Oficina 1 - Fotografia e as Multiplataformas de (In)Formação : Produção fotojornalística com SmartPhone

Data: 25/04/2023 - 13h30 às 17h30

Ementa: Dotar o estudante de conhecimentos éticos, técnicos e estéticos para o registro de imagens com telefone celular para utilização nos meios eletrônicos como Fotografia Panorâmica, Fotografia 360º, Foto-áudio reportagem e Time Lapse, proporcionando o conceito de desterritorialização do espaço-tempo.

Oficineiro: Erivam Morais de Oliveira (Escola Superior de Propaganda e Marketing/ESPM)

Currículo: Graduado em Comunicação Social Jornalismo; Especialista em Teoria da Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero; Mestre em Ciências da Comunicação pela USP com a dissertação e documentário em vídeo: Hércules Florence: Pioneiro da fotografia no Brasil. Atualmente é Professor de Fotojornalismo e Fotografia do Curso de Jornalismo da ESPM-SP - Escola Superior e Propaganda e Marketing – Ex-Presidente da ABEJ (2020 – 2022) Ex-Diretor da ARFOC - Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo - Vice-Presidente da Casa Arte Cidadania (2007 até 2019), (organização não governamental).  Editor e orientador no https://jornalismosp.espm.edu.br/category/fotos/ - co-autor do blog https://valedoriodelamablog.wordpress.com/ e editor responsável do site https://fototransmidia.com.br.

 

Oficina 2 - Práticas de conteúdo noticioso no metaverso

Data: 25/04/2023 - 13h30 às 17h30

Ementa:  Mundos digitais. Linguagem multimídia. Convergência. Marketing no jornalismo. O metaverso e o jornalismo. Perspectivas e cases.

Oficineira: Rose Mara Vidal de Souza (Universidade Federal do Espírito Santo/UFES)

Currículo:  Pós-Doutora em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutorado-Sanduíche (PDSE) na McGill University, Montreal, Canadá; Mestre em Comunicação Social com ênfase em Propaganda Política pela Universidade Metodista de São Paulo. MBA em Marketing Político pela UCB e graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo pela UFT. Professora do Mestrado em Gestão Pública da Universidade Federal do Espírito Santo. Com 36 livros publicados na área e mais de 25 anos de experiência na área de Comunicação. Sócia-proprietária da RV Comunicação Profissional.

 

Oficina 3 - Estratégias de produção em jornalismo científico

Data: 25/04/2023 - 13h30 às 17h30

Ementa: Questões importantes para o jornalismo científico. Avaliando temas e perguntas. Busca de informações, fontes de informação. Contatos com assessorias de imprensa. Abordagem, cuidados e dicas importantes. Montado uma pauta de reportagem para jornalismo científico.

Oficineiro: Guilherme Carvalho (Uninter/UEPG)

Currículo:  Pós-doutor em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2019). Doutor pela Unesp e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Possui pós-graduação (lato sensu) em Comunicação, Cultura e Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013) e graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Sindical e na área de Assessoria de Imprensa. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (2012-2015). Atualmente é professor e coordenador do curso de jornalismo do Centro Universitário Uninter e professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG. Também é vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej). Produz a coluna É Ciência, no jornal Plural e foi vencedor do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, na categoria jornalismo científico em 2022.

 

Oficina 4 - Jornalismo nas redes sociais

Data: 25/04/2023 - 13h30 às 17h30

Ementa: Como elaborar textos e criar imagens para redes sociais: aspectos técnicos, softwares, linguagens. As características das mídias sociais: aspectos técnicos, público.

Oficineira: Maria Elisabete Antonioli (Escola Superior de Propaganda e Marketing/ESPM-SP)

Currículo: Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade São Paulo, com pós-doutorado na mesma Universidade. É coordenadora e professora do bacharelado de Jornalismo. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Linha de Pesquisa: Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas. Faz parte do Comitê de Iniciação Científica da ESPM. É avaliadora do INEP/MEC. Faz parte do Comitê Editorial do periódico ALTEJOR ECA/USP, da Revista de Jornalismo ESPM Edição Brasileira Columbia Journalism Review, Faz parte do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo - ABEJ e exerce, atualmente, o cargo de Diretora Científica.

 

Oficina 5 - Podcast sem complicação

Data: 25/04/2023 - 13h30 às 17h30

Ementa: Apresentação da mídia podcast. Orientação sobre produção de pauta. Contextualização histórica do surgimento e evolução da mídia podcast. Como fazer de casa, ferramentas para captação e edição de áudio. Identidade visual e sonora. Indicação de plataformas de hospedagem e publicação.

Oficineira: Valquíria Guimarães da Silva (UFT)

Currículo: Doutora em Ciências da Comunicação, área de especialização em Estudos dos Media e do Jornalismo, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - Portugal (2015). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e mestre em Educação também pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Coordenadora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de abril de 2015 a setembro de 2016 e de 29 abril de 2019 a 07 novembro de 2022. Atualmente é coordenadora substituta do Curso de Jornalismo da UFT. Vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas (Nujor). Primeira Tesoureira da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej). Professora Associada da UFT, atuando principalmente nos seguintes temas: rádio, comunicação, educação e cidadania.

 

Oficina 6 - Elaboração de projeto de pesquisa: elementos estruturantes

Data: 25/04/2023 - 13h30 às 17h30

Ementa: A oficina abordará as etapas de desenvolvimento e redação dos elementos de um projeto de pesquisa. A mesma destina-se a/ao discente de Graduação em fase de elaboração do Projeto de Pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e também a/ao egressa/o em preparação para seleção em programas de Pós-graduação (Especialização, MBA, Mestrado...). Durante o workshop os participantes vão a analisar as etapas de elaboração de um Projeto, compreender as estratégias teóricas, metodológicas e referenciais para o desenvolvimento e elaboração da proposta de Projeto de Pesquisa.

Oficineiro:  Prof. Dr. Edileuson Almeida (UFRR)

Currículo: Edileuson Santos Almeida é graduado em Jornalismo (UFRR), especialista em Docência no Ensino Superior (FAA/RR), mestre em Ciências da Comunicação (USP), doutor em Comunicação (UFSM). Atualmente é professor Associado I do curso de Jornalismo da UFRR; é coordenador/gestor do Programa de Extensão Universitária "Rede Terecom" (Apoio: PROEXT2009-2010/MEC-SESu), vice-líder do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Identidades e Fronteiras” (UFSM/FAPERGS/CNPq), pesquisador pleno do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal - LEGAL (Coordenação Geral: OLB/IESP/UERJ - Apoio: Instituto Clima e Sociedade/ICS), Membro do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da Rádio e Televisão Universitária-RTV (2022-2024) e Membro da Cátedra Indígena de Roraima.