O período de submissão já está encerrado

Dados do trabalho

13/12/2022 até 31/03/2023

Regras para submissão de trabalhos

 

A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) convida professores, pesquisadores, jornalistas e estudantes para inscreverem trabalhos no 18º Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo, que ocorrerá de forma híbrida (entre os dias 25 e 28 de abril de 2023).

Confira o calendário de submissões

Os trabalhos podem ser apresentados em um ou mais dos seguintes grupos:

Grupo de Pesquisa Atividades de Extensão;

Grupo de Pesquisa Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo;

Grupo de Pesquisa Produção Científica;

Grupo de Pesquisa Produção Laboratorial - Eletrônicos;

Grupo de Pesquisa Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Grupo de Trabalho Graduação em Jornalismo (exclusivo para estudantes)

Clique aqui para acessar as ementas

Os trabalhos com textos integrais devem ser submetidos neste site. Os autores devem seguir as regras de formatação conforme os templates a seguir. É possível inscrever trabalhos em umas das duas modalidades abaixo e em qualquer dos GPs ou GT do evento:

Comunicação científica: Entre 10 e 20 laudas. Textos que apresentam resultados de pesquisa, apresentando textos que indicam relação entre teoria e prática ou exclusivamente teóricos.

Relato de experiência: Entre 4 e 10 laudas. Textos que apresentam resultados de atividades práticas em projetos laboratoriais, atividades de extensão, atividades pedagógicas, metodologias de pesquisa, trazendo experiências desenvolvidas com estudantes, professores ou comunidade.

Regulamento:

1. Os autores poderão optar em apresentar os trabalhos de forma remota ou presencialmente.

2. É possível ao autor submeter até um trabalho por grupo. Neste caso, é importante considerar que pode haver conflito de horários na apresentação.

3. É obrigatória a inscrição de todos os autores e coautores para o caso de trabalhos coletivos. Caso um dos coautores indicados no texto não realize a inscrição, o trabalho, caso seja aceito, não poderá ser apresentado e não constará nos anais do evento.

4. Para os Grupos de Pesquisa aceitam-se autores graduados, mestres e doutores. Para o Grupo de Trabalho, destinado a estudantes de graduação e recém-graduados, deverão ser inscritos também um ou mais orientadores.

5. Os nomes dos autores, coautores e orientadores devem constar nos textos, conforme template.

6. Os trabalhos serão avaliados pelos coordenadores de grupos e membros da comissão organizadora. Os aceites estão sujeitos ao cumprimento das regras de submissão, cumprimento da formatação e normas e qualidade dos trabalhos.

7. As apresentações deverão ser realizadas por pelo menos um dos autores. No caso do Grupo de Trabalho para graduação, é obrigatória a apresentação pelo estudante.

8. Autores ou coautores que não participarem da apresentação não receberão certificado de participação no Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo.

9. Trabalhos aceitos não apresentados não serão publicados nos anais do evento.

10. A publicação dos anais com os textos integrais ocorrerá até 20 dias após o término do evento.

11. Os certificados serão emitidos até 30 dias após o término do evento e serão enviados por email aos inscritos.

Em caso de dúvidas, escreva para emailabej@gmail.com