Rogelio Fernández-Reyes

Universidad Complutense de Madrid

Investigador de la comunicación del cambio climático. Licenciado en Periodismo por la facultad de Ciencias de la Información de la Universidad Complutense de Madrid. Doctor en Periodismo (Universidad de Sevilla, 2002) y Doctor por la Universidad Pablo de Olavide por el Departamento de Geografía, Historia y Filosofía (2009). Miembro de los grupos de investigación MDCS (Universidad Complutense de Madrid), ComPoder (Universidad de Sevilla) y GPJA (Universidad Río Grande del Sur). Miembro de Media and Coverage Climate Change Observatory (Universidad de Colorado) y del Observatorio de la Comunicación del Cambio Climático (Universidad Complutense de Madrid). Línea de investigación principal: La comunicación climática a diferentes audiencias

Eugênio Bucci

ECA-USP

Graduado em Direito e em Comunicações pela USP, EUGÊNIO BUCCI é jornalista e Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da mesma universidade. Foi repórter, editor, diretor de revistas, Secretário Editorial da Editora Abril, presidente da Radiobrás (2003-2007). É atualmente Superintendente de Comunicação Social da USP (cargo que já ocupara entre 2016 e 2018) e Coordenador Acadêmico da Cátedra Oscar Sala (IEA-USP, em convênio com o CGI-NIC.br), além de pesquisador do C4AI. Há cerca de 30 anos atua como colunista e articulista em veículos como Veja, Época, Folha de S. Paulo e Jornal do Brasil. Desde 2008, assina artigos quinzenais na seção “Espaço Aberto”, do jornal O Estado de S. Paulo. Recebeu alguns prêmios acadêmicos e jornalísticos, entre eles o Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação, na categoria Liderança Emergente (2011), o Prêmio “Excelência Jornalística 2012”, da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e o Prêmio Esso em 2013 na categoria “Melhor Contribuição à Imprensa” pela Revista de Jornalismo ESPM (edição brasileira da Columbia Journalism Review). Escreveu, entre outros livros, “O Estado de Narciso – a comunicação pública a serviço da vaidade particular” (Companhia das Letras, 2015), “A Forma Bruta dos Protestos” (Companhia das Letras, 2016), “Existe democracia sem verdade factual?” (Estação das Letras e Cores, 2019), “A Superindústria do Imaginário” (Editora Autêntica, 2021) e “Roberto Marinho” (Coleção Perfis Brasileiros, Companhia das Letras, 2021). Integra conselhos em instituições públicas e privadas.

Eduardo Meditsch

UFSC

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, instituição em que atua desde 1982 e onde segue atuando com trabalho voluntário após sua aposentadoria como Professor Titular em 2016. Foi bolsista de produtividade em pesquisa de 2000 a 2022. Como jornalista, atuou na mídia Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Foi diretor científico da SBPJor. Coordenou o Núcleo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Intercom e o GT Estudos de Jornalismo  da ALAIC.  Foi membro da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas (Fenaj) e da coordenação do Forum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ). Recebeu o prêmio Personalidade do Ano no Ensino de Jornalismo (Prêmio Abej, 2021). Participou da Comissão de Especialistas que elaborou as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Jornalismo.

Maria Ataíde Malcher

UFPA

Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) - Nível 2, na área de Divulgação Científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professora do Magistério Superior, desde 2006, na Universidade Federal do Pará (UFPA), lotada no Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), unidade na qual atua como coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES). É Doutora (2005) e Mestre (2001) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Foi, também, a primeira mulher da região Norte a integrar o Conselho Deliberativo (CD) do CNPq como representante da área de Ciências Humanas e Sociais (2018-2020). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (PPGDC), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e Integrante do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Editora do periódico científico Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (RBCC), classificada com o Qualis A2, na área de Comunicação e Informação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), quadriênio 2013-2016. Líder do Grupo de Pesquisa em Processos de Comunicação (Pespcom), certificado pelo CNPq. Coordenadora do projeto Matriz comparativa de pesquisas qualitativas com usuários de tecnologias digitais, aprovado no Edital n. 02/2015 do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI-CAPES). Tem atuado principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: (i) Comunicação Pública da Ciência, (ii) Processos Comunicacionais e Midiatização, (iii) Estudos de Audiovisual e Multimídia, (iv) Teorias e Metodologias da Comunicação, (v) Comunicação Digital e Interfaces Culturais na América Latina.

