Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

Tipos de eventos corporativos: conheça os principais

tipos de eventos corporativos

Conhecer os tipos de eventos corporativos é essencial para a vida de um organizador de eventos. Isso porque eles são uma das melhores ferramentas de comunicação e marketing para criar ou estreitar laços de relacionamento com o público-alvo e parceiros.

No entanto, existem variados formatos de eventos, com características, abordagens e objetivos diferentes, e é necessário conhecer bem como funcionam, para, assim, escolher aquele que melhor atender às suas necessidades. Pensando nisso, vamos apresentar os principais tipos de eventos corporativos, explicar o formato de cada um deles e em que empresa/público se encaixam. Vamos lá?

Conheça agora alguns tipos de eventos corporativos!

tipos de eventos corporativos

Congressos

Por natureza, os congressos são eventos de grande porte, com duração de até cinco dias e de no máximo de oito horas por dia, mas que permitem variação a depender da necessidade da organização. Além disso, podem apresentar um caráter mais técnico ou científico e abrangência regional, nacional ou internacional.

Eles têm como objetivo promover, apresentar e discutir assuntos que levem ao enriquecimento dos participantes, por isso, são, usualmente, idealizados  por universidades, entidades ou estudiosos ligados à produção da ciência.

Sua realização é norteada por uma temática principal, que pode ser subdividida em em tópicos a serem discutidos e detalhados de forma mais ampla em pequenos eventos, como: simpósios, mesas-redondas, palestras, cursos e workshops, entre outros, realizados dentro do mesmo evento

#DicaDoity – Organizar um congresso pode ser um desafio para muitas pessoas, ao mesmo tempo que uma experiência muito válida e enriquecedora. Pensando nisso, temos um texto para quem quer descobrir como realizar um congresso de sucesso. Dá uma olhada!

Seminários

São reuniões ministradas por especialistas que, na maioria das vezes, exige dos participantes algum conhecimento prévio do que será tratado, pois após toda a exposição é gerada uma discussão.

Esse é um dos tipo de eventos corporativos mais conhecidos e é dividido em três fases: exposição, discussão e conclusão, mas sem, necessariamente, buscar chegar a alguma conclusão. Seu objetivo principal é informar e capacitar os participantes, em geral um público universitário, a fim de que todos consigam desenvolver novas capacidades a respeito do tema abordado.

#DicaDoity – Como falamos acima, seminários são eventos essenciais para a vida acadêmica, pois permitem ao aluno uma nova visão sobre determinado tema de seu interesse. Para conhecer um pouco mais sobre esse tipo de reunião vale a pena conferir esse texto!

Conferências

Entre os tipos de eventos corporativos, as conferências são reuniões de natureza formal, com etapas bem definidas. Para esse evento, a figura do moderador é essencial para intermediar a relação entre plateia e conferencista, responsável por desenvolver o tema escolhido para nortear o evento, que pode ser tanto de carácter técnico, científico ou artístico.

Uma conferência tem como intuito promover o ambiente ideal para debates e são utilizadas por diversos segmentos da sociedade como, por exemplo, para debater as políticas públicas de um país.

#DicaDoity – Se você se identificou com esse tipo de eventos corporativos, a nossa dica é buscar aprender bem como organizá-lo. Inclusive, fizemos um post com o passo-a-passo de tudo que precisa para fazer uma conferência de sucesso.

Palestras

De certo modo, essa é uma reunião menor e menos formal que as conferências, com duração média de 30 a 60 minutos, mas que pode se estender, a depender da necessidade.

Todo o evento gira em torno da figura do palestrante – ou palestrantes. Ele é o responsável por transmitir aos ouvintes seu conhecimento e experiências sobre o tema principal, seguido de um espaço reservado para perguntas e discussão. Um detalhe importante é que a palestra, por ser mais informal, permite interrupções durante a fala do palestrante, para questionamentos.

Esse tipo de reunião pode ter como objetivo principal tanto instruir, motivar, como também tratar de comportamentos. Por essa característica versátil e curto tempo de duração, elas conseguem ser realizadas para os mais diversos públicos. Mas se a ideia for realizar um evento maior, um ciclo de palestras – que é uma sequência de palestras com temas distintos regrados por um tema principal –  é uma ótima opção.

#DicaDoity – Que tal agora conhecer os 10 passos mais importantes para organizar uma palestra de sucesso? Leia esse texto e mãos à obra!

