MESA REDONDA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS, LÍNGUA FRANCA, PRODUÇÃO ESCRITA E INTERCULTURALIDADE: PONDERAÇÕES E PROPOSTAS
RESUMO DA MESA REDONDA
TITULO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS, LÍNGUA FRANCA, PRODUÇÃO ESCRITA E INTERCULTURALIDADE: PONDERAÇÕES E PROPOSTAS
Mediadora: Profa. Dra. Marta de Faria e Cunha Monteiro (UFAM/PPGL)
Esta mesa redonda tem como objetivo apresentar três pesquisas concluídas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, na área de concentração de estudos da linguagem. Todas os trabalhos trataram da formação de professores de línguas e foram desenvolvidos à luz do paradigma qualitativo de pesquisa (CELANI, 2005; DENZIN; LINCOLN, 2006; ANDRÉ, 2005), tendo a geração de dados sido realizada por meio de vários instrumentos de pesquisa. A primeira pesquisa é a de Branquinho (2017) que discute crenças reveladas acerca do Inglês como Língua Franca - ILF e a formação de professores. Na segunda pesquisa, Castro (2017) debate dados relativos à sua pesquisa que tratou, entre outros aspectos, dos desafios do professor de línguas face à produção escrita em sala de aula. Na terceira pesquisa, Silva (2017) discute o ensino-aprendizagem de línguas e a interculturalidade crítica, trazendo reflexões teórico-práticas a partir de dados gerados pelas narrativas de professores. A apresentação das pesquisas pretende fomentar o debate na área de formação de professores e traz contribuições teórico-metodológicas ao campo que muito contribuirão às políticas de línguas do Estado do Amazonas (MONTEIRO, 2014; TEIXEIRA, 2014).
Palavras-chave: formação de professores; língua franca; produção escrita; interculturalidade.