Campus III - 94

A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PRESENTES NA BNCC, UM OLHAR A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES NO PIBID

CLAUDIANA RIBEIRO DOS SANTOS ANDRADE , DANIELA FERREIRA DA SILVA , LEANDRA KARLLA DOS SANTOS SILVA , SAMARA CAVALCANTI DA SILVA , THAYANY PEREIRA DA SILVA

A experiencia de Trabalhar um Congresso Itinerante com o ensino médio

Cherline de França Menezes Silva , Denize dos Santos , Francikele de Lara dos Santos Albuquerque

A FORMAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DO PIBID: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA

Ana Cristina de Lima Moreira , Jéssica Rita da Silva , Maiara da Silva Lima , Sandra Maria Medeiros Bezerra Barros

A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DO PIBID

Evelin da Silva Santos , Kawany Ferreira da Silva , Leandra Karlla dos Santos Silva , Samara Cavalcanti da Silva , Wender Paulo de Almeida Torres

A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Ana Cristina de Lima Moreira , Jeferson dos Santos Nascimento , Sabrina Barros da Silva , Samyra Vitória Feitosa dos Santos Moreira

A influência da contação de histórias e a prática pedagógica na Educação Infantil: Um Olhar a Partir do PIBID

Larissa Rafaela Bezerra dos Santos , Luana Kelly Camilo da Silva , Maria Gelva Santos de Lima , Samara Cavalcanti da Silva , Vitória de Oliveira Barros , Vitória Rafaelly Martins dos Santos

A MOTIVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE PERSPECTIVAS DE FUTURO: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID

Ana Cristina de Lima Moreira , João Batista Ferreira de Oliveira , José Wilson Soares Bastos , Maria Edilene Silva da Costa Oliveira

A Região enquanto categoria da Geografia: O PIBID em uma experiência formativa no contexto escolar

Ana Cristina de Lima Moreira , Letícia Mayara Nunes da Silva , Sandra Maria Medeiros Bezerra Barros , Wisllayne Monik Neves da Silva

FANZINE COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Denize dos Santos , Jeferson dos Santos Nascimento , Josefa Camila Santos da Silva , Milene de Melo Silva

GÊNERO CONTO: ESTRATÉGIAS E POSSIBILIDADES DE USO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Iriane da Silva Lima , Maria Margarete de Paiva , Valdete da Silva Santos de Mascarenhas

Jogos Didáticos e a Sistemática Vegetal: Uma Estratégia Lúdica para o Ensino da família Lamiaceae

Arthur Cavalcante de Melo , Charlane Moura da Silva , Ranisson Santos da Silva , Ryan Caetano da Silva , Sabrina Duarte da Silva

LEITURA E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RECONHECIMENTO DE INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS ATRAVÉS DE GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS

Almir Almeida de Oliveira , Anne Larissa Tenório dos Santos , Eduardo da Silva Cabral , Mariana Barbosa da Silva

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS MIDIÁTICOS: REPORTAGEM TURÍSTICA

Keyse Náphila Gomes Soares de Melo , Maria Margarete de Paiva , Victória Maria Tenório Cabral de Oliveira

Metodologias ativas nas aulas de geografia: Lições aprendidas através do PIBID

Caio Henrique dos Santos Macário , Denize dos Santos , Maria Edilene Silva da Costa Oliveira , Nedija de Araújo Silva

MÚSICA E LINGUAGEM NA INFÂNCIA: UM OLHAR A PARTIR DO PIBID NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Bianca Lorrayne Bernardo da Silva , Clarisse Macena dos Santos , Julia Oliveira da Silva , Leandra Karla dos Santos Silva , Maria Clara de Souza Leite , Samara Cavalcanti da Silva

O CROQUI GEOGRÁFICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO 6° ANO  

Ana Clara dos Santos Venâncio Xavier , Denize dos Santos , Juberlandia da Silva Bernardo , Sandra Maria Medeiros Bezerra Barros

O EDUCADOR COMO MEDIADOR DA ROTINA ESCOLAR E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Ana Kelly dos Santos Silva , Katielle Kemilly Ferreira Silva , Lucas Gabriel dos Santos Vieira , Paula Letícia Gonzaga de Oliveira , Priscila Lopes da Silva

O GÊNERO MIDIÁTICO PODCAST: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Cássia Giselle Vieira Nascimento , Daiane Cecília Pereira Cavalcante , Valdete da Silva Santos de Mascarenhas

O GÊNERO PODCAST COMO MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ORAIS E ESCRITAS.