Rose Mara Vidal de Souza

UFES

Pós-Doutora em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutorado-Sanduíche (PDSE) na McGill University, Montreal, Canadá; Mestre em Comunicação Social com ênfase em Propaganda Política pela Universidade Metodista de São Paulo. MBA em Marketing Político pela UCB e graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo pela UFT. Professora do Mestrado em Gestão Pública da Universidade Federal do Espírito Santo. Com 36 livros publicados na área e mais de 25 anos de experiência na área de Comunicação. Sócia-proprietária da RV Comunicação Profissional.

Erivam Morais de Oliveira

ESPM/SP

Graduado em Comunicação Social Jornalismo? Especialista em Teoria da Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero; Mestre em Ciências da Comunicação pela USP com a dissertação e documentário em vídeo: Hércules Florence: Pioneiro da fotografia no Brasil. Atualmente é Professor de Fotojornalismo e Fotografia do Curso de Jornalismo da ESPM-SP - Escola Superior e Propaganda e Marketing – Ex-Presidente da ABEJ (2020 – 2022) Ex-Diretor da ARFOC - Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo - Vice-Presidente da Casa Arte Cidadania (2007 até 2019), (organização não governamental). Com atuação em diversas áreas da Comunicação, com passagens pelas Rádios América, Nacional (atual Globo de São Paulo) e Excelsior (atual CBN) e Capital? TVs Ribeirão e Globo de São Paulo? Revistas Semanário e Contigo? Jornais Diário Popular (atual Diário de S. Paulo); O Globo, atuou como professor, coordenador e chefe de departamento das principais instituições universitárias do Brasil, como: UFV - Universidade Federal de Viçosa? Faculdade Cásper Líbero, Uni Sant´Anna, Belas Artes, Universidade Anhembi Morumbi, Universidade de Sorocaba e dos cursos técnicos e livres do Senac-SP. Foi membro dos Grupos de Pesquisas do CNPq Comunicação, Linguagens e Tecnologias na UFV Universidade Federal de Viçosa, (2009 - 2012)? GP Comunicação e Cultura Visual da Pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero, (2006 - 2009)? desenvolveu pesquisa para o CIP - Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero, onde apresentou o trabalho, As diferentes forma do Olhar - O candomblé de Pierre Verger e José Medeiros, no Fórum de Pesquisa da Cásper Líbero (2008/9), é autor de vários artigos e do livro - Fotojornalismo Uma viagem entre o analógico e o digital, (2009), foi orientador e responsável de vários trabalhos premiados no Expocom Sudeste e Nacional? é pesquisador de fotojornalismo e fotografia, desenvolvendo trabalhos de Foto-áudio Reportagem com dispositivo móvel, Memórias do Fotojornalismo, Pelo Mundo ESPM, Movimentos Artísticos, Templos Religiosos, exposição virtual, fotografia 360º, fotografia panorâmica, fotorreportagem, mosaico, photosynth, time lapse, estudando e analisando os rumos que a fotografia toma com a advento da convergência transmidiática. Editor e orientador no https://jornalismosp.espm.edu.br/category/fotos/ - co-autor do blog https://valedoriodelamablog.wordpress.com/ e editor responsável do site https://fototransmidia.com.br

Paula Litaiff

Revista Cenaruim

Jornalista com especialização em Gestão Social: Políticas Públicas e Defesa de Direitos, mestranda em Sociedade e Cultura da Amazônia, fundadora da Revista Cenarium Amazônia.

