Estela Fernandez Nadal

Universidade Nacional de Cuyo (UnCuyo)

É Doutora em Filosofia pela Universidade Nacional de Cuyo (UnCuyo). Sua formação como pesquisadora esteve dentro do campo disciplinar da História das Ideias Latinoamericanas, mas a partir do ano 2000 pesquisa em temas de Teoria Política. Atualmente se desempenha como Pesquisadora Principal pelo CONICET no Instituto de Ciências Humanas, Sociais e Ambientais (INCIHUSA) de Mendoza, e como Professora Titular Ordinária na Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da UnCuyo. Título da palestra: “Multi-temporalidade", "contradições não contemporâneas" e "emergência" na compreensão histórico-social de Silvia Rivera Cusicanqui.

Fabio Wasserman

Universidade de Buenos Aires (UBA)

É Doutor em História pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (UBA). Se desempenha como professor de História Argentina nessa universidade e como pesquisador no Instituto Ravignani (Conicet). Sua área de pesquisa é a história política e cultural argentina e ibero-americana (s. XVIII e XIX). Tem coordenado e formado parte de vários grupos de pesquisa de alcanço nacional e internacional. É autor de Entre Clío y la Polis. Conocimiento histórico y representaciones del pasado en el Río de la Plata (1830-1860). Título da palestra: Um futuro sem história? A emergência de uma noção de nova temporalidade e as disputas políticas na vida pública argentina.

Miguel Ángel Contreras Natera

Universidade Central da Venezuela (UCV)

É sociólogo e doutor pela Universidade Central da Venezuela (UCV),  professor na Escola de Sociologia da UCV e pesquisador no Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas (IVIC). Tem participado como professor convidado em várias universidades estrangeiras. Como pesquisador desempenha-se nas áreas de Epistemologia, Filosofia Política e Teorias do Desenvolvimento. Das suas publicações destaca o livro Crítica da razão neoliberal. Do neoliberalismo ao pós-neoliberalismo (2015), com o qual ele ganhou menção honrosa na XI edição do Prémio Libertador ao Pensamento Crítico. Título da palestra:  Impensando a história em singular coletivo: emergências contra factuais, novos traçados de fronteiras e interstícios críticos de uma epistemologia do Sul.

Francesca Gargallo

Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM)

É escritora, feminista, docente e editora, com pós-graduação em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Tem ditado cursos e palestras em várias universidades no México e em países como Costa Rica, El Salvador, Belize, Guatemala, Nicarágua, Argentina, Estados Unidos, Honduras, Colômbia, Espanha e Itália, e foi fundadora da Universidade Autônoma da Cidade de México (UACM). Algumas das suas obras, que abarcam poesia, ficção literária, ensaio e teoria, e tematizam a questão da mulher, têm recebido prêmios como a Menção Honrosa do Prêmio Libertador ao Pensamento Crítico do ano 2013.

Miguel Mellino

Universidade de Nápoles

É Professor Associado em Estudos Pós-coloniais e Relações Inter-étnicas na Universidade de Nápoles “A Oriental”. É autor de várias publicações, das quais destacam Stuart Hall: Cultura, razza e potere, Cittadinanze Postcoloniali. Appartenenze, razza e razzismo in Italia e in Europa, La Critica Postcoloniale. Decolonizzazione, capitalismo e Cosmopolitismo nei Postcolonial Studies, La Cultura e il Potere. Conversazione sui Cultural Studies, Post-Orientalismo. Said e gli studi postcoloniali. É editor da tradução ao italiano dos Ecrit Politiques, Pour la Révolution Africaine e de L'an V de la révolution algérienne de Franz Fanon, assim como dos Discours sur le colonialisme de Aimée Cesaire. Título da palestra: O capitalismo neoliberal: entre biopolítica e necropolítica.

Kodzo Gavua

Universidade de Gana

É Professor Associado de Arqueologia e Estudos do Patrimônio na Universidade de Gana. Tem PhD em arqueologia e um mestrado em arqueologia Africana da Universidade de Calgary, no Canadá. Também obteve um grau de Mestre em Artes em Assuntos Internacionais e um Bacharel em Artes (honras) em Arqueologia e Filosofia pela Universidade de Gana. O sei foco de pesquisa é em interações interculturais e patrimônio cultural e desenvolvimento econômico da África. É membro do Comitê Internacional de Direção da Iniciativa do Patrimônio Africano, da Associação Arqueológica da África Ocidental, da Sociedade de Arqueólogos Africanistas e do Congresso Arqueológico Mundial. Título da palestra: Recontando nossa história de dentro para fora: a ressurreição da historiografia em Gana.

María Inés Mudrovcic

Universidad Nacional de Cuyo

Título da palestra: Emergências/emergente: as formas temporais do espaço. É doutora em Filosofia pela Universidade de Buenos Aires (UBA), professora titular de Filosofia da História na Universidade Nacional do Comahue (UNCo) e pesquisadora do CONICET, sendo sua área de pesquisa a Filosofia e a Teoria da História. Tem sido professora convidada em distintas universidades nacionais e internacionais e atualmente dirige o Centro de Investigação em Filosofia das Ciências Sociais e Humanidades. É autora de várias publicações, entre elas Voltaire, el Iluminismo y la Historia (1996) e Historia, Narración y Memoria. Los debates actuales en filosofía de la historia (2005).