GT - Violência nas escolas e práticas pedagógicas combativas
Coordenação: José Leonardo Diniz De Melo Santos - UFRPE; Maria Aparecida Vieira de Melo - UFRN e Dayane Lopes de Medeiros - URI
Ementa: Este grupo de trabalho propõe uma reflexão sobre a violência nas escolas e a implementação de práticas pedagógicas que visam combatê-la de maneira eficaz e sustentável. Reconhecendo a importância crucial de um ambiente escolar seguro e inclusivo para o desenvolvimento saudável dos estudantes, este grupo busca explorar diferentes abordagens e estratégias para lidar com esse desafio complexo. O foco principal do grupo será a análise das causas subjacentes da violência escolar, examinando fatores individuais, sociais e estruturais que contribuem para esse fenômeno. A partir dessa compreensão, serão discutidas e propostas intervenções pedagógicas baseadas em evidências, que promovam o respeito mútuo, a resolução pacífica de conflitos e a construção de uma cultura de paz dentro das instituições educacionais. Além disso, o grupo pretende compartilhar experiências e melhores práticas de diferentes contextos educacionais, promovendo o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, educadores e profissionais envolvidos na área. Por meio de discussões colaborativas e análises críticas, o objetivo é gerar recomendações e diretrizes que possam orientar políticas públicas e práticas educacionais mais eficazes na prevenção e redução da violência nas escolas. O grupo de trabalho sobre ""Violência nas Escolas e Práticas Pedagógicas Combativas"" tem como principais objetivos:
Compreender as causas e manifestações da violência nas escolas: O grupo busca analisar as raízes e os diferentes tipos de violência presentes no ambiente escolar, incluindo bullying, agressões físicas e verbais, discriminação, entre outros comportamentos prejudiciais, a fim de compreender as suas causas e manifestações. Identificar estratégias eficazes de prevenção e intervenção: A partir da compreensão das causas da violência escolar, o grupo pretende identificar e analisar estratégias e práticas pedagógicas que se mostraram eficazes na prevenção e na intervenção diante dessas situações, promovendo ambientes escolares mais seguros e saudáveis.Desenvolver propostas de intervenção baseadas em evidências científicas: Com base nas análises realizadas, o grupo busca desenvolver propostas de intervenção embasadas em evidências científicas, que possam ser aplicadas nas escolas para lidar com a violência de forma efetiva e sustentável. Promover o diálogo e a troca de experiências: O grupo pretende criar um espaço de diálogo e troca de experiências entre pesquisadores, educadores, profissionais da área da educação e demais interessados no tema, visando enriquecer o debate e promover a colaboração na busca por soluções para o problema da violência nas escolas. Contribuir para a promoção de uma cultura de paz e respeito: Por fim, o grupo almeja contribuir para a promoção de uma cultura de paz e respeito dentro e fora do ambiente escolar, fortalecendo os laços comunitários e fomentando práticas pedagógicas que incentivem o diálogo, a tolerância e a resolução pacífica de conflitos.