SIMPÓSIOS APROVADOS PARA O IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA E ECOCRÍTICA 

 

SIMPÓSIO I: “De fato e de ficção: a Devastação da Natureza em Narrativas do Antropoceno”

Coordenadores: Dra. Sueli Meira Liebig

Dr. Simão Almeida

     “De fato e de ficção: a devastação da Natureza nas narrativas do Antropoceno” propõe a admissão e discussão de trabalhos científicos e acadêmicos em torno de narrativas de fato ou de ficção que denunciem a devastação dos ecossistemas naturais por meio do comportamento humano, além de apresentarem a natureza como socialmente e culturalmente construída­.

 

SIMPÓSIO II: Os animais na Amazônia: perspectivas para uma crítica das relações entre humanos e não humanos na floresta tropical

Coordenadores: Dr. Felipe Ferreira Vander Velden

Dra. Heloisa Helena Siqueira Correira

     O grupo de trabalho pretende reunir contribuições que, focalizando as relações entre humanos e animais, busquem fazer da pesquisa acadêmica espaço para reflexão e ação orientadas para a construção de relações menos violentas entre homens e mulheres e os seres com os quais partilham o planeta, com especial ênfase ao espaço amazônico. Maior floresta tropical do mundo, lar de uma impressionante biodiversidade microbiana, vegetal e animal, além de uma notável sociodiversidade (povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos extrativistas diversos, populações urbanas), a Amazônia apresenta um cenário profícuo para discussões (especializadas e interdisciplinares) acerca das relações entre humanos e animais.

 

SIMPÓSIO III: Literatura infanto-juvenil brasileira: entre ética e estética

Coordenadores: Dr. Robson Telles Gomes

Dr. Djair Teófio do Rego

     As questões de cunho ecocrítico levantadas por Monteiro Lobato – precursor da literatura infanto-juvenil brasileira – presentes no ambiente telúrico do imagético “Sítio do pica-pau amarelo” e de resistência aos espaços ambientais sustentáveis exteriores à terra brasilis representam um pioneirismo que encontra ressonâncias em produções infanto-juvenis contemporâneas. Nesse sentido, o Simpósio LITERATURA INFANTO-JUVENIL BRASILEIRA: ENTRE ÉTICA E ESTÉTICA tem o objetivo de analisar as contribuições éticas e estéticas da literatura infantil e da infanto-juvenil brasileiras como instrumentos na reflexão de questões ambientais, tanto do ponto de vista da transversalidade temática quanto das possibilidades de a literatura mostrar-se como um recurso rico na ponderação sobre o cotidiano das pessoas e dos problemas ambientais.

 

SIMPÓSIO IV: Ecopoéticas e Práticas de Descolonização nas Américas

Coordenadores: Dr. Roland Walter

Dra. Zélia M Bora

     A mesa tem como objetivo de problematizar questões ecológicas e filosóficas em escritas (ensaios, poesia, ficção) pan-americanas. Trata-se de revelar e examinar como e com que objetivos escritores/ pensadores trabalham a ecologia nas suas obras. Neste processo, pretende-se examinar as poéticas, práticas e políticas descolonizadoras das contínuas colonialidades del poder contemporâneas em diversos lugares e contextos étnico-culturais das Américas.

 

SIMPÓSIO V: Imagens da devastação da natureza em obras literárias

Coordenadores: Dr. André Pinheiro

Dr.Thiago Barbosa Souza

     O principal objetivo deste simpósio é reunir trabalhos que discutam o modo pelo qual o mundo natural é representado na literatura, privilegiando um tipo de abordagem que busca evidenciar as imagens da degradação da natureza e as relações de poder disseminadas na obra literária. Mais especificamente, os trabalhos submetidos a este simpósio devem versar sobre os seguintes pontos: a decomposição da natureza, os desastres ambientais (como poluição, esgoto, seca, enchentes, queimadas etc.), os maus-tratos aos não-humanos, as drásticas transformações operadas no mundo natural e a sua consequente intervenção na memória coletiva de um povo, os variados recursos linguísticos e estruturais empregados para representar esse mundo em ruínas ou qualquer outro tópico que evidencie o fato de que a natureza se encontra em um estágio de aniquilamento.

 

SIMPÓSIO VI: A ficção especulativa na modernidade e o ecocriticismo

Coordenadores: Dr. Klaus Eggensperger

Dra. Andressa Luciane Matheus Medeiros

     O objetivo do presente simpósio é apresentar e discutir análises críticas de narrativas literárias que tematizam a autonomia de seres não-humanos, questionam os limites estabelecidos entre os humanos e outras espécies e criticam tanto o cientificismo quanto o antropocentrismo moderno. De forma implícita ou explícita, esse tipo de literatura pode contribuir para a solidariedade ontológica da espécie humana com os demais indivíduos e coletivos não-humanos no mundo.