Palestrantes
Conheça nossos palestrantes
Ana Carolina de Castro Rodrigues
SE-DF / UnB
É graduada em Letras pela Universidade de Brasília (UnB), mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB (PPGL/UnB) com coorientação em Psicolinguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, atualmente, realiza doutorado em Linguística no PPGL/UnB com coorientação em Psicolinguística na Universidade do Minho (Portugal). Faz parte dos grupos de pesquisa do CNPq Novas perspectivas para a língua portuguesa na sala de aula" e Grupo Internacional Relate (Research on Education and Language Teaching), ambos sob coordenação da pesquisadora Eloísa Pilati. Atua como pesquisadora nos projetos Gramaticoteca nas Escolas (Finatec/UnB) e Softwares educacionais de apoio ao desenvolvimento de habilidades em Língua Portuguesa (FAP-DF/UnB). É servidora efetiva licenciada da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) na área de Língua Portuguesa e atua na formação de professores de Educação Básica por meio de projetos com a Aprendizagem Linguística Ativa (Pilati, 2017;2024), em parceria com Universidades do Brasil, da Itália e de Portugal. Tem interesse de pesquisas em Linguística Teórica, Psicolinguística Experimental, Protocolos Experimentais de Avaliação, Softwares educacionais de apoio ao desenvolvimento e avaliação de habilidades linguísticas e temas relacionados a métodos de ensino inovadores baseados nas Ciências Cognitivas e nas Neurociências.
Contato: anacarolina2602@outlook.com
Anarcisa de Freitas Nascimento
INEP / SEE-DF
Possui graduação em Letras-Licenciatura em Língua Inglesa e Portuguesa pela Universidade Católica de Brasília (2003). Atualmente é professora de inglês na educação básica- Secretaria de Educação do Distrito Federal e pesquisadora-tecnologista do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Contato: anarcisafrei@gmail.com
Clarissa Loureiro Marinho Barbosa
UPE
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura de cordel, literatura comparada, cultura popular, gênero e artes. É professora da UPE.
Contato: clarissa.loureiro@upe.br
Cleber Alves de Ataíde
UFPE
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (2004), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, com estágio sanduíche na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente, é professor da graduação e da pós-graduação em Letras na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Funcional e Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: tradição discursiva, diacronia de textos, gramaticalização e história. Como pesquisador, coordena o Laboratório de Edição e Documentação Linguística de Pernambuco (LeDoc) e o projeto Para História do Português Brasileiro em Pernambuco (PHPB). É líder do Grupo de Estudos da Língua em Uso (ELU-UFRPE-UFPE) e membro dos Grupos de Pesquisa Tradições Discursivas do Ceará (TRADICE-UFC), do Grupo de Investigações Funcionalistas (GIF-UFPB). Em cooperação com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, integra também a Comissão Científica Internacional do projeto POMBALIA-POMBAL GLOBAL, do qual é coordenador em Pernambuco. Foi presidente do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE), no biênio 2014-2018 e, atualmente, é presidente da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).
Contato:cleber.ataide@ufpe.br
Eduardo Cardoso Martins
UFAM
Eduardo Martins possui mestrado e doutorado em Linguística, na área de Linguagem e Sociedade, pela Universidade de Brasília - UnB. É licenciado em Letras, com habilitação em Português, e especialista em Linguística pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM; É professor efetivo da Faculdade de Letras - FLET / UFAM; É líder do Grupo de Pesquisa Olimpíadas de Linguística, Educação e Discurso, vinculado ao CNPq. Atualmente, está Coordenador do Laboratório de Pesquisa N-Linguagens, vinculado à FLET; Coordenador do Núcleo Língua Portuguesa Manaus do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID / UFAM; Conselheiro da Câmara de Ensino e Graduação - CEG/UFAM. Também é Embaixador da Olimpíada Brasileira de Linguística - OBL. Participa da Comissão de Linguística na Educação Básica e também da Comissão de Linguística e Olimpíadas ambas da ABRALIN; da Comissão de Linguística Popular da ANPOLL; e é membro titular do Fórum Nacional de Olimpíadas Científicas, vinculado ao Comitê POP Ciência. Tem interesse na área de Estudos da Linguagem, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Introdução aos Estudos Linguísticos, Análise de Discurso Crítica, Historiografia Linguística, Gêneros Discursivos, Linguística Folk / Popular, Políticas Linguísticas, Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem, Análise e Produção Textual.
