Educação inclusiva: o uso de tecnologias digitais e assistivas no processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência visual
Minicurso 16: Educação inclusiva: o uso de tecnologias digitais e assistivas no processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência visual |
Ementa: Apresentação: Segundo Mello (2006, p. 7) as tecnologias assistivas tem por objetivo “[...] proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado e trabalho.”, logo, essas tecnologias possibilitam as pessoas com deficiência melhor qualidade de vida e interação com a sociedade. Existem diversas ferramentas e produtos de tecnologias assistivas no Brasil, desde pequenos dispositivos mecânicos a equipamentos eletrônicos utilizados em escolas, dentre eles o Dosvox, que é um dos programas mais usados no Brasil. É importante ressaltar que a inclusão escolar no Brasil não é uma decisão das escolas ou professores, ela está assegurada por lei e deve ser obedecida. Outro aspecto importante que vale apena ser discutido é a ‘confusão entre inclusão escolar e escolarização especial’, a inclusão escolar está relacionada com a integração de alunos com deficiências compartilhando experiências e aprendizagem em classes regulares nas escolas. Objetivo: O minicurso tem por objetivo discutir a respeito da Educação inclusiva sobre uma perspectiva do uso das tecnologias digitais e assistivas no processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência visual, de maneiras que essas tecnologias sejam ferramentas de promoção e desenvolvimento na interação do deficiente visual com a sociedade. Conteúdo: 1. Conceitos teóricos sobre deficiência, acessibilidade, tecnologias digitais e assistivas; 2. Tecnologia assistiva no Brasil e no mundo; 3. Inclusão escolar e o acesso a tecnologias assistivas nas escolas brasileiras; 4. Tecnologias assistivas e a aprendizagem; 5. Principais ferramentas/produtos de tecnologia digitais e assistivas para deficientes visuais no Brasil. Metodologia: No primeiro momento iremos discutir conceitos teóricos sobre deficiência, acessibilidade, tecnologias digitais e assistivas, e analisar essas tecnologias a nível nacional e mundial. No segundo momento dialogaremos a respeito da inclusão escolar e o acesso a tecnologias assistivas nas escolas brasileiras e sua implicação no processo de ensino-aprendizagem. E por fim, iremos estudar e verificar as principais ferramentas/produtos de tecnologia digitais e assistivas para deficientes visuais no Brasil. Ministrante: Thayna Lobato Melo Duração: 2h |