Convenções

As convenções são um dos tipos de eventos corporativos de maior porte, assim como os congressos, mas que permitem uma maior participação, interação e envolvimento dos participantes. Elas objetivam apresentar o tema a ser discutido e tirar todas as dúvidas sobre ele. Por essa característica tornaram-se, com o tempo, mais comuns e encontros de empresas ou categorias profissionais.

Existem variados tipos de convenções, um exemplo são as convenções comemorativas, organizadas para engajar e estimular equipes ou para promover determinado produto ou serviço, assim como para discutir e definir o piso salarial.

#DicaDoity – Planejar um evento torna a tarefa de organizá-lo e gerenciá-lo mais fácil! Por isso, construímos este texto com ótimas dicas para quem deseja organizar um evento de maneira estratégica e com diferencial.

E por falar em diferencial, uma ótima forma de se destacar e atrair novos públicos é investir em tecnologia nos seus eventos. E você, já pensou em como poderia faze isso através de um aplicativo exclusivo do seu evento? Essa é uma decisão que, sem dúvidas, vai te ajudar a melhorar suas vendas e a transformar seus eventos em experiências inesquecíveis. Saiba mais clicando no banner abaixo!

Transforme a experiência dos participantes!

Crie um app para eventos em poucos minutos e divulgue todas as informações necessárias!

Saiba mais!

Mesas-redondas

São eventos de pequena duração, utilizados para esclarecer, promover discussões e trocas de ideias sobre determinado assunto. Os palestrantes convidados dispõem de um tempo determinado, por volta de 20 minutos, para expor suas ideias e depois discutirem entre si.

É mais comum que as mesas-redondas sejam realizadas durante a programação de congressos e simpósios, pela facilidade que possuem de promover o diálogo, mas isso não impede que sejam realizadas separadamente, sem que estejam ligadas a um evento maior. E vale ressaltar que, para presidir a reunião, como também todas as suas atividades, é necessário que seja escolhido um moderador.

#DicaDoity – Para que seu evento seja um sucesso é preciso evitar, ao máximo, falhas na organização. Que tal aprender um pouco mais e fugir da dor de cabeça com a organização! Nesse post reunimos os 9 erros mais comuns que acontecem na organização de eventos científicos. Confira!

Simpósios

Os simpósios são reuniões que buscam debater temas mais específicos, por isso, trabalham um único assunto durante toda sua realização, além de optar por profissionais renomados para a fala principalA figura do moderador nesse tipo de evento também é muito importante, pois ele é o responsável por apresentar os convidados, por esclarecer os tópicos de cada tema e, claro, para que o tempo de discussão não ultrapasse o limite estipulado.

Ao final, o público é convidado a participar da discussão através de perguntas. Porém, diferentemente de uma mesa-redonda, os especialistas não chegam a debater entre si durante a reunião.

#DicaDoity- Vai organizar um simpósio? Saiba quais são os serviços que você pode contratar para te ajudar na tarefa de gerenciar seu evento. Vale a pena conferir nossas dicas!

Roadshows

Roadshows são um dos tipos de eventos  corporativos que apresentam características muito parecidas com às dos workshops, mas que se diferenciam por serem exposições itinerantes, realizados na forma de circuito. Apresentam também um curto período de duração, mas são muito eficientes para àqueles que desejam promover sua marca ou produto e também para a formação de parcerias, já que permite apresentações muito próximas do público-alvo.

#DicaDoity – Pense na comunicação do seu roadshow! Muito mais que investir no material de divulgação, é preciso criar um relacionamento de confiança com o seu público. Nesse conteúdo aqui você vai conhecer um pouco mais sobre a importância de criar canais de comunicação.

Encontros

Encontros são eventos corporativos bastante objetivos e de rápida duração. Eles têm como objetivo principal apresentar trabalhos e estudos feitos por determinada área. É a ocasião perfeita para reunir pessoas da mesma categoria e realizar debates acerca de temas polêmicos que estejam ligados ao dia-a-dia e às necessidades dos participantes.

#DicaDoity – Já pensou em criar e emitir os certificados do seu encontro de forma online? Nesse post você pode aprender sobre como organizar a emissão e entrega. Dá uma olhada!

Bootcamp

Os Bootcamps são programas de ensino imersivos e intensos que tiveram sua origem por volta de 2011 no Estados Unidos, logo após a crise econômica que o país enfrentou.

