Metodologias Ativas: Refletindo e (re)estruturando a Práxis Docente Em Tempos de Tecnologia Digital
Minicurso 12: Metodologias Ativas: Refletindo e (re)estruturando a Práxis Docente Em Tempos de Tecnologia Digital |
Ementa: Bastos (2006) define metodologias ativas como processos interativos de conhecimento, análise, estudos, pesquisas e decisões individuais ou coletivas, a fim de encontrar soluções para um problema. Estas metodologias de ensino partem da prática para a teoria, neste contexto, a relevância do trabalho do professor é fundamental especialmente na criação de experiências e situações autênticas, mediando o processo de (re)construção de conhecimento (VALENTE, 2002). Ao contrário do método tradicional (ABREU, 2009). A quebra de paradigmas no processo de ensino-aprendizagem propicia a informação consubstanciada em textos, hipermídias, materiais multimodais e outros recursos; as circunstâncias e os espaços físico, virtual, cultural, simbólico e político relevantes para a aprendizagem e a construção do conhecimento (FIGUEIREDO e AFONSO, 2006). Desta forma, o professor contribui para promover a autonomia do aluno em sala de aula, nutrindo recursos motivacionais; oferecendo explicações racionais para a realização de atividades; é paciente com o ritmo de aprendizagem dos alunos (REEVE, 2009). As metodologias ativas têm o potencial de despertar a curiosidade, à medida que os alunos se inserem na teorização e trazem elementos novos, ainda não considerados nas aulas ou na própria perspectiva do professor (BERBEL, 2011). Nesta visão, este minicurso tem por objetivos: refletir sobre a evolução do ensino; conceituar as metodologias ativas; compartilhar ideias e experiências com a utilização de metodologias ativas. Existirão dois momentos neste minicurso, primeiramente, um síncrono, mediante exposição oral com o recurso de slides pela plataforma disponibilizada pela organização; outro assíncrono, com o auxílio do Google Classroom, ao qual, todos os participantes terão acesso (mediante liberação do código da sala) à textos, vídeos, atividades e trabalhos. Estes recursos serão fundamentais para o último encontro síncrono, no segundo dia, onde ocorrerá o compartilhamento de ideias, experiências e trabalhos elaborados com as metodologias ativas, além dos relatos dos participantes sobre o conteúdo disposto no ambiente virtual. Ministrante: Izabel Cristina Barbosa de Oliveira (IFAL – Piranhas) Duração: 2 horas |