Coordenação: Viviane Cristina de Mattos Battistello - Unilasalle- Canoas; Juliana Aparecida Bohn - Universidade Feevale e Rosemari Lorenz Martins - Universidade Feevale

Ementa: O presente Grupo de Trabalho (GT) visa explorar as inovações pertinentes à educação e os desafios contemporâneos, com ênfase especial na formação docente e no desenvolvimento de currículos escolares ajustados às necessidades do século XXI. Nesse sentido, objetiva-se fomentar uma discussão crítica e construtiva sobre práticas pedagógicas, políticas educacionais e adaptações curriculares que respondam efetivamente aos desafios da educação moderna, incluindo a integração de tecnologias de ensino, metodologias ativas de aprendizagem, e a promoção de uma educação inclusiva e equitativa. Buscamos também identificar estratégias de desenvolvimento profissional docente que possam equipar os professores com habilidades e competências necessárias para navegar e impactar positivamente o cenário educacional em constante evolução. Eixos de Análises e Concepções Teóricas: 

Inovações Pedagógicas: Abordagens inovadoras na prática docente, incluindo pedagogias ativas, ensino híbrido, e aprendizagem baseada em projetos. Currículo Escolar: Desenvolvimento, implementação e avaliação de currículos que reflitam as competências do século XXI, interdisciplinaridade, e inclusão. Formação de Professores: Estratégias e programas de formação docente que promovam capacidades reflexivas, críticas, e adaptativas frente às novas demandas educacionais. Políticas Educacionais: Análises críticas de políticas públicas voltadas à educação, formação docente, e currículo, considerando contextos nacionais e internacionais. Tecnologia e Educação: O papel das tecnologias digitais na transformação das práticas pedagógicas, da formação docente e do desenvolvimento curricular. Área Temática dos Trabalhos: Os trabalhos submetidos a este GT devem estar orientados para a inovação e os desafios na educação, especificamente no que diz respeito à formação de professores e ao desenvolvimento do currículo escolar. Espera-se que os trabalhos apresentem análises, reflexões, estudos de caso, ou pesquisas empíricas que contribuam para a compreensão e aprimoramento das práticas educativas contemporâneas, oferecendo insights teóricos e práticos que possam ser aplicados em contextos educacionais diversos. Os trabalhos devem demonstrar relevância prática e teórica, contribuindo para o avanço das discussões no campo da educação, formação docente e desenvolvimento curricular.

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