Marilene Corrêa da Silva Freitas

UFAM

Professora Titular do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas, desde agosto de 2017. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (1975), Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Pós Doutoramento na Université de CAEN e na UNESCO(2001-2002). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Amazonas e Coordenadora do Laboratório de Estudos Interdisciplinares das Ciências Sociais na Amazônia do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia-PGSCA. Presidente da AFIRSE - seção Brasileira de (2007-2011); Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas(2003-2007); Reitora da Universidade do Estado do Amazonas(maio de 2007- março de 2010). Membro do Conselho Nacional do FNMA (2009-2011); Membro por notório saber do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (MCT); Membro do Conselho Superior da Fundação Oswaldo Cruz; Membro do Conselho Editorial da Jornal Ciência Hoje, publicação da SBPC, desde janeiro de 2013, Membro Eleito do Conselho da SBPC, Área A, Região Norte, período 2011-2015 e 2021-2025 . Professora, Pesquisadora e Orientadora de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia,( desde 1998 até hoje) Mestrado em Sociologia da Universidade Federal do Amazonas e Agricultura no Trópico Úmido do INPA. Tem experiência nas área de Sociologia, Interdisciplinar, com ênfase em Sociologia Clássica e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, pensamento social, políticas públicas, política científica, teoria sociológica, desenvolvimento sócioeconômico. Coordenadora do Programa de Pós Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia de setembro de 2012 outubro de 2016. Presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (2016-2018). Membro da Academia Amazonense de Letras, desde 2011, e Secretária geral da AAL para o período 2021-2023. Coordenadora local ( UFAM/PPGSCA) do LABORATÓRIO DE ESTUDOS GEOPOLÍTICOS DA AMAZÔNIA LEGAL LEGAL, desde outubro de 2021.

Henrique dos Santos Pereira

UFAM

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1992) e doutorado em Ecologia - Pennsilvania State University (1999). Atualmente é consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, consultor ad hoc - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit, docente da Universidade de Cabo Verde, secretário executivo da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, coordenador temático área ecologia do Instituto Acariquara, docente convidado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, colaborador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, professor titular da Universidade Federal do Amazonas e professor associado iv da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura Familiar, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, amazônia, unidades de conservação, agricultura familiar e comunidades ribeirinhas.

Samira de Castro Cunha

Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é redatora do jornal Diário do Nordeste, onde trabalha desde 1997, estando atualmente licenciada unilateralmente para mandato sindical. Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e membro do Comitê Executivo do Conselho de Gênero da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ). Foi conselheira titular do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Ceará (CEDDH-CE) por dois mandatos (2013-2016 e 2016-2019). Figura no ranking dos jornalistas mais premiados do Brasil e do Nordeste, segundo o portal Jornalistas & Cia.

Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti

ABEJ

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (1990), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins, coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação, sociedade e meio ambiente, coordenadora da Pegadas - Agência de Conteúdos Jornalísticos (UFT); professora permanente e vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantins; coordenadora do Núcleo de Pesquisa, extensão e Práticas Jornalísticas (Nujor) Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: educomunicação, comunicação, juventudes, assessoria de comunicação e de imprensa; jornalismo.

Raphael Henrique Cortezão

Trokano

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e especialização em Publicidade, Propaganda e Marketing pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte Laureate). É mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Ufam. É assessor-chefe de comunicação do Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas desde 2011. Foi professor de cursos de especialização na Faculdade Boas Novas (FBN). Tem experiência profissional na docência do Ensino Superior e em diversas atividades de Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, Comunicação Organizacional e Mídias Sociais, atuando principalmente nas seguintes áreas: assessoria de comunicação; jornalismo; cibercultura; mídias sociais e comunicação para a Cidadania;

Bruno Kelly

Reuters

Bruno Kelly, fotógrafo e videomaker, formado em jornalismo, pela UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba). Se mudou para Manaus em 2009, onde desenvolve trabalhos ligado a temas socioambientalistas. Colabora periodicamente com a agência internacional de noticias Reuters e com a agência de jornalismo independente Amazônia Real. O profissional também realiza trabalhos para diversos veiculos de imprensa do Brasil e do exterior e para ONGS que atuam em prol da floresta Amazônica e de suas populações tradicionais. Entre os prêmios já recebidos estão o prêmio HSBC/Jornalista e Cia de Sustentabilidade de 2012,  com reportagem sobre o guaraná da Amazônia e o prêmio Sebrae de Jornalismo, em 2014, com reportagem sobre o manejo do Pirarucu. Em 2020 participou da exposição Luz do Norte, do Festival de Fotografia de Tiradentes e em 2021 lançou o livro, Arapaima, que retrata o manejo comunitário do Pirarucu, realizado pelas populações ribeirinhas do Amazonas.

