Letramentos no Contexto Digital
LETRAMENTOS NO CONTEXTO DIGITAL
Ana Elisa Ribeiro (CEFET/MG)
RESUMO: A ideia de “letramento digital” pode ser considerada bastante difundida no Brasil, em especial na formação de professores da área de Letras. É, no entanto, uma noção sempre em debate, às vezes em disputa, e é preciso que se diga que é, por natureza, instável, já que as questões que envolvem o digital são sempre renovadas e fugidias. O que hoje parece “novo”, amanhã já não o é, o que possivelmente reorganiza constantemente nossas relações com os letramentos, em especial se os consideramos profundamente relacionados às tecnologias (digitais ou não) ligadas ao mundo da leitura e da escrita. Nesta ocasião, vamos retomar Magda Soares, uma das grandes pesquisadoras do tema no Brasil, a fim de refletir sobre possibilidades e mudanças da noção de “letramento digital” nas últimas décadas. Também vamos pinçar noções semelhantes, de outros autores e autoras, a fim de provocar e desestabilizar algumas ideias que orbitam sobre o tema.
PALAVRAS CHAVES: letramento digital; renovação; formação de professores; tecnologias digitais.