Contato: eduardo@ufam.edu.br
Eloisa nascimento silva pilati
UnB
Licenciada e Bacharel em Letras-Português (1998), realizou mestrado e doutorado em Linguística na Universidade de Brasília (2000-2006) e pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology - MIT (2015) e foi professora visitante na Universidade Nova de Lisboa (2020), pelo Programa Capes Print (88887.511576/2020-0) e na Univeridade de Peúgia (Itália), em 2023. É professora adjunta da Universidade de Brasília, no Departamento de Linguística Português e Línguas Clássicas (LIP), atuando na graduação e na pós-graduação. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras-Português, noturno, (2014), do Projeto Prodocência/Letras CAPES (2013), Pibid/Letras (2018-2020), Coordenadora de Integração das Licenciaturas da UnB (2019-2020), Diretora de Planejamento de Acompanhamento das Licenciaturas (DEG/UnB, 2020-204). Lidera os Grupos de Pesquisa: "O Centro-Oeste na história do Português Brasileiro/CNPq" e "Gramaticoteca Brasil - Novas perspectivas para a língua portuguesa na sala de aula/CNPq". Desenvolve pesquisas em duas áreas principais: linguística teórica e educação. No campo teórico, investiga modelos sintáticos relacionados a ordem de palavras, ordem verbo-sujeito, sujeitos nulos e fenômenos de concordância nas línguas naturais. Na área educacional, investiga temas relacionados processos de aprendizagem, com ênfase em métodos de ensino inovadores baseados nas ciências cognitivas e nas neurociências, e o uso de materiais manipuláveis/concretos no ensino de Língua Portuguesa. É presidente da Rede Internacional RELATE (Research on Education and Language teaching) - que congrega pesquisadores de 20 universidades. Faz parte do Comitê Científico da Revista da Associação Brasileira de Linguística, é membro da Comissão de Linguística na Educação Básica da Abralin, Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para Educação (CPE) e membro do Conselho Editorial do Pedagogical Linguistics (John Benjamins).
Contato: eloisapilati@gmail.com
Indira Simionatto Stedile Assis Moura
UNEMAT
Doutoranda em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Mestra em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduada em Letras - Libras pelo Instituto Superior de Educação Elvira (ISEED). Especialista em Gestão Escolar e Educação Inclusiva com Ênfase em LIBRAS pela Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnologia (FATEC). Graduada em Sistemas de Informação pela Universidade Potiguar (UnP). Possui certificação PROLIBRAS pelo Ministério da Educação (MEC).É presidente fundadora da Associação dos Surdos de Porto Velho (ASPVH-RO) e atualmente atua como professora de Libras na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), onde também foi ex-vice-chefe do Departamento de Libras (DLIBRAS).Integra os grupos de pesquisa Educação Intercultural (GPEI) e Filologia e Modernidades (GPFM) na UNIR. É líder do Movimento Surdo de Rondônia e coordenadora nacional do Grupo de Trabalho Nacional das Línguas Indígenas de Sinais (GT LIS - DILI 2022-2032), vinculado à Década Internacional das Línguas Indígenas (DILI). E grupo de pesquisa Línguas Indígenas de Sinais - LIS (GTLIS) na Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC.
