Minicurso 1 - Metodologias Ativas no Ensino-Aprendizagem do Jornalismo

Data: 25 e 26/04/2023 de 14h às 18hs

Ementa:  As metodologias ativas buscam a articulação entre diferentes conhecimentos desenvolvidos no ambiente de aprendizagem em diálogo com o contexto sociocultural, objetivando reconfigurar tanto o papel do aluno quanto do professor. Nessa perspectiva, a proposta da oficina será trabalhar estratégias para fomentar os processos de ensino-aprendizagem articuladas com as realidades vividas, promovendo a aprendizagem ativa e significativa que envolvam o despertar da curiosidade e a articulação dos diferentes conhecimentos, a fim de fomentar o engajamento dos atores envolvidos. Serão apresentadas metodologias ativas consagradas, como gamificação, aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida entre outras e serão realizadas demonstrações com mão na massa.

Ministrante: Maria Ataide Malcher

Currículo:  Fez doutorado (2005) e mestrado (2001) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). É Professora do Magistério Superior, desde 2006, na Universidade Federal do Pará (UFPA), lotada no Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), unidade na qual atua como coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) - Nível 2, na área de Divulgação Científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atua também como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da UFPA e no Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (PPGDC), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa em Processos de Comunicação (Pespcom), certificado pelo CNPq. Tem atuado principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: (i) Comunicação, Ensino e Aprendizagem Ativa (ii) Comunicação Pública da Ciência, (ii) Processos Comunicacionais e Midiatização, (iv) Estudos de Audiovisual e Multimídia, (v) Teorias e Metodologias da Comunicação.

 

Minicurso 2 - Paulo Freire para um Jornalismo Educador

Data: 27/04/2023 de 14h às 18hs

Ementa: As ideias de Paulo Freire sobre Jornalismo e Mídia. A filosofia e o método de Freire como fundamentos para pensar um jornalismo emancipatório na realidade brasileira.

Ministrante: Eduardo Meditsch (UFSC)

Currículo: Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, instituição em que atua desde 1982 e onde segue atuando com trabalho voluntário após sua aposentadoria como Professor Titular em 2016. Foi bolsista de produtividade em pesquisa de 2000 a 2022. Como jornalista, atuou na mídia Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Foi diretor científico da SBPJor. Coordenou o Núcleo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Intercom e o GT Estudos de Jornalismo  da ALAIC.  Foi membro da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas (Fenaj) e da coordenação do Forum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ). Recebeu o prêmio Personalidade do Ano no Ensino de Jornalismo (Prêmio Abej, 2021). Participou da Comissão de Especialistas que elaborou as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Jornalismo.

 

Minicurso 3 - Metodologias didático-pedagógicas para o jornalismo digital

Data: 28/04/2023 de 14h às 18hs

Ementa: Conceito e contextualização das principais linguagens digitais (metaverso, darwinismo digital, design responsivo, internet das coisas, realidade aumentada, etc). Aplicação de ferramentas no jornalismo. Técnicas de ensino para o jornalismo digital.

Ministrante: Rose Mara Vidal de Souza (UFES)

Currículo: Pós-Doutora em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutorado-Sanduíche (PDSE) na McGill University, Montreal, Canadá; Mestre em Comunicação Social com ênfase em Propaganda Política pela Universidade Metodista de São Paulo. MBA em Marketing Político pela UCB e graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo pela UFT. Professora do Mestrado em Gestão Pública da Universidade Federal do Espírito Santo. Com 36 livros publicados na área e mais de 25 anos de experiência na área de Comunicação. Sócia-proprietária da RV Comunicação Profissional.