Conferencista: Joana Angélica Ferreira Monteiro (UFAM)

Palestra: Libras e a formação do professor do século XXI: caminho e descaminho na educação de surdos

O incentivo a Formação do professor EM Libras, como língua a ser utilizada na educação de Surdos em instituições de ensino, tem imperado no presente século. Uma vez que a educação é um direito de todos, busca-se estabelecer um parâmetro entre educação qualitativa e quantitativa na formação do professor, identificando as dificuldades vivenciadas em sala de aula quanto ao desafio de proporcionar conhecimento além dos Sinais da Libras, aprendido em sua formação. Segundo Silva (2008) é uma contradição o docente passar por uma formação e enfrentar vários conflitos para definir uma metodologia pedagógica para que esteja mais próximo do educando Surdo no processo de aprendizagem, sabendo ser necessário o Surdo assistir as aulas na língua que ele conhece. Levando assim, a reflexão sobre O QUE se aprende e se ensina em contexto de Língua Brasileira de Sinais, surgindo assim perguntas inquietantes como: A que meios recorrer, para que o professor do século XXI possa ter uma formação EM Libras, como língua a ser utilizada na educação de Surdos?

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