Camila Pereira de Sousa (IFC)

Resumo do minicurso: Na contemporaneidade, a medicação da leitura de textos da literatura infantil e juvenil não deve ser pensada apenas pelo prisma do texto verbal, já que as narrativas vêm se constituindo pelo imbricamento do texto com a linguagem imagética, com projetos gráficos cada vez mais complexos e bem elaborados. A leitura de ilustrações mobiliza uma série de habilidades no receptor, como atenção, concentração, envolvimento com o texto, conhecimento de mundo, etc, que em maior ou menor grau são determinantes nesse processo. Tal qual ocorre com o texto escrito, que exige uma série de repertórios do leitor acerca do funcionamento da linguagem, é que se observa que ler imagens exige um letramento para o olhar, sobretudo porque normalmente não há um estímulo para a leitura de imagens. É necessário estimular uma maior atenção ao código visual e, partindo desse pressuposto, o presente minicurso possui como objetivo propor discussões sobre como o suporte imagético se articula com a palavra na produção de sentidos da leitura literária. Tendo como ponto de partida uma abordagem voltada aos aspectos teóricos e práticos de exploração das potencialidades de leitura de narrativas infantis e juvenis de autores premiados e ilustradores, ancora-se em Ramos e Panozzo (2011); Faria (2019), Ramos (2013), entre outros, os quais norteiam possibilidades de abordagem de elementos e estratégias estruturais de composição de narrativas verbovisuais para leitores jovens.

Palavras-Chave: letramento literário; visualidade; literatura infantil e juvenil.

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