Submissão de oficinas
Área de submissão de trabalhos/artigos do evento
Dados do trabalho
16/09/2017 até 05/01/2018
EIXO 1: INCLUSÃO E DIVERSIDADE
O eixo 1 do I SINEIL terá o compromisso de discutir a inclusão, refletindo a temática a partir das diretrizes que norteiam a LDB e a Constituição Federal, compreendendo a diversidade a partir da cidadania e dos direitos humanos DO ALUNO DEFICIENTE.
GT 1 - INCLUSÃO E DIVERSIDADE
Este GT discutira a temática da inclusão a partir da perspectiva macro. Este trará a temática do ensino de LIBRAS e do Braile a partir do que se postula na LDB, e compreendendo o aluno cego-surdo como cidadão. A partir disso, traremos debates sobre a formação docente, Intérprete, escola inclusiva, escrita de sinais, propostas pedagógicas para o ensino de L2 para o aluno surdo e etc.
GT 2 - DISCUSSÕES PSICOMOTORAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumo
A psicomotricidade trate-se da ciência cujo foco é o estudo das relações complexas e recíprocas entre corpo e mente, tendo como principal foco a externalização física das manifestações psíquicas através do movimento, expressões corporais e posturais envolvendo componentes cognitivos, comportamentais e emocionais. Dessa forma a atividade motora e mental são intimamente ligadas, com influências mútuas, através de seus dois componentes essenciais, o sócio afetivo e o cognitivo [1 - 3]. Entendendo a psicomotricidade como um campo de atuação que integra domínios de múltiplas ciências, tais como biológicas, humanas e sociais, o objetivo da discussão é fomentar o debate acerca de perspectivas interdisciplinares da psicomotricidade no desenvolvimento humano abrangendo aspectos relacionados a todo o ciclo vital, considerando os vários contextos que permeiam a atividade humana. Espera-se que a discussão venha a contribuir com a formação dos profissionais ao difundir conhecimentos distintos em psicomotricidade, proporcionando uma visão abrangente do tema e subsidiando a concepção interdisciplinar. Ao expor várias perspectivas intervencionistas, pretende-se que o debate possibilite o norteamento de condutas e tomadas de decisões em contextos ligados a saúde e aprendizagem.
Problemática:
Perspectivas em torno da psicomotricidade como uma ferramenta pedagógica e de promoção da saúde em todo o ciclo vital.
Palavras-chave:
Psicomotricidade; Aprendizagem; Envelhecimento; Pessoa com deficiência; Saúde mental.
GT 3 – (NEURO) PSICOPEDAGOGIA E INCLUSÃO
Fomentaremos a discussão em torno do papel do (neuro) psicopedagogo e o papel da equipe multidisciplinar para o desenvolvimento humano de sujeitos com pouca mobilidade, déficit de memória, Síndrome de Down, TEA ( Transtorno do espectro autista), síndrome de asperge e outros transtornos da aprendizagem. Aqui levantaremos o debate sobre as contribuições da neurociência para a educação e saúde no contexto da aprendizagem.
EIXO 2: LINGUAGEM E ESPAÇOS SOCIAIS
Neste eixo traremos o debate atual sobre a inclusão a partir do trabalho com a literatura e outras artes que possibilitem explorar os discursos a partir da óptica inclusiva.
GT1 - LETRAMENTO (S): FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
Este GT compreende o debate sobre o letramento a partir das práticas de leituras e escritas, mas, sobretudo a partir da óptica do sujeito que possui limitações na aprendizagem. Dessa forma, fomentaremos a discussão do letramento como princípio básico para o respeito a cidadania no espaço escolar, contribuindo com a formação docente para lidar com este novo contexto.
GT2 - SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS – AMOSTRA CIENTÍFICA TURMAS DE NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA.
Este GT buscará expor vivências sobre a inclusão no contexto de sala de aula e como tais práticas podem colaborar com o aprendizado do aluno com deficiência.
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