GÊNEROS (AINDA) OCLUSOS NO CONTEXTO ACADÊMICO

Francisco Alves Filho

Universidade Federal do Piauí/ Núcleo Cataphora

RESUMO: O contexto acadêmico é marcado pela presença de gêneros oclusos, alguns por não circularem abertamente para o grande público, e outros por, embora com circulação pública, revelam apenas parcialmente as práticas sociorretóricas que orientam suas funções sociais. Nesta apresentação pretendo discutir a questão dos gêneros oclusos na sua relação com as dimensões escondidas e o grau de transparência de informações no contexto acadêmico. Usarei como material de análise dados sobre pareceres anônimos para periódicos, instruções a autores em sites de periódicos e editais para ingresso em cursos pós-graduação e para aprovação de projetos por agências de financiamento, os quais possuem como uma de suas funções divulgar informações pouco acessíveis ao grande público sobre práticas de escrita de gêneros. Parece-nos, contudo, que esses gêneros atendem apenas parcialmente a essa função de divulgação e transparência seja por não trazer informações que contemplem as diferentes culturas disciplinares ou por focar em macro-estruturas e não em expectativas sobre aspectos retóricos, textuais e discursivos particulares. O contexto dominante parece ser ainda aquele em que cada pesquisador precisa descobrir por conta própria e a médio prazo quais afetivamente são as expectativas de avaliadores e os padrões retóricos para elaboração de textos de gêneros acadêmicos em algum grau oclusos.

PALAVRAS-CHAVE: gêneros oclusos; contexto acadêmico; transparência de informações; práticas sociorretóricas; instruções a autores.

Compartilhe!

REALIZAÇÃO

APOIO