Cássia Giselle Vieira Nascimento , Daiane Cecília Pereira Cavalcante , Iraci Nobre da Silva

PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS SEGUNDO EDITH STEIN

Diana Maria Silva dos Santos , Nalfran Modesto Benvinda , Vitória Rafaelly Martins dos Santos

PIBID: O PROTAGONISMO DO ENSINO DA GEOGRAFIA ATRAVÉS DO LÚDICO

Ana Cristina de Lima Moreira , Dayana da Conceição Silva , Letícia Gomes Araújo , Maria Edilene Silva da Costa Oliveira

USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO RECURSO PARA O ENSINO DE HERBIVORIA

André Carlos Costa , Charlane Moura da Silva , Daniel Cardoso Brandão , Fabiano Gomes da Silva , Natan Messias de Almeida , Paula Bruna Barros da Rocha

Vivências pedagógicas no ensino de Geografia no 6º ano: uma experiência do PIBID com metodologias ativas

Denize dos Santos , Jaqueline Lopes Maximino da Silva , José Adauto Leôncio de Melo Filho , Sandra Maria Medeiros Bezerra Barros

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A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2025), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), ocorreu entre os dias 12 e 14 de agosto de 2025, tendo como tema central: “Ensino, pesquisa e extensão: o avanço da tecnologia na era digital”.

Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu diversas atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL. As apresentações abordaram as bases teóricas e práticas que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, evidenciando também as ações desenvolvidas nos programas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.

Nesse contexto, os campi da UNEAL vivenciaram mais uma edição marcada por debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, destinadas tanto ao público interno quanto externo. O evento foi realizado de forma híbrida, com apresentações presenciais e conferências transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8

O participante responsável pela submissão do trabalho teve como obrigação inicial realizar sua inscrição no evento e ler atentamente todas as orientações. Ressalta-se que todos os autores dos trabalhos deveram estar devidamente inscritos no evento.

I. Requisitos gerais

  1. Todos os trabalhos submetidos deveram obrigatoriamente contar com um orientador, constando as afiliações institucionais e os endereços eletrônicos (e-mails) de todos os autores.

  2. A organização geral e as subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que apresentassem falta de autenticidade acadêmica ou práticas de plágio, sendo estas de inteira responsabilidade dos autores.

II. Tipos de trabalhos aceitos

  1. O resumo simples pôde ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, bem como de resultados parciais ou finais de atividades vinculadas aos programas de:

    • Iniciação Científica (PIBIC);

    • Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI);

    • Iniciação à Docência (PIBID);

    • Residência Pedagógica (RP);

    • e de projetos voluntários que estivessem em execução, desde que contassem com orientação docente.

III. Estrutura e formatação

  1. A Comissão Científica deliberou que cada trabalho poderia ter até cinco autores, incluindo o orientador.

  2. O texto deveria ser único e contínuo, contendo os seguintes elementos:

    • Introdução

    • Objetivos

    • Material e Métodos (ou Metodologia)

    • Resultados

    • Conclusão (ou Considerações Finais)

  3. O título poderia conter até 15 palavras; os nomes e afiliações dos autores, bem como seus e-mails (preferencialmente institucionais), deveriam constar no cabeçalho do trabalho.

  4. O resumo deveria ter até 500 palavras, seguido de palavras-chave (até cinco, separadas por ponto), conforme as normas da ABNT (NBR 6028).

  5. O modelo (template) para submissão esteve disponível na aba “Submissão de Trabalhos” do site oficial do evento.

  • Campus I
  • Campus II
  • Campus III
  • Campus IV
  • Campus V
  • Campus VI
  • Campus VI

Área temática - 34 resultados

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

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Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

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Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

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Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

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Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Comissão Organizadora

Propep

Comissão Científica

Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Prof. Me. Diego Jorge da Silva 

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho

Profa. Dra. Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima

Prof. Me.José Kleber Ivo

Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva


Comissão de organização nos Campi do SEPEX 2025


Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext

 

propep@uneal.edu.br

sepex@uneal.edu.br

A comunicação oral e a apresentação de banners dos trabalhos submetidos ao Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2023) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) ocorreram nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema “Caminhos para a construção da indissociabilidade”.

Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL.

As apresentações discutiram as bases que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, destacando também as ações dos programas PIBID e Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.

Durante o evento, os campi da UNEAL foram palco de debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, voltados ao público interno e externo. O SEPEX 2023 foi realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissões ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8.

 

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A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2024) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) ocorreu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema “Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas”.

Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL.

As apresentações discutiram as bases que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, destacando também as ações dos programas PIBID e Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.

Durante o evento, os campi da UNEAL foram palco de debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, voltados ao público interno e externo. O SEPEX 2024 foi realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissões ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8.