O Grupo de Trabalho ergue-se como um espaço voltado à análise das práticas e teorias educacionais, que estejam devidamente comprometidas com a promoção da dignidade humana, da justiça social e da valorização das diversas expressões culturais, sociais e subjetivas que compõem o tecido da vida em sociedade.

O objetivo precípuo do grupo é fomentar os debates sobre educação, de modo que transcenda os limites do tecnicismo e da reprodução social, reafirmando seu papel enquanto instrumento de transformação, de luta por direitos e de reconhecimento das pluralidades.

A proposta do GT ancora-se na pedagogia crítica, dos estudos decoloniais, dos direitos humanos e da sociologia da educação, compreendendo a formação humanizadora como um processo contínuo de construção de sujeitos autônomos, críticos e socialmente engajados.

Neste mister, surge a relevância da educação territorializada, prática educativa enraizada nas realidades locais, reconhecendo e valorizando os saberes originários dos territórios, suas culturas, histórias e modos de vida. Diante deste diálogo entre escola e comunidade, se busca fortalecer a identidade coletiva e a autonomia dos sujeitos, fomentando uma formação crítica e diversa.

Dessa forma, os trabalhos submetidos deverão estar alinhados à grande área temática da Educação, com ênfase em Direitos Humanos e Diversidade, evidenciando compromisso com a justiça cognitiva, com a ética da escuta e com a valorização das múltiplas identidades e subjetividades que atravessam os espaços educativos.

Por fim, se espera que os debates acolhidos neste espaço possam fomentar a consagração da cidadania ativa e participativa dos indivíduos, especialmente no processo de articulação entre saberes escolares e saberes populares, reafirmando o compromisso com a pluralidade epistêmica e com a construção coletiva do conhecimento.

Compartilhe!

APOIADORES

Quer se tornar um parceiro?