O período de submissão do modelo Oficinas Pedagógicas já está encerrado

Dados do trabalho

16/09/2017 até 05/01/2018

EIXO 1: INCLUSÃO E DIVERSIDADE

 

O eixo 1 do I SINEIL terá o compromisso de discutir a  inclusão, refletindo a temática a partir das diretrizes que norteiam a LDB  e a Constituição Federal, compreendendo a diversidade a partir da cidadania e dos direitos humanos DO ALUNO DEFICIENTE.

 

GT 1 - INCLUSÃO E DIVERSIDADE

Este GT discutira a temática da inclusão a partir da perspectiva  macro. Este trará a temática do ensino de LIBRAS e do Braile a partir do que se postula na LDB, e compreendendo o aluno cego-surdo como cidadão. A partir disso, traremos debates sobre a formação docente, Intérprete, escola inclusiva,  escrita de sinais, propostas pedagógicas para o ensino de L2 para o aluno surdo e etc.

 

GT 2 - DISCUSSÕES PSICOMOTORAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Resumo

A psicomotricidade trate-se da ciência cujo foco é o estudo das relações complexas e recíprocas entre corpo e mente, tendo como principal foco a externalização física das manifestações psíquicas através do movimento, expressões corporais e posturais envolvendo componentes cognitivos, comportamentais e emocionais. Dessa forma a atividade motora e mental são intimamente ligadas, com influências mútuas, através de seus dois componentes essenciais, o sócio afetivo e o cognitivo [1 - 3]. Entendendo a psicomotricidade como um campo de atuação que integra domínios de múltiplas ciências, tais como biológicas, humanas e sociais, o objetivo da discussão é fomentar o debate acerca de perspectivas interdisciplinares da psicomotricidade no desenvolvimento humano abrangendo aspectos relacionados a todo o ciclo vital, considerando os vários contextos que permeiam a atividade humana. Espera-se que a discussão venha a contribuir com a formação dos profissionais ao difundir conhecimentos distintos em psicomotricidade, proporcionando uma visão abrangente do tema e subsidiando a concepção interdisciplinar. Ao expor várias perspectivas intervencionistas, pretende-se que o debate possibilite o norteamento de condutas e tomadas de decisões em contextos ligados a saúde e aprendizagem.

Problemática:

Perspectivas em torno da psicomotricidade como uma ferramenta pedagógica e de promoção da saúde em todo o ciclo vital.

Palavras-chave:

Psicomotricidade; Aprendizagem; Envelhecimento; Pessoa com deficiência; Saúde mental.

 

GT 3 – (NEURO) PSICOPEDAGOGIA E INCLUSÃO

Fomentaremos a discussão em torno do papel do (neuro) psicopedagogo e o papel da equipe multidisciplinar para  o desenvolvimento humano de sujeitos com pouca mobilidade, déficit de memória, Síndrome de   Down, TEA ( Transtorno do espectro autista), síndrome de asperge  e outros transtornos da aprendizagem. Aqui levantaremos o debate sobre as contribuições da neurociência para  a educação e saúde no contexto da aprendizagem.

 

EIXO 2: LINGUAGEM E ESPAÇOS SOCIAIS

Neste eixo traremos o debate atual sobre a inclusão a partir do trabalho com a literatura e outras artes que possibilitem explorar os discursos a partir da óptica inclusiva.

 

GT1 - LETRAMENTO (S): FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO

Este GT compreende o debate sobre o letramento a partir das práticas de leituras e escritas, mas, sobretudo a partir da óptica do sujeito que possui limitações na aprendizagem. Dessa forma, fomentaremos a discussão do letramento como princípio básico para o respeito a cidadania no espaço escolar, contribuindo com a formação docente para  lidar com este novo contexto.

 

GT2 - SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS – AMOSTRA CIENTÍFICA TURMAS DE NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA.

Este GT buscará expor vivências sobre a inclusão no contexto de sala de aula e como tais práticas podem colaborar com o aprendizado do aluno com deficiência.