O Encontro Amazonense de Professores de Línguas e Literaturas - ENPROLL surgiu há 3 (três) anos, como proposta regional de capacitação docente. No entanto, desde o primeiro ano, a adesão foi tamanha, tendo a participação de profissionais e de pesquisadores de todo Brasil, que passou à abrangência nacional.

No ano de 2015, com o tema "(Des)envolvendo práticas para o Ensino Básico", o público participante ultrapassou a cifra de 700 pessoas. Em 2016, em sua segunda edição, a temática abordada foi "Políticas e ações para o ensino de Línguas e de Literaturas" e o público ultrapassou a cifra de 1000 (mil) participantes - do Amazonas e de outros estados brasileiros.

Esta terceira edição, abordando a temática "Tecnologias da Informação e da Comunicação e o ensino de línguas e de literaturas", espera a contribuição de profissionais de instituições brasileiras e também de outros países, ampliando o número de participantes, o que lhe outorga abrangência internacional, e o consolida como espaço para a busca de qualidade da Educação Básica e do Ensino Superior, abrindo campo para discussão de novas práticas e de possibilidades para o ensino e para a pesquisa.