Raphael Alves

EFE/Manaus

Nascido em Manaus (Amazonas, Brasil), Raphael Alves?? estudou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Fotografia na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Artes Visuais no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Obteve também o título de Master of Arts em Fotojornalismo e Fotografia Documental na London College of Communication / University of the Arts, em Londres (ING).

Guilherme Gonçalves de Carvalho

Uninter/UEPG

Pós-doutor em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2019). Doutor pela Unesp e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Possui pós-graduação (lato sensu) em Comunicação, Cultura e Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013) e graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Sindical e na área de Assessoria de Imprensa. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (2012-2015). Atualmente é professor e coordenador do curso de jornalismo do Centro Universitário Uninter e professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG. Também é vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej). Produz a coluna É Ciência, no jornal Plural e foi vencedor do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, na categoria jornalismo científico em 2022.

Allan Soljenitsin Barreto Rodrigues

UFAM

Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, mestrado e doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Jornalista, escritor, líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Amazônia, coordenador do Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo na e sobre a Amazônia (LABJAM), coordenador do projeto Portal da Ciência de Popularização do Conhecimento Científico, coordenador do projeto Amazônia de Perfil e professor do Curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, jornalismo, jornalismo científico, comunicação, folkcomunicação, cultura e meio ambiente.

Grace Soares Costa

UFAM

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela mesma instituição. É doutoranda em Tecnologia Educativa pela Universitad de las Islas Baleares (UIB/ Espanha). Atualmente é professora efetiva do Curso de Jornalismo, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFAM. Tem experiência na área de Comunicação Científica, com ênfase em Jornalismo Científico, atuando principalmente nas seguintes áreas: ciência, tecnologia e inovação; Amazônia; divulgação científica; saúde; e meio ambiente.

Mirna Feitoza Pereira

UFAM

Professora do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas. Graduada em Jornalismo (Ufam), com mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Coordena o projeto "Jornalismo Indígena”, parceria entre a Comunidade Indígena Parque das Tribos e a Ufam. É líder do Mediação - Grupo de Pesquisa em Comunicação, Complexidade e Culturas (certificado pelo CNPq).

Walmir de Albuquerque Barbosa

UFAM

Professor Emérito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM - 2015). Professor do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, ambos da Universidade Federal do Amazonas(UFAM). Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (1973), Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1980) e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1987). Na Universidade do Estado do Amazonas atuou nos programas de formação de professores, em nível de graduação; no Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental (2003-2012) e exerceu a função de Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (2004-2007). Professor aposentado da Universidade Federal do Amazonas (1974-2002). Foi Reitor da Universidade Federal do Amazonas (1997/2001). Presidente do Conselho Universitário e do Conselho Diretor da UFAM (1997/2001); Membro do Conselho de Estado - Governo do Estado do Amazonas (1999-2001);Membro do Conselho do SEBRAE/AM (1997-2001); Presidente do Conselho Fiscal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM (2005/2006); Membro do Conselho Estadual da Educação do Estado do Amazonas (2005/2007); Membro do Conselho Universitário da UEA (2003/2007). Experiência acadêmica nas áreas de Comunicação Social, Gestão da Educação e Políticas Públicas em Educação. Medalha do Mérito Universitário (UFAM); Medalha Mérito Empresarial (SEBRAE/AM); Prêmio INTERCOM de Orientação de Trabalhos de Pesquisa em Ciência da Comunicação; e Prêmio "José Marques de Melo" - Liderança Regional na Pesquisa em Comunicação-2013(INTERCOM).Diploma de HONRA AO MÉRITO, concedido pela Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, em alusão aos 45 anos do Curso de Jornalismo da UFAM (2015).

