Oficinas
Oficinas: 06
Duração das oficinas: Cada oficina tem duração de 2 horas. O ministrante escolheu entre quarta-feira (07/05), e quinta-feira (08/05)
Limitação: É possível apenas se inscrever em 1 oficina ou em 1 minicurso.
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OFICINA 1 - PRESENCIAL
Tema: OFICINA ESTRATÉGIAS PARA A COLETA SOCIOLINGUÍSTICA DE DADOS
Ministrante:
Cícero Kleandro Bezerra da Silva (UAST/UFRPE) é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica em Serra Talhada. Mestre e Doutor em Letras, com área de concentração em Linguística pela Universidade Federal de PernaProfessor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica em Serra Talhada. Mestre e Doutor em Letras, com área de concentração em Linguística pela Universidade Federal de Perna.
Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4704043892385371
Resumo da oficina:
Ao selecionar uma comunidade de fala onde realizará a coleta dos seus dados, o pesquisador depara-se com diferentes desafios e dificuldades presentes no ambiente onde pretende realizar a sua coleta. Sendo assim, é necessário que o pesquisador tenha estratégias que resolvam as problemáticas encontradas na realização da pesquisa e dessa forma, para a presente oficina tem-se enquanto objetivos: desenvolver estratégias para a coleta de dados; refletir sobre os percalços encontrados na pesquisa sociolinguística e desafios a serem superados; discutir sobre aspectos metodológicos da sociolinguística. Diante de tais aspectos, pretende-se abordar os seguintes conteúdos: Conceitos da pesquisa sociolinguística; Ética e instrumentos na coleta de dados; A diversidade das comunidades de fala e as suas implicações na coleta de dados; Estratégias de intervenção em problemáticas da pesquisa sociolinguística. Os referidos conteúdos terão respaldo em Labov (2008 [1972]) ; Tarallo (1995); Coelho (2015), dentre outros autores que atendam à temática proposta.
Data da oficina: Quarta 07/05 13:30 às 15:30
OFICINA 2 - PRESENCIAL
Tema: RESENHA ACADÊMICA: DESATANDO ALGUNS NÓS E APRENDENDO NA PRÁTICA
Ministrantes:
Lílian Noemia Torres de Melo Guimarães (UAST/UFRPE)
Maria de Fátima Silva dos Santos (UAST/UFRPE)
Data da oficina: Quinta 08/05 13:30 às 15:30
OFICINA 3 - PRESENCIAL
Tema: ANÁLISE DOS "ERROS" ORTOGRÁFICOS À LUZ DA OBRA "ALFABETIZAÇÃO E LINGUÍSTICA" (CAGLIARI, 1989)
Ministrante:
Valdene Moura Lopes (Docente BA) é Graduada em Letras (UESB), Especialista em Língua Portuguesa (UESB), Mestre em Letras (ProfLetras UESB), Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP), Professora de Educação Básica-Jequié-BA.
Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3483189033330381
Resumo da oficina:
Os erros ortográficos nos textos dos estudantes, sobretudo nas séries iniciais dos Anos Iniciais e dos Anos Finais do Ensino Fundamental ainda são recorrentes, muitas vezes se estendendo até para anos posteriores na vida escolar desses estudantes. O objetivo desta oficina é demonstrar, à luz da obra "Alfabetização e Linguística", de Luiz Carlos Cagliari, a motivação das ocorrências de "erros" ortográficos em textos espontânos de estudantes do Ensino Fundamental. O corpus deste trabalho são textos coletados durante a pesquisa de Mestrado e de Doutorado da proponente em escolas do municipio de Jequié, interior da Bahia. A metodologia utilizada será exposição participada e elaboração de proposta de análise de "erros" ortográficos em textos de estudantes da Educação Básica.
Palavras-chave: “erros” ortográficos; Ensino Fundamental; análise linguística
Data da oficina: Quarta 07/05 13:30 às 15:30
OFICINA 4 - PRESENCIAL
Tema: LETRAMENTO ACADÊMICO ESCRITO E ARGUMENTAÇÃO: POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DECOLONIAL, CRÍTICA E INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR DE LÍNGUAS
Ministrantes:
Suzana Ferreira Paulino (UEADTec/UFRPE) é Doutora em Linguística pela UFPE/University of Birmingham-UK, Professora Adjunta da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco UAEADTec UFRPE.
Link do currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/2393224245460974
Julia Larré (UEADTec/UFRPE) é Pós-Doutora pela UFSCAR e Universidade de Lisboa, Doutora em Linguística pela UFPE, Professora Adjunta da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec) da UFRPE.
Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5560834728346049
Joelma Carla da Silva (UEADTec/UFRPE) é Graduada em Letras Português pela UFRPE, Membra do IPJ - Instituto de Protagonismo Juvenil, coordenadora do Agreste pelo FOJUPE - Fórum de Juventudes de PE e membra da Rede LGBTQIA+ do interior de PE.
Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0952760320110929
Resumo da oficina:
O letramento acadêmico escrito é uma habilidade essencial ao sucesso no ensino superior, sendo um dos pilares do conhecimento e da participação ativa nas práticas acadêmicas. No entanto, a produção de gêneros textuais acadêmicos impõe dificuldades aos estudantes, podendo impactar sua saúde mental e seu engajamento com o processo de aprendizagem. A prática inclusiva no ensino superior, que considere a diversidade de ritmos e contextos dos discentes, torna-se necessária à promoção de um ambiente mais humanizado, que favoreça o desenvolvimento do letramento crítico-reflexivo. Ademais, a diversidade de experiências acadêmicas demanda práticas que integrem diferentes saberes e abordagens, respeitando as especificidades culturais e contextuais de cada aluno. Esta oficina tem como objetivo capacitar docentes e discentes para a prática do letramento acadêmico escrito inclusivo no ensino de línguas, que valorize os diversos estilos de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de habilidades argumentativas e escritoras, refletindo sobre a saúde mental da comunidade acadêmica. Refletiremos e elaboraremos uma proposta coletiva com estratégias para promover uma escrita acadêmica inclusiva. O Conteúdo Programático contemplará: Fundamentos da escrita e do letramento acadêmico escrito no ensino superior; Gêneros textuais acadêmicos: características, funções e desafios da escrita acadêmica em diferentes áreas do conhecimento; Práticas humanizadas no ensino superior: inclusão, respeito à diversidade, e o papel do professor no enfrentamento e na promoção de bem-estar no contexto acadêmico; e Estratégias pedagógicas para o ensino de letramento acadêmico: práticas e metodologias inclusivas e inovadoras. Metodologicamente, a oficina será conduzida de forma participativa, combinando exposição teórica, discussões em grupo, atividades de produção de propostas de práticas pedagógicas acadêmicas humanizadas. Haverá momentos de acolhimento das experiências dos participantes e de reflexão sobre dificuldades e estratégias de superação no processo de escrita acadêmica. A bibliografia será composta por: Kleiman, A. O letramento na educação superior: diálogos possíveis (2006). Mello, S. Saúde mental no ensino superior: desafios e práticas de acolhimento (2020). Santos, B. S. A universidade no século XXI: para uma universidade nova (2002). Cruz, R. N. Becker e o silêncio sobre a escrita na pós-graduação: soluções antigas para o cenário brasileiro atual? (2018). Motta-Roth, D.; Hendges, G. R. Produção textual na universidade (2010). O público-alvo será formado por docentes, graduandos e pós-graduandos que atuam ou se interessam por letramento acadêmico escrito inclusivo. Serão disponibilizadas 20 vagas. Para o desenvolvimento da proposta serão necessários: sala equipada com projetor multimídia, quadro branco, pilotos e textos de apoio impressos.
Palavras-chave: Letramento acadêmico; Gêneros textuais; Humanização; Ensino superior.
Data da oficina:Quinta 08/05 13:30 às 15:30
OFICINA 5 - PRESENCIAL
Tema: NOSSOS FALARES, NOSSAS IDENTIDADES
Ministrante:
Geroncio Silva Barbosa (UNESP/IBILCE) é Doutorando em Estudos Linguísticos (UNESP),Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade (UESB), Pesquisador da etnoterminologia dos itens lexicais de origem africana no português do Brasil.
Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6171049592056773
Resumo da oficina:
A falta de discussões efetivas e debates acerca das línguas e dos falares africanos no Brasil evidencia a negação e o silenciamento das heranças e do legado afro-linguísticos que demarcam o nosso português. As palavras e expressões linguísticas de origem africana que são faladas cotidianamente pela população resistindo até hoje, podem desvelar a história e cultura dos diversos grupos étnicos africanos que formaram a nossa sociedade. O objetivo desta oficina é registrar um possível corpus de palavras de origem africana disponibilizadas pelos participantes da oficina que, porventura sejam expressas, obtendo dados para a nossa própria análise. Pretendemos averiguar o vocabulário dos participantes e destacar se esses itens lexicais são de origem africana e investigar as significações de cada vocábulo. O conteúdo programático da oficina é da seguinte forma: a primeira etapa consiste na explanação sobre as línguas e os falares africanos. É o momento de apresentar os troncos linguísticos africanos e o manancial de línguas do continente africano, as línguas bantas e yorubá e as matrizes africanas no português do Brasil. A segunda etapa da oficina é a interação com o público-alvo, a ideia é que os participantes apresentem voluntariamente palavras que conheça e que acredita ser de origem africana para iniciarmos um debate acadêmico estruturado na aula expositiva e nos conhecimentos prévios de cada participante, realizando uma roda de conversa para compartilhar os saberes. Para finalizar, a terceira etapa é a confecção de um glossário da oficina com as palavras elencadas pelos próprios participantes. Uma oficina, que por sua estrutura e objetivos, é qualitativa, desenhada por um viés etnográfico. Sobre a temática, é um trabalho que busca desenvolver os conhecimentos sobre as línguas afro-brasileiras e a reafirmação da identidade dos estudantes, sobretudo estudantes negros. O público-alvo são professores da educação básica que tenham interesse em adquirir conhecimentos acerca da realidade linguística de seus alunos, considerando que esses saberes são parte da identidade individual e coletiva dos estudantes.
Palavras-chave: falares africanos; léxico; língua portuguesa
Data da oficina: Quarta 07/05 13:30 às 15:30
OFICINA 6 - PRESENCIAL
Tema: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, DIVERSIDADE E COTIDIANO
Ministrante:
Raquel Meister Ko Freitag (UFS)
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