Conferenciasta: Alessandro Borges Tatagiba (INEP)

Palestra: Nas entrelinhas do ENEM

Com vistas a subsidiar intervenções docentes acerca da produção escrita, esta apresentação propõe reflexões e diálogos em torno da seguinte questão: como os estudantes das escolas públicas brasileiras mobilizam seus conhecimentos de escrita, em diferentes níveis de proficiência do Enem? O recorte investigativo dessa questão selecionou como grupo de interesse estudantes de escolas públicas brasileiras, nascidos em 1997. Justifico a seleção por este grupo dado que, ao realizar o Enem 2014, esses estudantes já tinham vencido um dos maiores desafios relacionados à educação pública no Brasil: chegar ao final do ensino médio dentro da expectativa idade/ano de escolaridade. Como procedimento metodológico, por meio do software “statistical analysis system” (SAS), foi possível selecionar, entre as 5.934.034 redações do Enem 2014, 44 produções de estudantes, com níveis de proficiência dentro do intervalo 500 a 1000. Não se trata de um estudo amostral de representação desse universo, contudo, as análises apresentam achados de pesquisa que podem subsidiar a concepção, a implementação e a avaliação de propostas de intervenção pedagógica, adequadas às diferentes necessidades de aprendizagem da escrita de nossos estudantes.

Compartilhe!

APOIO

REALIZAÇÃO