João Bosco Ferreira

UFAM

Possui graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1977) e Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2007). Atualmente é professor assistente III da Universidade Federal do Amazonas, Coordenador de Curso e professor da Universidade Nilton Lins. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico), atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, educação, sociedade, educomunicação, comunicação de massa, e movimentos sociais.

Valquíria Guimarães da Silva

UFT

Doutora em Ciências da Comunicação, área de especialização em Estudos dos Media e do Jornalismo, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - Portugal (2015). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e mestre em Educação também pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Coordenadora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de abril de 2015 a setembro de 2016 e de 29 abril de 2019 a 07 novembro de 2022. Atualmente é coordenadora substituta do Curso de Jornalismo da UFT. Vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas (Nujor). Primeira Tesoureira da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej). Professora Associada da UFT, atuando principalmente nos seguintes temas: rádio, comunicação, educação e cidadania.

Rodrigo Ratier

USP

Professor assistente do curso de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero (FCL-SP), onde também exerce a vice-coordenação do curso de jornalismo e a supervisão da revista laboratório digital Esquinas. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP), com participação no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, fomentado pela CAPES, na Université Lumière Lyon 2. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Práticas de Socialização Contemporâneas (GPS-FEUSP) e do Grupo Comunicação e Sociedade do Espetáculo (FCL). Colunista de educação no UOL, coordenador do blog Entendendo Bolsonaro (UOL) e cofundador do curso online Vaza, Falsiane contra notícias falsas. Integrante da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP). Anteriormente, trabalhou nas seguintes publicações: Nova Escola (2008-2018), Superinteressante (2007-2008), Mundo Estranho (2003-2007) e Galileu (1998-2000). Atuou como professor no Colégio Stockler (2001-2003) e Projeto Redigir (1999-2004), em que foi um dos fundadores. Possui experiência nas áreas de Comunicação, com ênfase em jornalismo (jornalismo impresso e digital, jornalismo de educação, desinformação e fake news) e Educação, com ênfase em Sociologia da Educação e em educação midiática.

Cristiane de Lima Barbosa

UFAM

PhD em Ciências da Informação com especialidade em Jornalismo e Estudos Mediáticos pela Universidade Fernando Pessoa (UFP/Portugal) com reconhecimento no Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/Brasil). Graduada em Comunicação Social habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). É professora adjunta do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Desenvolveu pesquisa para sua tese de doutorado voltada para estudos sobre redes sociais digitais e Divulgação Científica sobre a Amazônia e sua dissertação de mestrado voltada para a divulgação científica e análise do discurso. Tem especialização (lato sensu) em Jornalismo Científico e Divulgação Científica em Saúde da Amazônia e especialização em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Amazonas. Vice-líer do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Amazônia (Trokano/Ufam), coordenadora do Portal da Ciência; coordenadora do núcleo de comunicação do Projeto de P&D Academia STEM/UEA/Samsung. Ministra diversas disciplinas na graduação e especialização, dentre elas as disciplinas: Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística (I,II e III); Planejamento Visual, Editoração Gráfica e Webdesign; Redação Jornalística para TV; Redes sociais digitais; Jornalismo Especializado; Jornalismo Científico; Redação radiofônica; Marketing Político e Orientação de TCC. Tem experiência na iniciativa pública e privada na área de Comunicação Corporativa e Científica, Educação e Ciência, Redação de Jornais Impressos, edição de vídeos, podcasts, Elaboração de layout para house organs, Fotojornalismo, Assessorias de Imprensa, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo econômico, jornalismo e ciência, análise do discurso, comunicação empresarial e jornalismo ambiental.

Gerson Severo Oliveira Dantas

Onda Digital

Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1995) e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (1999), habilitação em Relações Públicas e Jornalismo. Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2003).