Eles são formas de treinamento que buscam apresentar as habilidades mais relevantes de cada área. Por isso, focam, exclusivamente, na prática para assim chegar a resultados mais rápidos. Esse tipo de evento é muito dinâmico e versátil. Com isso, pode ser realizados pelas mais diversas áreas como, por exemplo, tecnologia, educação, treinos físicos entre outros.

#DicaDoity – É preciso pensar em todos os detalhes para que seu bootcamp seja bem divulgado. Nesse texto reunimos os fatores fundamentais para uma divulgação eficiente. Vale a pena ler!

Feiras

Existem variados tipos de feiras, mas, em geral, todas elas buscam expor, sejam produtos, marcas ou qualquer outros itens. Em sua maioria são organizadas para um grande público, pois é uma excelente ferramenta de marketing para promover interação entre fornecedores e compradores.

Para a parte estrutural, as feiras necessitam de estandes para a exposição dos produtos e/ou serviços. Na maioria dos casos não é permitida a comercialização durante sua execução, pois, por ter um intuito mais comercial, sua principal intenção é fazer contatos.

#DicaDoity – Filas, dificuldade para fazer o credenciamento e desorganização na entrega de brindes são exemplos de fatores que comprometem toda a imagem de um evento. Para evitar esse tipo de problema, uma ótima dica é utilizar um credenciamento automatizado, clique nesse link e saiba o porquê.

Workshops / oficinas

Os workshops possuem um caráter tanto promocional como comercial. Neles são trabalhados temas de maneira mais prática, com a divisão em três momentos: exposição, discussão em grupos e conclusão, já que seu objetivo é aprofundar a discussão sobre temas específicos, apresentando casos práticos.

As oficinas têm como objetivo principal a prática do conteúdo ensinado, por isso são mais diretas e realizam a prática logo depois da exposição do assunto. Assim, o público inscrito tem mais oportunidade de praticar o que foi discutido, adquirindo mais experiência.

#DicaDoity – É importante que o seu workshop que consiga impactar e envolver todos os participantes. Então, dá só uma olhada nesse conteúdo que preparamos exclusivamente para esse tipo de evento.

Treinamentos / Curso

Tanto o treinamento quanto os cursos são tipos de eventos corporativos ideais para capacitação e qualificação de equipes e formação de profissionais. Os treinamentos podem ter um objetivo mais técnico ou comportamental, de forma que consigam causar um impacto real aos participantes.

Já os cursos/minicursos são mais escolhidos para serem realizadas em eventos científicos e técnicos. Eles podem até apresentar o formato de oficinas, oferecendo atividades práticas, mas seu foco maior é a exposição do conteúdo.

#DicaDoity – Receber o feedback dos participantes é uma das melhores formas para aprimorar seu treinamento ou curso. Crie pesquisas de satisfação, e assim saiba como medir o sucesso do investimento, identifique se ele atingiu os objetivos esperados e colete novas ideias para aplicar em próximas oportunidades.

Fóruns

Os fóruns são tipos de eventos corporativos que promovem uma intensa participação da plateia, por isso, é necessário que alguém habilitado esteja à frente para moderar sua programação, expor o tema e organizar a participação do público.
É comum que seja feito um debate livre, sem regras definidas, onde os participantes podem, por exemplo, debater suas ideias entre si e ao mesmo tempo seguir a linha de condução do moderador.  O objetivo é que, ao final, se chegue à conclusão das ideias ou dos comentários feitos.

Agora que você já conhece um bom número de tipos de eventos corporativos, ficou mais fácil organizar e montar alguma estratégia de ação. Ah, uma dica bem útil é inovar, independente do tipo de evento que escolher, pois eles não são engessados, e apresentar algo diferenciado fará, sem dúvida, a diferença para seu público. Então, não se limite!

E aí, pronto para colocar a mão na massa? Aproveite para conhecer o design de experiência para eventos, uma estratégia que tem transformado o modo de se fazer eventos. Baixe agora o nosso e-book, vai te ajudar (e muito!).

Organize eventos incríveis e marcantes!

Descubra quais as vantagens em utilizar o Design de Experiência em seu evento

Baixe aqui
nv-author-image

Aline Braz

Estudante de jornalismo, produtora de conteúdo, é do sítio, mas vive na cidade. Ama música, livros e viagens