Mesa-redonda 2: “Para não dizer que não falei de flores…” Reflexões sobre períodos em que liberdades foram cerceadas e direitos cassados.
Poéticas criativas/ performance; Compositores, cineastas etc; Artistas, Obras de referência.
Transmissão pelo Youtube: https://youtu.be/aJrQ6SqECN0
Participantes:
Guilherme de Almeida Prado
A Boca do Lixo e a Censura Federal tinham uma relação curiosa. Enquanto os produtores e diretores lutavam de todas as formas possíveis numa ditadura militar contra a censura e tinham seus filmes proibidos ou liberados com cortes que muitas vezes inviabilizavam os filmes comercialmente ou descaracterizavam seu conteúdo, por outro lado o Cinema da Boca do Lixo talvez não tivesse tido tanto sucesso comercial se não existisse uma censura que proibia os filmes estrangeiros com forte conteúdo sexual de serem exibidos no país. Na verdade a Boca produzia um tipo de cinema softcore, no limite da hipocrisia da censura, que era produzido apenas na Itália e França, mas sem o humor e picardia particular que existe apenas no Brasil. Os demais países do mundo não produziam esse cinema porque seu cinema erótico era hardcore, o que a censura brasileira impedia totalmente de ser exibido no Brasil. Quando esse cinema hardcore foi liberado, através de processos judiciais, o Cinema da Boca do Lixo foi extinto.
Pablo Alabarces
Música popular, colaboracionismo y resistencia: algunos apuntes desde la trayectoria de Palito Ortega
En mi reciente investigación sobre la vida y obra del cantautor Palito Ortega, el segundo mayor vendedor de discos de la historia de la música popular argentina y cuya trayectoria se extiende desde 1961 hasta la actualidad –es decir, los últimos sesenta años de la cultura y la política local–, aparece como clave su compleja relación con los sucesivos momentos políticos; en particular, durante la dictadura de 1976-1983, una dictadura ferozmente represiva y criminal, la obra musical y cinematográfica de Ortega –devenido también director de cine– puede verse como de un alto grado de complicidad y colaboracionismo. Sin embargo, a partir de los años 90 Palito se incorporó a la vida política como gobernador democrático de su provincia, Tucumán, llegando a ser Senador nacional y derrotado candidato a vicepresidente de la Nación en 1999; sus antecedentes no parecen haber deteriorado su consideración popular. Por eso, mi presentación toma el caso como disparador de una reflexión más amplia sobre las relaciones entre música popular, dictaduras, resistencias y complicidades en la Argentina y, por extensión, en América Latina.
Cida Moreira
"Se fossemos infinitos tudo mudaria... como somos finitos muito permanece" - B Brecht, 1928.
Jaqueline Moll
Numa democracia nenhuma obra supera a da Educação. Haverá, talvez, outras, aparentemente mais urgentes ou imediatas, mas estas mesmas pressupõem, se estivermos em uma democracia, a educação. Todas as demais funções do estado democrático pressupõem a educação. Somente esta não é consequência da democracia, mas a sua base, o seu fundamento, a condição mesma para sua existência”.
(Anísio Teixeira, 1947)
A partir desta perspectiva serão propostas questões e reflexões acerca das relações entre o projeto de nação e as políticas educacionais, ao longo da vida republicana brasileira, apontando aspectos da ruptura democrática de 2016, sobretudo em relação as políticas de educação integral.
O Programa Mais Educação, ação indutora para retomada de uma agenda de educação integral, no período de 2007 a 2016, a partir das matrizes das pedagogias humanistas presentes em experiências como as Escolas-Parque, os Centros Integrados de Educação Pública, os Ginásios Vocacionais, entre outras; representou uma expansão curricular integrada ao imperativo do direito a educação.
Nestes horizontes o debate será construído.
Moderação: Diósnio Machado Neto