Contato: indirastedile@gmail.com
Julio William Curvelo Barbosa
UNESPAR
Possui graduação em Letras - Bacharelado (Habilitação em Linguística) pela Universidade de São Paulo (2006), mestrado em Lingüística pelo Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística da Universidade de São Paulo (2008), doutorado em Letras/Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística da Universidade de São Paulo (2012) com estágio Sanduíche na Universidade Rutgers (10/2010 a 09/2011) e Pós-Doutorado do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (04/2013-06/2015), com bolsa PNPD/CAPES (2013-2014 e 2014-2015). Durante o Pós-Doutorado, atuou como docente colaborador em disciplinas de Graduação e Pós-Graduação do mesmo departamento. Atua como Professor Adjunto no Colegiado de Letras Português do campus de Paranaguá da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), e participa dos grupos de pesquisa "Research on Education and Language Teaching (RELATE)" e "Gramaticoteca Brasil: novas perspectivas para a Língua Portuguesa na sala de aula". Atualmente, é coordenador da Comissão de Linguística na Educação Básica, da Associação Brasileira de Linguística. Atua na pesquisa em Teoria Gramatical e Gramática Gerativa, com foco em morfossintaxe, variação paramétrica, predicação, estrutura argumental e ensino de gramática.
Contato: julio.barbosa@unespar.edu.br
Marcelo Renan Oliveira de Souza
FUNDARPE
Historiador, gestor cultural e pesquisador. Atualmente é Gerente de Patrimônio Imaterial na Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco Fundarpe e Doutorando no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) da Universidade Federal da Bahia. É Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan e especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha) em colaboração com o Observatório Itaú Cultural SP e em Políticas Culturais de Base Comunitária pela pós graduação Internacional en Políticas Culturales de Base Comunitaria pela Facultad Latino americana de Ciências Sociales - Argentina. Atua na gestão, promoção, difusão e salvaguarda do Patrimônio cultural com ênfase em políticas públicas para bens para o patrimônio culturais de natureza imaterial, para povos e comunidades tradicionais. Possui experiência na docência no ensino superior, na elaboração de projetos e materiais técnicos e de materiais voltados à educação patrimonial. Tem participado de bancas de avaliação de projetos e editais nas áreas de Cultura Popular e Patrimônio Cultural. É co-organizador das publicações "Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco e da cartilha "Jogo do Patrimônio 2.0". coordena o projeto Patrimônio Cultural em libras e o Glossário do Patrimônio Cultural do Recife em Libras. Participa do grupo de pesquisa "Observatório da Diversidade Cultural" desde julho de 2020.
Contato: marcelo.renan@fundarpe.pe.gov.br
Márcia Rodrigues de Souza Mendonça
UNICAMP
Integra o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unicamp, (PPGLA) na linha de Linguagens e Educação Linguística. É professora da Licenciatura em Letras da Unicamp. No âmbito do ensino de língua materna, seus interesses de pesquisa são letramentos (acadêmicos, novos multiletramentos), análise linguística, escrita em contexto de vestibular, materiais didáticos, formação docente. Lidera o grupo de Pesquisa (Multi)Letramentos e Ensino de Língua Portuguesa (MELP - @melpunicamp), certificado pelo CNPQ. Atualmente é Coordenadora Acadêmica da COMVEST (Unicamp), sendo responsável pela coordenação de bancas do vestibular desta universidade.
Contato: mendmar@unicamp.br
Marcus Antonio Rezende Maia
UFRJ
Marcus Maia é doutor em Linguística pela University of Southern California - USC, (1994). Realizou estágio de pós-doutorado na área de Processamento da Linguagem como pesquisador visitante na City University of New York - CUNY (2003-2004). Atualmente é Professor Titular de Linguística do Departamento de Linguística e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Linguística entre 2010 e 2015. Representou o Centro de Letras e Artes da UFRJ no Conselho Superior de Pós-graduação (CEPG/UFRJ), por dois mandatos, entre 2009 e 2015. É bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1A (CNPq/ 2024-2029) e foi Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) no triênio 2015-2018. Foi professor visitante no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas e no Language Acquisition Research Center (LARC), da University of