Coordenação: Lucas da Costa Lage - UFPR; Isadora Cabreira da Silva - UFPEL e Ewerton da Silva Ferreira - UFSC

Ementa: Diante da crescente relevância das mídias sociais no contexto educacional, especialmente durante a pandemia de COVID-19, convidamos vocês a participarem do Grupo de Trabalho (GT) sobre Formação de Professores e Mídias Sociais. Este GT tem como objetivo explorar os desafios enfrentados pelos educadores na inserção ""forçada"" das mídias sociais na prática pedagógica durante este período de crise sanitária. Durante a pandemia, as escolas e instituições de ensino em todo o mundo foram desafiadas a se adaptarem rapidamente ao ensino remoto e híbrido, muitas vezes incorporando o uso de plataformas de mídia social para manter o engajamento dos alunos e facilitar a comunicação entre professores e estudantes. No entanto, essa transição não foi isenta de obstáculos e dilemas, tanto para os educadores quanto para os próprios alunos. Neste GT, pretendemos abordar uma série de questões relevantes, tais como:

Formação de Professores para o Uso Pedagógico das Mídias Sociais: Quais são as competências necessárias para que os professores possam utilizar as mídias sociais de forma eficaz e responsável em sua prática pedagógica? 

Desafios Éticos e de Privacidade: Como lidar com questões éticas e de privacidade ao utilizar as mídias sociais na educação, especialmente no que diz respeito à proteção dos dados dos alunos e à prevenção de cyberbullying e abuso online? Equidade Digital e Acesso: Como garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário às mídias sociais e às tecnologias necessárias para participar das atividades educacionais online? Como lidar com as disparidades de acesso digital entre os alunos? Engajamento e Motivação dos Alunos: Quais são as estratégias mais eficazes para engajar e motivar os alunos por meio das mídias sociais? Como promover uma cultura de aprendizagem colaborativa e participativa em ambientes virtuais? Avaliação e Feedback: Como avaliar o aprendizado dos alunos em ambientes mediados por mídias sociais? Quais são as melhores práticas para fornecer feedback construtivo e individualizado aos estudantes?

Ao reunir pesquisadores, educadores, gestores educacionais e demais interessados/as, esperamos criar um espaço de reflexão, troca de experiências e construção de conhecimento coletivo sobre este tema tão relevante e desafiador. Juntos/as, poderemos identificar estratégias e soluções inovadoras para enfrentar os desafios da inserção das mídias sociais na educação durante a pandemia e além dela.

Compartilhe!