Wilson de Souza Nogueira

AmazON

Possui graduação em Ciências Sociais (1999), Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia (2002) e Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia (2013; pós-doutor Ciências da Comunicação (PPGCCOM/Ufam), todas as titulações pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Atuou como professor substituto do Departamento de Ciências Sociais da Ufam; professor substituto no Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam-CDMI) e professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM/Ufam). Tem experiência nas áreas de Sociologia e Comunicação Social, com ênfase nos seguintes temas: culturas amazônicas e mercado, meios de comunicação e ecossistemas comunicacionais. Atualmente possui vínculo com a Universidade Federal do Amazonas, campus Manaus, por meio do Grupo de Pesquisa Mediação (pesquisa em Comunicação, Cultura e Complexidade, no qual é coordenador da linha de pesquisa Imaginário e suas Tecnologias e Processos socioculturais na Amazônia. É autor dos livros infanto-juvenis (paradidáticos Órfãos das Águas - uma história de homens e bichos num país ameaçado de desaparecer e Formosa - a sementinha voadora; é autor da ficção O Andaluz e dos livros resultados de pesquisa científica Festas Amazônicas: boi-bumbá, ciranda e sairé, Boi-bumbá - a espetacularização do imaginário Amazônico, e Ecossistemas comunicacionais - história, projetos e perspectivas, todos publicados pela Valer. É organizador (juntamente com os Professores Doutores Walmir Albuquerque e Rena Freitas Pinto) do livro Ecossistemas comunicacionais ? em busca de novas abordagens; Ecossistemas comunicacionais - mídias na contemporaneidade, o primeiro publicado pela Editora da Universidade do Amazonas (EDUA) e o segundo em processo de publicação, também, pela EDUA. Atuou no Projeto Enem em Foco, por meio da produção de conteúdo didático-pedagógico para a revista Enem em Foco, da qual foi Editor Responsável, dirigida a alunos e professores do Ensino Médio do sistema de Educação do Amazonas; produziu em dirigiu conteúdo para a revista Valer Cultural (ISSN), da qual foi Editor Responsável, a dirigida pesquisadores, professores, acadêmicos e intelectuais.

Isael Munduruku Franklin Gonçalves

Instituto de Direitos Indígenas (IDI)

Presidente do Instituto de Direitos Indígenas (IDI) e da União dos Povos Indígenas de Manaus (UPIM) e ex-presidente da Comissão de Direitos Indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM). Graduado em Direito (Fametro, 2015), com pós-graduação em andamento em Direito Civil e Processo Civil pela Escola Superior da Advocacia Nacional.

Yuri Magno Silva

Centro do Empreendedor Indígena Yande Muraki

Voz dos Povos Indígenas do Brasil, webrádio criada por um grupo de lideranças indígenas. É um dos primeiros representantes da medicina indígena do Estado do Amazonas. Através da medicina indígena, conheceu o jornalismo e se mudou para São Paulo, onde estudou jornalismo. Também é representante do Centro do Empreendedor Indígena Yande Muraki e apresentador do programa Conversa de Parente, da Rádio Sapupema.

Rosana Brito Xavier

Rede de Mulheres Indígenas Makira-Eta

Vice-coordenadora de Comunicação da Rede de Mulheres Indígenas Makira-Eta. Da etnia baré, é artista independente, fotógrafa e atua com produção cultural na cidade de Manaus.

Lisbeth Oliveira

Universidade Federal de Goiás

Possui Doutorado em Comunicação para a Saúde e Sustentabilidade pela Alpen-Adria Universität Klagenfurt e Mestrado em Ciência da Comunicação Fotografia Documental pela Universidade de Viena, na Áustria. É professora Associado I da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de "Exposições Hands-on", com ênfase em Comunicação Audiovisual. Foco de pesquisa em comunicação para a Saúde e para a Sustentabilidade, Agricultura Orgânica, Educação Ambiental, Transdisciplinaridade e Fotografia.

Claudia Ferraz

Rede Wayuri de Comunicação Indígena do Rio Negro

Sou Claudia Ferraz, do povo Wanano, e sou uma das comunicadoras indígenas da Rede Wayuri de Comunicação Indígena do Rio Negro. Sou responsável pela edição e produção do Podcast Wayuri desde 2017, e também sou uma das locutoras do programa de rádio Papo da Maloca.