Histórico
A ideia de organizar um evento nacional de Educação Matemática Inclusiva surgiu a partir de conversas informais entre os professores da UFRJ Claudia Coelho de Segadas Vianna e Agnaldo da Conceição Esquincalha, este último Diretor da SBEM/RJ - que cogitavam organizar uma nova edição do Colóquio de Educação Matemática Inclusiva no Rio de Janeiro -, com as coordenadoras do GT13: Diferença, Inclusão e Educação Matemática da SBEM, professoras Clélia Maria Ignatius Nogueira e Fernanda Malinosky Coelho da Rosa. Os professores cariocas vinham de uma experiência exitosa com a realização do II Encontro Fluminense de Inclusão e Tecnologias em Educação Matemática e as coordenadoras do GT13, com a intenção de criar um evento, de âmbito nacional sobre a temática do GT13, de maneira a constituir-se em mais uma possibilidade de reunião oficial do grupo de trabalho, até então, restrita a duas possibilidades: durante os SIPEM – Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática e os ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática.
Da conjugação da intenção dos professores do Rio de Janeiro de realizarem um evento nacional em sua cidade, com a proposta já assumida pela coordenação do GT13 de realizar um encontro nacional, na cidade do Rio de Janeiro, emergiu o embrião do Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEMI. A cidade foi escolhida não só pela disponibilidade de uma instituição para sediar o evento, mas também pelo fato de ser a cidade que abriga o Instituto Benjamin Constant (IBC) e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), referências nacionais na educação de pessoas com deficiência visual, surdos e surdocegos. No dia 04 de junho, os professores Fernanda Malinosky Coelho da Rosa, Fábio Alexandre Borges e Clélia Maria Ignatius Nogueira encontraram-se na Universidade Estadual do Oeste do Paraná como membros de uma banca de defesa de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), ocasião em que o primeiro esboço do projeto do ENEMI começa ser elaborado e já imediatamente compartilhado com os professores Claudia Coelho de Segadas Vianna e Agnaldo da Conceição Esquincalha, ficando então definida a coordenação do evento, bem como definido o nome e a sigla ENEMI.
O I ENEMI foi realizado nos dias 17 e 18 de outubro de 2019, no Campus Nova América da Universidade Estácio de Sá, na cidade do Rio de Janeiro e contou com 200 inscrições, com 76 trabalhos submetidos. Estiveram presentes no evento 180 participantes e, praticamente todos os membros do GT13 participaram, como convidados de alguma das atividades realizadas durante o evento.
Na Assembléia de Encerramento do I ENEMI, foi apresentada pela professora Dra. Jurema Lindote Botelho Peixoto (UESC), membro do GT13 desde sua criação, a candidatura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, que por meio da Professora Dra. Roberta D’ Angela Menduni-Bortoloti, apresentou a carta de intenções de seu reitor. Submetida à apreciação da plenária, a proposta foi aprovada por unanimidade, ficando então estabelecida uma parceria entre UESC e UESB para sediar o II ENEMI em 2020, na UESB, em Vitória da Conquista, na Bahia.
A opção por realizar o evento já em 2020, foi em função de deixar suas futuras realizações de forma trienal, a exemplo dos demais eventos nacionais promovidos pela SBEM, sem que haja coincidência de eventos em um mesmo ano, de maneira a possibilitar que os membros do GT13 possam se reunir, oficialmente, uma vez ao ano. Assim, as próximas reuniões do GT13 já estão agendadas, para 2021, durante a realização do VIII SIPEM – Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática; em 2022, durante a realização do XIV ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática e em 2023, durante o III ENEMI.
O II ENEMI foi concebido para ser presencial, mas devido a pandemia de Covid-19, a versão presencial foi reelaborada para a versão online.
O evento tem por objetivos debater pesquisas sobre temáticas específicas e socializar experiências em sala de aula ou outros ambientes visando uma Educação Matemática Inclusiva, ou seja, “para todos”.
O formato do evento contempla as atividades: Conferência de Abertura, Mesa Redonda (MR) - Debate entre três especialistas sobre pesquisas e/ou temas específicos da Educação Matemática Especial e Inclusiva, Mesa de Experiência (ME) - Diálogos entre três convidados, sobre experiências relacionadas à Educação Matemática e Educação Especial no contexto inclusivo no ensino superior e escola básica, Roda de Conversa (RC) - Debate entre convidados e público a partir de relatos de experiência e pesquisas concluídas submetidas ao evento e Grupo de Discussão (GD) - Discussão sobre pesquisas, em andamento e submetidas ao evento, relacionadas à Educação Matemática Especial e Inclusiva.
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