadas que não preencherem os requisitos previstos neste regulamento, bem como eliminar concorrentes que tenham deixado de apresentar qualquer dos dados solicitados.
7. Premiação: Os resultados serão divulgados durante a realização do evento e os três melhores vídeos serão premiados com troféu/certificado.
8. Disposições Gerais: A inscrição no concurso e a apresentação dos vídeos implicam na plena aceitação, pelo concorrente, de todas as disposições deste regulamento. O resultado será divulgado durante o evento. Os vídeos enviados passarão a fazer parte do acervo da REDE FOLKCOM, podendo ser usados pela Entidade. Os casos não previstos neste regulamento serão julgados de forma soberana pela Comissão Julgadora. Os candidatos que não comparecerem à cerimônia de premiação arcarão com os custos do envio do troféu e do certificado.
Concurso de Fotografia
Concurso de Fotografia - Folkcom 2023
Poderá participar do Concurso todo aquele que estiver inscrito no evento, enviando, no máximo, três fotografias até o dia 15 de Julho de 2023.
REGULAMENTO
1. Apresentação: O objetivo do concurso é promover a fotografia como patrimônio visual, documental e artístico da cultura através da premiação de fotos sobre temáticas da cultura popular.
2. Participação: Poderá concorrer qualquer pessoa, desde que inscrita na XXI Conferência Brasileira de Folkcomunicação.
3. Inscrição: Cada participante poderá inscrever até 03 (três) fotografias digitais no formato jpeg, tamanho 1200 x 800, modo RGB, resolução mínima de 300 dpi. As fotografias devem ser acompanhadas de um título para cada uma das imagens, além de um pequeno memorial descritivo contendo o conceito, local e agentes envolvidos, caso necessário. Não é necessário que as peças sejam inéditas.
A inscrição será efetivada mediante o recebimento, pela Comissão Organizadora, do e-mail com a(s) fotografia(s) inscrita(s), acompanhada(s) dos seguintes dados:
E-mail para inscrição no concurso: folkcomgt@gmail.com
Assunto do e-mail: Concurso de Fotografia.
No corpo do e-mail: a(s) fotografia(s) anexada(s) separadamente em formato jpeg, e as seguintes informações:
1. nome completo;
2. comprovante de inscrição na FOLKCOM 2023;
3. telefone e e-mail para contato;
4. autorização para exposição da(s) fotografia(s).
É fundamental citar o assunto “Concurso de Fotografia”.
4. Fotografias: As fotografias inscritas no concurso deverão fazer referência ao tema central do evento ou ao universo folkcomunicacional. A Comissão Organizadora do evento se reserva o direito de não aceitar a inscrição de imagens que fujam do propósito do concurso. Serão aceitas fotos coloridas ou em preto e branco.
5. Cronograma:
Inscrições: até 15 de julho de 2023.
Divulgação dos três finalistas: até 1º de agosto de 2023 no site do evento
Divulgação dos Resultados: durante o evento
6. Seleção e Comissão Julgadora: A Comissão Julgadora será composta por profissionais, professores das instituições organizadoras e membros da Rede Folkcom. Caberá à Comissão Julgadora escolher os primeiros colocados, bem como selecionar as melhores fotografias.
Serão considerados os seguintes critérios de avaliação: 1. Coerência com o tema; 2. Emoção captada pela foto; 3. Beleza plástica da imagem.
A Comissão Julgadora poderá deixar de analisar total ou parcialmente as fotografias apresentadas que não preencherem os requisitos previstos neste regulamento, bem como eliminar concorrentes que tenham deixado de apresentar qualquer dos dados pessoais solicitados.
7. Premiação: Os resultados serão divulgados durante a realização do evento e as três melhores fotografias serão premiadas com troféus/certificados.
8. Disposições Gerais: A inscrição no concurso e a apresentação das fotografias implicam na plena aceitação, pelo concorrente, de todas as disposições deste regulamento. As fotografias enviadas passarão a fazer parte do acervo da Rede Folkcom, podendo ser usadas pela Entidade. Os casos não previstos neste regulamento serão julgados de forma soberana pela Comissão Julgadora. A utilização de imagem alheia na fotografia é de responsabilidade do participante que inscreveu a referida imagem no concurso. Os vencedores que não compareçam à cerimônia de premiação arcarão com os custos de envio do troféu e do certificado.
Submissão de Trabalhos
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS NOS GTs
O Folkcom 2023 aceita artigos completos que devem ter entre 10 e 15 páginas, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências bibliográficas. Imagens devem vir no corpo do texto.
Cada pesquisador/a só poderá encaminhar um trabalho de sua autoria. São admitidas exceções no caso de coautoria, quando podem ser submetidos até dois trabalhos do mesmo autor, desde que um deles seja de autoria única e outro não ou que, sendo ambos em coautoria, o sejam com coautores diferentes. Na hipótese de coautoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) no congresso.
A Rede Folkcom estimula a produção de artigos em parceria entre pesquisadores/as já formados (doutores) e seus orientandos de pós-graduação e de graduação, bem como a indicação formal de que o artigo foi produzido em situação institucional de formação de recursos humanos para pesquisa (Pibic ou orientação de monografia, mestrado, doutorado ou pós-doutorado).
Os trabalhos devem ser enviados em versões em PDF por e-mail: folkcomgt@gmail.com.
Autores/as receberão confirmação via e-mail de recebimento do trabalho e serão informados da sequência de avaliação.
Autores/as devem indicar para qual GT o trabalho deve ser submetido no título da mensagem. Todos os trabalhos serão reenviados aos coordenadores e a membros do Comitê Científico do evento ou avaliadores ad hoc, para avaliação por pares.
O trabalho aprovado deverá ser apresentado oralmente no GT por pelo menos um/a dos/as autores/coautores para que seja emitido o certificado de apresentação a todos/as os autores e coautores.
