Resumo da oficina:

O letramento acadêmico escrito é uma habilidade essencial ao sucesso no ensino superior, sendo um dos pilares do conhecimento e da participação ativa nas práticas acadêmicas. No entanto, a produção de gêneros textuais acadêmicos impõe dificuldades aos estudantes, podendo impactar sua saúde mental e seu engajamento com o processo de aprendizagem. A prática inclusiva no ensino superior, que considere a diversidade de ritmos e contextos dos discentes, torna-se necessária à promoção de um ambiente mais humanizado, que favoreça o desenvolvimento do letramento crítico-reflexivo. Ademais, a diversidade de experiências acadêmicas demanda práticas que integrem diferentes saberes e abordagens, respeitando as especificidades culturais e contextuais de cada aluno. Esta oficina tem como objetivo capacitar docentes e discentes para a prática do letramento acadêmico escrito inclusivo no ensino de línguas, que valorize os diversos estilos de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de habilidades argumentativas e escritoras, refletindo sobre a saúde mental da comunidade acadêmica. Refletiremos e elaboraremos uma proposta coletiva com estratégias para promover uma escrita acadêmica inclusiva. O Conteúdo Programático contemplará: Fundamentos da escrita e do letramento acadêmico escrito no ensino superior; Gêneros textuais acadêmicos: características, funções e desafios da escrita acadêmica em diferentes áreas do conhecimento; Práticas humanizadas no ensino superior: inclusão, respeito à diversidade, e o papel do professor no enfrentamento e na promoção de bem-estar no contexto acadêmico; e Estratégias pedagógicas para o ensino de letramento acadêmico: práticas e metodologias inclusivas e inovadoras. Metodologicamente, a oficina será conduzida de forma participativa, combinando exposição teórica, discussões em grupo, atividades de produção de propostas de práticas pedagógicas acadêmicas humanizadas. Haverá momentos de acolhimento das experiências dos participantes e de reflexão sobre dificuldades e estratégias de superação no processo de escrita acadêmica.

Compartilhe!

Apoio