SÍRIO POSSENTI

UNICAMP

Sírio Possenti é licenciado em Filosofia e tem mestrado e doutorado em Linguística. É professor titular (Análise do Discurso) no Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (Unicamp). Estuda humor. Tem interesse pelos discursos jornalístico e publicitário. Dedica-se ao estudo de textos breves, especialmente piadas, pequenas frases e fórmulas. É autor de diversos livros. Pela Editora Contexto publicou Humor, língua e discurso e, como coautor, Sentido e significação, Ethos discursivo, A (des)ordem do discurso e Fórmulas discursivas.

RILDO COSSON

UFMG

Rildo Cosson é mestre em Teoria da Literatura, doutor em Letras e pós-doutorado em Educação. Foi professor da Universidade Federal do Acre, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal de Minas Gerais. É autor de diversos livros, entre os quais Letramento literário: teoria e prática, pela Editora Contexto. Tem organizado livros, publicado artigos e participado de congressos nacionais e internacionais sobre letramento político e letramento literário. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados e pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG.

Luciana Freitas

Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, Departamento de Sociedade, Educação e Conhe

Luciana Maria Almeida de Freitas é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ocupa, atualmente, a chefia da Divisão de Prática Discente (Prograd), que é responsável pela articulação de todos os cursos de licenciatura da UFF. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, na Linha de Pesquisa Teorias do Texto, do Discurso e da Interação, e na Graduação em Letras, lecionando disciplinas de prática de ensino, tanto de Língua Portuguesa, quanto de Língua Espanhola. É doutora em Letras Neolatinas (Língua Espanhola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestra em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bem como graduada em Letras (Português-Espanhol) e em História. Lidera os Grupo de Pesquisa Discurso e Educação Linguística - DELIN e Práticas de linguagem, trabalho e formação docente (UFF). Foi presidente da APEERJ - Associação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro e da ABH - Associação Brasileira de Hispanistas. É autora de artigos e capítulos de livros, organizadoras de obras acadêmicas e coautora de Sentidos en lengua española, coleção didática para o Ensino Médio aprovada no PNLD 2018. Suas investigações envolvem questões relativas à educação linguística e à formação docente, especialmente em espanhol, sob a perspectiva teórica dos estudos discursivos de vertente bakhtiniana e dos estudos sobre o trabalho docente. (Texto informado pelo autor)

Alessandro Borges Tatagiba

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/MEC

Consultor e Professor-Pesquisador na área de Educação, Avaliação e Cursos de Educação a Distância (EaD). Possui mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela (UFJF) e em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-Graduado em Educação pela Universidade de Tsukuba (Japão), atualmente encontra-se no último semestre do curso de doutorado pela UnB. Trabalha como Pesquisador-tecnologista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e como professor da educação básica e superior. Na rede pública do DF, atua há mais de 20 anos na educação básica, com experiência em salas de aula, direção e coordenação pedagógica.

Sérgio Augusto Freire de Souza

Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Sérgio Augusto Freire de Souza é graduado em Letras, Língua Inglesa, concluiu o Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas em 1998 e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas em 2005. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas, onde exerceu os cargos de Chefe de Departamento e de vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras. Foi Subsecretário de Educação na Secretaria Municipal de Educação de Manaus de 2005 a 2007, quando coordenou a implantação do Centro Municipal de Educação Especial e o Processo Seletivo para Escolhas de Diretores - PROSED. Publicou artigos em periódicos especializados e seis livros: "Conhecendo análise de discurso", "New Citizen", "Amazonês: expressões e termos usados no Amazonas", "Redação: fundamentos e práxis", "Microcontos" e "Análise de Discurso: procedimentos metodológicos". Participou de vários eventos no Brasil, entre os quais se destacam o I Festival Internacional da Floresta - FLIFLORESTA - Manaus e a 8a e 9a edição da Feira Nacional de Livros de Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto, SP. Atua na área de linguística, com ênfase em ensino de línguas e análise de discurso. É líder do Grupo de Pesquisas Discurso e Práticas Sociais e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM. Suas áreas de atuação científica são o ensino de línguas, linguística, educação, novas tecnologias, redes sociais digitais e análise de discurso.

Herbert Luiz Braga Ferreira

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é Professor Adjunto IV, da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: saber implícito, saber explícito, aprendizagem, aspectos psicológicos e bilinguismo; atitudes; ideologia. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas, que começou a funcionar em março de 2010, atuando na área de concentração Estudos da Linguagem, estando ligado à linha de pesquisa Desenvolvimento e Ensino de L2/LE.

Marcos Frederico Krüger Aleixo

Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Possui mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, estudos literários, literatura regional, poesia e literatura brasileira.

Joana Angélica Ferreira Monteiro

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestra Profissional em Diversidade e Inclusão, pelo Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - CMPDI - UFF/ Niterói- RJ. Pós Graduada em Docência Superior, pelo Cento Universitário Leonardo Da Vinci em convenio com a Sociedade de Pós-Graduação. Graduada em Letras habilitação Licenciatura em Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é Professora Efetiva da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Foi Chefe do Departamento de Letras Libras - DLL, junto ao Instituto de Ciências, Humanas e Letras - ICHL, na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. É membro do grupo de pesquisa Narrativas, Mídias e Discursos, na área do conhecimento Linguística, Letras e Artes, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Atuou como Professora do Ensino de Libras na Graduação junto a Universidade Federal Fluminense em Campos do Goytacazes/RJ. Atuou como Professora Especialista junto a Secretária Municipal de Rio das Ostras/RJ, com projeto de Metodologia de L2 para alunos Surdos.. Atuou no Ensino Superior nas áreas de Licenciaturas e Tecnológicas com a disciplina de Ensino de Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS, com enfase na linguística e gramatica da Libras no Instituto Federal de Educação,Ciências e Tecnologia do Amazonas - IFAM. Colaborou com o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas, junto ao projeto Curupira e Apoema com trabalhos de acessibilidade pedagógica, atuando como professor pesquisador. Atuou no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, junto ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas - IFAM, como professora ministrante da disciplina de Libras. Atuou como Professora em Sala de Leitura com turmas do 1° ao 5º ano fundamental e Professora da disciplina de História na Escola Estadual de Educação de Surdos, pela Secretaria de Educação do Estado do Amazonas. Atuou na formação de professores para trabalhos com alunos Surdos em escolas inclusivas pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Manaus. Colaborou com a Universidade Federal de Roraima-UFRR, ministrando cursos de Libras Pratica e Teoria. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Letras.

CACIO JOSÉ FERREIRA

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professor da Universidade Federal do Amazonas, mestre em Literatura e Doutorando em Estudos Literários Comparados (UnB). É líder do Grupo de Pesquisa Estudos Japoneses (UFAM) e membro dos Grupos de Pesquisa Estudos Osmanianos: arquivo, obra, campo literário (UnB) e Observatório de ensino de línguas (UFAM). Atua principalmente nas seguintes linhas: língua, literatura e cultura japonesas, língua portuguesa, linguística, linguística aplicada, tradução, representação literária, fábulas, imigração e questões sobre leitura e escrita.