Os Problemas de Linguística (PL) são um gênero relativamente novo da literatura científica e educacional. Eles apresentam fatos e fenômenos linguísticos de forma enigmática e autossuficiente (DERZHANSKI & PAYNE, 2010), pois envolvem línguas desconhecidas ou exploram aspectos incomuns de idiomas conhecidos. Os PL são interessantes na educação escolar porque alteram a sequência “instrução-verificação” para a lógica “reflexão-resposta”, visto que as informações necessárias à resolução das tarefas não necessitam de um ensino formal prévio, pois devem ser inferidos e descobertos como parte do próprio desafio. Dessa forma, consideramos que os PL se inserem no campo que Honda & O’Neil (2008) compreendem como “pensar linguisticamente”, que integra uma aprendizagem cooperativa com uma abordagem baseada em problemas na investigação linguística, a fim de desenvolver uma apreciação da natureza do trabalho científico sobre a linguagem. Nosso objetivo nesta comunicação é demonstrar como o professor pode utilizar esta metodologia ativa para refletir sobre a diversidade linguística e para ensinar idiomas. Esta apresentação está dividida em duas partes: primeiro um apanhado teórico sobre a história e as características do gênero; depois uma aplicação prática dos PL em sala de aula voltada à autonomia. Por meio da metodologia de exposição dialogada e da resolução coletiva de alguns PL, almejamos que os participantes se apropriem dos aspectos técnicos do gênero e descubram a pertinência de introduzi-los como estratégia pedagógica no ensino escolar. Assim, esta comunicação oferece uma abordagem inovadora para a prática docente e contribui para a consolidação das disciplinas de línguas como espaço de investigação científica.

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