1. GP Atividades de Extensão

​Responsável: Lisbeth Oliveira

e-mail para contato: lisbeth@ufg.br

​Ementa: Ações de extensão com efetiva participação de estudantes e professores de jornalismo junto a diferentes segmentos sociais. Ações com vídeo, áudio, foto, texto e outras possibilidades abertas pela tecnologia que demonstrem o aprendizado dos estudantes e a interação universidade/sociedade. Relatórios e sugestões de atividades que possam ser compartilhadas entre os professores, realizadas com base na política nacional de extensão e nas políticas institucionais de extensão. Relatos que abordem a indissociabilidade ensino/pesquisa/extensão e reflexões que permitam ampliar a formação qualificada dos jornalistas.

2. GP Ensino de ética e de Teorias do Jornalismo

Responsável: Guilherme Carvalho - (UNINTER/UEPG)
e-mail para contato: guilhermegdecarvalho@gmail.com

Ementa: O ensino da ética e da deontologia do jornalismo no Brasil e no mundo. A formação acadêmica e sua influência no exercício ético do jornalismo. História do ensino da ética e da legislação da imprensa no Brasil e na América Latina. As fronteiras entre a ética profissional e a ética do sujeito social. Os conflitos morais enfrentados pelos profissionais diante dos problemas éticos vividos nas redações. 2. História do ensino de teorias do jornalismo. Estudos comparados de ensino de teorias do jornalismo. Ensino de teorias do jornalismo e de teorias da comunicação: oposição ou complementação. O lugar do objeto (jornalismo) e do sujeito (jornalista) no ensino de teorias do jornalismo e de teorias da comunicação. A articulação entre a teoria e a prática no ensino de teorias do jornalismo e da comunicação. O ensino de teorias do jornalismo e a questão da interdisciplinaridade, a função pública do jornalista, as novas linguagens e suportes tecnológicos, a democratização da comunicação e da sociedade, o direito à informação e à comunicação, a legislação e a organização profissional e institucional do jornalismo no Brasil e no mundo.

 

3. GP Produção Científica

Responsável: Maria Elisabete Antonioli - (ESPM-SP)
e-mail para contato: mantonioli@espm.br

​Ementa: O Grupo de Pesquisa Produção Cientítica abrange trabalhos de reflexão sobre atividades de pesquisa desenvolvidas por professores de jornalismo e pesquisadores e em orientação em outros processos de pesquisa desenvolvidos ou não com estudantes de graduação e pós-graduação. A pesquisa também envolve projetos que objetivam promover o desenvolvimento da atividade jornalística de caráter aplicado. Projetos de pesquisa com foco em processos, procedimentos e atividades que promovam a qualificação do jornalismo e do ensino de jornalismo. A pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior.

 

4. GP Produção Laboratorial – Eletrônicos e Impressos

Responsável: Soraya Venegas Ferreira - (ESTÁCIO DE SÁ - RJ)

e-mail para contato: sosovenegas@yahoo.com.br

​Ementa: Experiências e experimentações acadêmicas que discutam ensino e prática em diferentes suportes, quer sejam rádio, TV, cinema, fotografia, impressos e as amplas possibilidades nas mídias impressas, eletrônicas e digitais além da combinação entre eles. Apresentação de produções “pilotos” de inovação na área da produção acadêmica. Trabalhos que discutam tendências e legitimidade, impactos de tecnologias, interface entre impressos e demais suportes de mídia, planejamento gráfico, novas linguagens para diferentes suportes, experiências em jornais-laboratório, estudos de caso em veículos impressos ou digitais. A interdisciplinaridade na composição de produtos jornalísticos e a convergência entre as plataformas jornalísticas.

5. GP Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Responsável: Agda Aquino (UFPB)

e-mail para contato: profagdaaquino@gmail.com

Ementa: Abordagens e aplicações de projetos pedagógicos dos Cursos de Jornalismo, na sua totalidade ou em partes; problematização da aplicação das diretrizes curriculares, dos eixos temáticos; instrumentais teóricos e práticos nas matrizes curriculares. Metodologias de ensino para disciplinas, áreas, projetos e programas dos Cursos de Jornalismo.

​​​

​​6. GT - Pesquisa na Graduação (exclusivo para estudantes de Jornalismo)

Responsável: Marluce Zacariotti - (UFT)

e-mail para contato: marluce.zacariotti@gmail.com

Ementa: O Grupo de Trabalho Pesquisa na Graduação abriga trabalhos de estudantes de graduação em Jornalismo e, também, de recém-graduados (até um ano após a conclusão do curso), com foco em processos, procedimentos e formação do jornalismo. É um espaço de reflexão sobre atividades desenvolvidas no âmbito da graduação, sejam de iniciação científica, de pesquisas derivadas de trabalhos de conclusão de curso (TCC), discussões teórico-práticas relativas a ações de extensão, a produtos jornalísticos, a projetos e artigos finais de disciplinas cursadas na graduação.