Massachusetts, Amherst, no primeiro semestre de 2012. Foi pesquisador visitante no Departamento de Linguística da Massey University, Nova Zelândia, em setembro/outubro de 2015 e no segundo semestre de 2017 (Programa de Estágio Sênior no Exterior - CAPES) e no Departamento de Espanhol e Português da University of Toronto, Canada, em novembro de 2015. Fundou e coordenou por 20 anos o Laboratório de Psicolingüística Experimental (LAPEX), grupo de pesquisa da UFRJ, registrado no CNPq, em 2001. Coordenou o Grupo de Trabalho de Psicolingüística da ANPOLL no biênio 2006-2008. Organizou, em parceria com professores da UMass, a Conferência Internacional e a Escola de Altos Estudos Recursion in Brazilian Languages Beyond, na UFRJ, com apoio da CAPES, CNPq e FAPERJ, em agosto de 2013, havendo uma seleção de trabalhos apresentados neste congresso resultado no livro Recursion Across Domains, publicado em 2018 pela Cambridge University Press. Organizou com Bruna Franchetto o primeiro evento internacional Viva Língua Viva, cujo nome foi criado por ele, em 2019. Membro fundador da Rede Nacional de Ciência para a Educação (Rede CpE). Membro do corpo editorial do Journal of Cultural Cognitive Science https://www.springer.com/journal/41809. Eleito como presidente da International Society of Applied Psycholinguistics - ISAPL, para o triênio 2021 - 2024. Eleito conselheiro da ABRALIN (2015-2019 e 2021-2025). Atua nas áreas de Psicolinguística, Teoria e Análise Linguística e Línguas Indígenas Brasileiras, desenvolvendo pesquisas e orientando projetos sobre processamento sintático e lexical, sintaxe experimental, teoria da gramática, psicolinguística e educação, línguas indígenas brasileiras.
Contato: maiamarcus@gmail.com
Mauricio José de Souza Neto
IFBA
Licenciado em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira Moderna (inglês) pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Língua e Cultura e doutorando na mesma universidade. Possui certificados de proficiência e ensino de língua inglesa pela University of Cambridge. Com experiência de ensino no Brasil e no exterior (Fulbright Alumni at University of Arizona), desenvolve trabalhos na área de ensino e de aprendizagem de línguas em perspectiva contra-colonial, avaliação de proficiência e interculturalidade na Educação Bilíngue, e tem interesse em trabalhos dessa natureza e na relação entre língua, raça, cultura e comunidade. Atualmente, é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal da Bahia, no campus Ubaitaba, onde atua como coordenador do NEABI. É membro da REPENSE Rede de Pesquisadores NegreS de Estudos da Linguagem, e integra o grupo de pesquisa DTeR - Discurso e Tensões Raciais, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Contato: mauricioj.s.neto@gmail.com
Rafael Dias Minussi
UNIFESP
É professor do Departamento de Letras da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Possui bacharelado e licenciatura em Letras Português e Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). É mestre em Linguística pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo (2008) e doutor em Letras também pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo (2012). Atualmente, participa dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: GREMD ( Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída) da USP, do LabLinC (Laboratório de Linguagem e Cognição) da UNIFESP) e do grupo Novas Perspectivas para a língua portuguesa na sala de aula (UnB). É membro do LabLinC da EFLCH da UNIFESP e do The Word Lab (Universidade de Lisboa). Seu projeto atual tem como objetivo investigar a formação dos blends em comparação com os compostos, tendo como metodologia a realização de testes experimentais para investigar o processamento dessas palavras. Os principais temas de interesse são: Processamento de Palavras, blends, Ensino de Gramática pela Metodologia da Aprendizagem Ativa, Morfologia Distribuída, Teoria Gerativa, Sintaxe das línguas naturais, Estrutura argumental, Nominalizações, Nomes Compostos.
Contato: rafael.minussi@unifesp.br
Rafaela Cristina Oliveira de Andrade
UFPB / PMJG
Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Linguística aplicada a práticas discursivas pela Faculdade Frassinetti do Recife (2011), graduada em Letras pela Universidade de Pernambuco (2009). Nutre interesse pela pesquisa em Linguística, no campo da Linguística Aplicada, aliada aos temas de Educação Inclusiva, Linguagem e trabalho, e Política e Planejamento Linguístico.
