GT - ESCOLA DO SÉCULO XXI: práticas pedagógicas e metodológicas na promoção das pessoas com deficiência, dos povos tradicionais, da pessoa preta e LGBTQIAPN+.
GT - ESCOLA DO SÉCULO XXI: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS NA PROMOÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, DOS POVOS TRADICIONAIS, DA PESSOA PRETA E LGBTQIAPN+
Coordenação: Doutorando Mateus de Souza Duarte - UFAM; Dra. Gracy Kelly Monteiro Dutra - UEA e Dr. Assis Felipe Menin - UFSC
Ementa: A Escola como instituição social é o reflexo do modo de agir e pensar da sociedade. O século XXI traz antagonismos sociais que mostram os dicotômicos perfis que pululam no imaginário social. A Escola no século XXI deve ser o ambiente que promove discussões e práticas que apresentem a diversidade existente, contudo, ainda há muito que se avançar no ambiente escolar. Narrativas sobre os direitos das pessoas com deficiência, dos povos tradicionais, da pessoa preta e LGBTQIAPN+ devem compor as práticas pedagógicas e metodológicas na contemporaneidade. Um congresso conservador e extremista avança contra direitos já conquistados. É necessário ser resistência em tempos de avanços conservadores contra as pessoas que não estão no padrão estipulado pelo poder dominante. A Escola pode ser o lugar que as discussões voltadas às pessoas com deficiência, os povos tradicionais, a pessoa preta e LGBTQIAPN+ sejam parte do cotidiano escolar, buscando a emancipação do público-alvo das amarras impostas pela sociedade. A presente proposta de Grupo de Trabalho tem o intento de refletir, discutir e publicizar tanto atividades realizadas por profissionais da educação que atuam nos ambientes escolares com a temática, quanto trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses que abordem sobre o público – alvo em suas pesquisas e estudos, com foco nas práticas pedagógicas e metodológicas em ambientes educativos formais e não formais. A abordagem do GT recorre a uma transdisciplinaridade científica, que caminha por diversas ciências, como a Sociologia, Antropologia, História, Direito, Pedagogia, Psicologia, entre outras. Nosso objetivo é oportunizar a reflexão e o diálogo entre diferentes práticas pedagógicas e metodológicas na promoção das pessoas com deficiência, dos povos tradicionais, da pessoa preta e LGBTQIAPN+, realizadas por profissionais da educação e pesquisadores que atuam e buscam fazer diferença em qualquer espaço educativo. Os trabalhos deverão ter por base epistemológica a Dialética, visto que se discutirá a sujeitos nas mais diversas realidades e contextos, com foco em uma mudança social a curto, médio e longo prazo. E na Fenomenologia, de modo que os fenômenos que se somam às experiências do sujeito social são inúmeros e emergentes. E outras perspectivas teóricas que se alinhem a emancipação do sujeito, no reconhecimento do seu lugar de poder e de transformação de sua própria realidade e do grupo que se identifica. A área temática dos trabalhos desse GT estará alinhada em Políticas Públicas, Direitos Humanos e Povos Originários.