O X SNHH é promovido pela Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia – SBTTH (www.sbthh.org.br), pelo Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade – NEHM (www.nehm.ufop.br) e pela linha de Pesquisa Culturas, Ideias e Historiografia do Programa de Pós-graduação em História da UFOP (www.ichs.ufop.br/pgh).

Trata-se de um seminário de abrangência internacional, que estará dividido entre mesas redondas, simpósios temáticos, grupos de trabalho e apresentação de projetos de pesquisa de alunos de graduação (APP’s).

Nesta décima edição o SNHH retornará à cidade de Mariana, junto à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), sede na qual surgiu e se desenvolveu como o principal evento da área em nível nacional. Com esse retorno ficarão mais evidentes as importantes transformações que o evento, e por conseguinte o campo,  passaram ao longo desse período. Assim, além de dar continuidade a esse espaço de discussão, o seminário de 2018 também será importante para realizar um balanço histórico essencial para o delineamento dos futuros possíveis para a área.

Enquanto espaço de debate, o X SNHH apresenta muitas novidades em relação às edições anteriores. Não apenas pela presença de mais pesquisadores estrangeiros (especialmente dos países do Sul), mas também pelas modalidades que comporão o evento, de modo a garantir, como se verá adiante, o debate de mais alto nível. Assim teremos:

Mesas Redondas (MR): Ampliamos o número de mesas e palestrantes, de maneira a oferecer ao público uma variedade ampla de espaços de discussão que poderão ser acompanhados ao longo de todo o evento. Os palestrantes foram escolhidos pelos organizadores tendo em vista o mérito de suas reflexões em seus respectivos campos, bem como o cuidado de representar a diversidade temática, teórica, regional e institucional da produção sobre o tema.

Simpósios Temáticos (ST): As propostas para apresentação nos simpósios temáticos poderão ser feitas por graduados, estudantes de pós-graduação ou professores de história ou áreas afins, e serão selecionadas pelos coordenadores dos Simpósios Temáticos. As apresentações serão acolhidas em vinte e cinco simpósios temáticos, que foram propostos por pós-graduandos e professores de história ou áreas afins. 

Grupos de Trabalho (GT): Esta modalidade foi incorporada no 10º SNHH no intuito de formular balanços, perspectivas e agendas de trabalho para alguns setores de ponto da área de Teoria e História da Historiografia. O objetivo é formalizar espaços de colaboração, reflexão e ação coordenada na produção de subsídios para análise diagnóstico de políticas públicas e esforços de pesquisa para a área, que inclui: os desafios para a docência e formação de professores; debates sobre os critérios de avaliação da área, currículo e políticas de publicação; e sobre as plataformas digitais e novos formatos de circulação do conhecimento histórico e seus públicos

Apresentação de projetos de pesquisa (APP): Esta modalidade está voltada para  alunos de graduação que tenham interesse em desenvolver pesquisas na área. Em vez de focar nos resultados de suas pesquisas, muitas vezes ainda incipientes, a modalidade prioriza a formatação e aprimoramento dos projetos que esses estudantes pretendem desenvolver.

Clique aqui para submeter o seu trabalho em Simpósio Temático 

Clique aqui para submeter sua Apresentação de Projeto de Pesquisa


Data do evento

22 de outubro de 2018 até 26 de outubro de 2018.


Local do evento

Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS

Rua do Seminário

Centro, Mariana - Minas Gerais