Contato: rafaela.oliveirandrade@hotmail.com
Raquel Meister Ko Freitag
UFS
Linguista, professora Titular do Departamento de Letras Vernáculas, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Letras, mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, estudo o processamento da variação linguística, observando pistas corporificadas de esforço, atenção e emoções. Atuo em estudos de reprodutibilidade em linguística e em psicologia experimental, em iniciativas de grandes grupos, com parcerias nacionais e internacionais, em especial da rede global Psychological Science Accelerator (PSA). Colaboro em uma rede internacional de pesquisa para estudo do custo do processamento de marcas de gênero em línguas neolatinas (Programa Horizons da União Europeia). Participo da coordenação da Rede Brasileira de Reprodutibilidade na Ciência (RBR) e sou pesquisadora associada da Rede Nacional de Ciência para Educação (CpE). Também desenvolvo atividades de popularização da ciência e estímulo à pesquisa na educação básica, com o projeto Cienart e com a organização da Feira Científica de Sergipe durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a publicação da revista Feira de Ciência Cultura, específica para a publicação de relatos de pesquisa desenvolvida pela educação básica. Implantei e atualmente coordeno o Laboratório Multiusuário de Informática e Documentação Linguística (LAMID) da Universidade Federal de Sergipe, sendo responsável pela gestão e pela captação de recursos nas agências de fomento para sua manutenção. Implantei a unidade do Profletras na Universidade Federal de Sergipe, sendo sua coordenadora por duas gestões, no período de 2013-2017. Fui editora-chefe da Revista da ABRALIN no período de 2018 a 2024, implantando gradualmente diretrizes de Ciência Aberta no processo editorial, desde a publicação do nome de pareceristas, até a publicação integral dos pareceres, conferindo transparência ao processo e reconhecimento ao trabalho de pareceristas, além de diretrizes específicas para compartilhamento de conjuntos de dados, scripts de análise e preprints de submissões. Minha atuação político-administrativa envolve gestão de entidades de classe e de instâncias governamentais. Fui vice-presidente da Associação Brasileira de Linguística ABRALIN (2019-2021), durante a pandemia, gestão que implantou a série Abralin ao Vivo. Fui vice-presidente da associação do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste, por duas gestões durante a pandemia, (2019-2020 e 2021-2022). Fui secretária da Associação Sergipana de Ciência ASCi (2016-2018). Fui coordenadora da área de Letras/Linguística do Comitê de Assessoramento do CNPq (2021-2024). Atualmente sou a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe, e fui indicada, na qualidade de cientista de reconhecida competência em sua área de atuação, para compor o Conselho Deliberativo do CNPq no período de 2024-2026 (Portaria 8500/2024).
Contato: Rkofreitag@uol.com.br
Shirlei Marly Alves
UESPI
Shirlei Marly Alves é licenciada em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí, especialista em Educação a Distância pela Universidade de Brasília, mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará e doutora em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. No Doutorado, desenvolveu pesquisa sobre discurso e trabalho do tutor da educação a distância, com base em estudos ergológicos e na Teoria Dialógica de Mikhail Bakhtin. Tem experiência com Linguística Aplicada, Metodologia da Pesquisa Científica e Educação a Distância. Pesquisa a leitura e a escrita nas atividades de ensino de língua e em livros didáticos (impressos e digitais), com foco nos gêneros textuais, bem como o trabalho do professor de língua materna, a partir da teoria dialógica do Círculo de Mikhail Bakhtin e do Interacionismo Sociodiscursivo.É docente Associada I do curso de Licenciatura em Letras Português, Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Estadual do Piauí. Membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), compondo as comissões "Linguística e Educação Básica (CLEB)" e "Linguística e Olimpíadas". Membro da rede de ancoragem do Programa Escrevendo o Futuro - Olimpíada de Língua Portuguesa - formadora de professores do estado do Piauí. Coordenadora de Língua Portuguesa do Projeto Recomposição da Aprendizagem, vinculado à Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC). Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Leitura e Escrita Acadêmica (LEIA), da Universidade Estadual do Piauí.
Contato: shirleimarly@ccm.uespi.br
Valdene Moura Lopes
UNESP
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Mestre em Letras (ProfLetras) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Possui graduação em Letras Vernáculas (2006) e Especialização em Língua Portuguesa (2007) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É professora da rede municipal de ensino em Jequié, desde 1998, tendo atuado em todos os anos do Ensino Fundamental. Atualmente atua como Coordenadora-técnica do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Jequié.
Contato: lopesvaldene412@gmail.com
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.