Ao enviar o artigo para o GT o responsável declara que é o/a autor/a do trabalho, ciente das leis de direitos autorais em vigência. O autor também cede os diretos de publicação para a Rede Folkcom em forma de anais da conferência com o ISSN 2236-2924.
Haverá prêmios estudantis para artigos de estudantes de graduação e pós-graduação, sendo a indicação da primeira autoria o parâmetro para a seleção por parte das/os coordenadores de GT. Cada coordenador/a poderá indicar dois trabalhos por categoria. Todos os trabalhos aprovados são concorrentes ao prêmio.
O evento também recebe produções de: fotografia, audiovisual, podcast, folkjornalismo e folkmarketing.
Atenção ao calendário:
Submissão de artigos até 30 de junho de 2023
Divulgação do aceites até 10 de julho de 2023
Observação 01: Somente serão aceitos artigos completos e enviados no prazo definido.
Observação 02: Serão aceitos trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação desde que acompanhados/orientados por professor/pesquisador com ao menos o título de especialista.
Utilize o template para formatar seu trabalho
Grupos de Trabalho
A XXI Conferência Brasileira de Folkcomunicação reune quatro grupos de trabalho.
GT 1: Teoria da Folkcomunicação: Fundamentos e Metodologia
Coordenação: Kevin Kossar Furtado (Unicentro) e Karina Janz Woitowicz (UEPG)
Ementa: Este GT tem como foco as discussões teóricas e metodológicas da Folkcomunicação. Visa refletir sobre os suportes que fundamentam as bases epistemológicas da disciplina, bem como sua demarcação no campo da Comunicação Social e as intersecções com outras disciplinas das Ciências Humanas e Sociais. Busca, também, evidenciar o campo da pesquisa, corroborando objetos tradicionais e contemporâneos por meio de métodos de pesquisas que abrigam as complexidades da área. Um GT como este tem fundamental importância para a genealogia da Folkcomunicação, a partir de seu idealizador Luiz Beltrão; para a difusão como disciplina brasileira de Comunicação; e, para a expansão à atualidade como metodologia inovadora nos territórios da diversidade cultural globalizada, com linguagens analógica e digital, em tempos ancestrais e pós-modernos. Também discute as ações de mecanismos folkcomunicacionais que incidem na articulação entre vários atores sociais e instâncias de poder, sejam a sociedade civil, organizações não governamentais, a iniciativa privada, as instituições políticas, ou mesmo, o próprio governo. Cada um exerce seu específico papel comunicacional na consolidação do desenvolvimento local.
GT 2: Expressões da folkcomunicação na cultura popular
Coordenação: Andriolli de Brites da Costa (UERJ) e Adelson da Costa Fernando (UFAM-Parintins)
Ementa: Desdobramentos empíricos, analíticos ou reflexivos, gerados em distintos espaços geográficos e nos múltiplos campos do conhecimento (Artes, Literatura, Jornalismo, Publicidade, Audiovisual, Turismo, Marketing etc.), ancorados nas tradições populares e na agenda midiática, de forma a preservar as identidades culturais. Formatos e tipos folkcomunicacionais, como lendas, literatura de cordel, cantoria, xilogravura popular, modos de expressão legitimados pela religiosidade rústica – como os ex-votos, amuletos e presépios. Formatos lúdicos como bonecos de barros, brinquedos artesanais e brincadeiras de criança. Igualmente, estudos pouco fincados nas raízes históricas da cultura brasileira, como as tatuagens, o funk carioca ou o rap paulista, além de sons e ritmos mestiços, como choro, baião, vaquejada, forró, rasqueado e lambadão. Manifestações como comícios políticos, abaixo-assinados, santinhos de propaganda ou cantos de trabalho.
GT 3: Folkcomunicação Midiática
Coordenação: João Eudes Portela de Sousa (IFCE) e Thífani Postali Jacinto (Uniso)
Ementa: Este GT pretende ser o espaço para a divulgação das pesquisas que envolvem diferentes comunidades e os processos midiáticos, notadamente, rádio, televisão, jornal, internet, propaganda e publicidade, cinema, redes sociais populares, celulares. Entende-se por “mídia” os diferentes veículos de comunicação de massa que, de alguma forma, apropriam-se de elementos da cultura popular, objetivando conquistar audiência e persuadir o público receptor para atingir algum propósito. Atualmente, para se conhecer o cotidiano de uma comunidade, é preciso passar pelas redes sociais de comunicação e identificar os ativistas midiáticos. Pretendemos aprofundar os estudos sobre a forma de operar desses ativistas nas redes folkcomunicacionais em pequenas cidades do interior, bem como em cidades maiores, ou em pequenas comunidades.
GT 4: Processos folkcomunicacionais e ativismos antirracistas
Coordenação: Júnia Mara Dias Martins (UERN/UFRN) e Claudiene dos Santos Costa (UFC)
Ementa: Este GT se propõe a ser um espaço para a apresentação de pesquisas e trabalhos que permeiam as discussões antirracistas bem como o papel dos ativitas midiáticos nesse processo. Entende-se que os processos folkcomunicacionais nascem a partir das estratégias comunicativas existentes nos diferentes grupos e comunidades dos ditos “marginalizados”, ou seja, estão à margem de duas culturas, uma hegemônica e outro típica do próprio grupo. Interessa também por estudos sobre comunidades quilombolas, festas populares, manifestações tradicionais e veículos de expressão da cultura negra, práticas de resistência ao racismo, análises da mídia com foco na raça em diálogo com perspectivas interseccionais, entre diversas outras abordagens envolvendo investigações que discutem as relações entre a mídia e a cultura negra na perspectiva da Folkcomunicação.
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