Conferência VIII - Dr. Scott Slovic (ASLE – EUA / University of Idaho – EUA) - Ecocrítica e ativismo: PAN, DIM (Apatia Psíquica, a Trans-Magnitude imaginária e a Psicologia Ambiental sobre o ativismo e não ativismo ambiental)
ECOCRÍTICA E ATIVISMO: PAN, DIM (APATIA PSIQUICA, A TRANS-MAGNITUDE IMAGINÁRIA E A PSICOLOGIA AMBIENTAL SOBRE O ATIVISMO E NÃO ATIVISMO AMBIENTAL)
Scott Slovic (ASLE – EUA / University of Idaho – EUA)
Psicólogos e ecocríticos há muito se interessam em saber como as informações sobre as crises sociais e ambientais motivam os tomadores de decisões públicas e governamentais a prestarem atenção a essas crises e a intervir nelas por meio de ações diretas ou com a criação de políticas e leis públicas relevantes. Tornou-se evidente, neste momento, que há tendências psicológicas significativas nos seres humanos (em todas as culturas) que dificultam a apreensão de informações sobre tópicos importantes, desde a devastação da guerra até a extinção de espécies. Quanto maior a crise, menor a probabilidade de nos preocuparmos com ela. Obviamente, isso parece contraintuitivo, até mesmo imoral. Mas é assim que nossas mentes funcionam. Nesta apresentação, explicarei conceitos psicológicos, como o de Present Always Normal (PAN) e o de Mentalidade Incidente Discreta (DIM), utilizados na ecocrítica de Patrick D. Murphy, o trabalho do psicólogo Paul Slovic sobre numbing psíquico e o termo do artista Chris Jordan, ‘o imaginário trans-escalar’. Todos esses fatores ajudam a explicar por que nos envolvemos ou deixamos de nos envolver em questões importantes. Esses conceitos são diretamente relevantes para os esforços da ecocrítica e de outros comunicadores ambientais para transmitir ideias para o público.
PAN, DIM, PSYCHIC NUMBING, THE TRANS-SCALAR IMAGINARY, AND THE PSYCHOLOGY OF ENVIRONMENTAL ENGAGEMENT AND NON-ENGAGEMENT: ECOCRITICISM AND ACTIVISM