Resumo do minicurso:

Em um mundo altamente tecnologizado, fruto dos avanços nos diversos campos da ciência, mais do que urgente se faz que a escola básica propicie aos estudantes a apropriação de conhecimentos sobre o fazer científico e suas formas de concretização, o que é mais recorrentes nos componentes relacionados às ciências da natureza, e menos visível nas ciências humanas, sobretudo, no âmbito nos estudos da linguagem. Neste minicurso, o foco está no ensino de língua portuguesa conforme orientações presentes em livros didáticos do ensino fundamental e do ensino médio, propondo um percurso de análise de atividades de pesquisa e como favorecem o letramento científico dos aprendizes. O estudo se ancora nos postulados teóricos de Freire (2002), Demo (2015), Bagno (2014), Kuhlthau (2010) e Cunha (2019), e nas orientações constantes  na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este minicurso é fundamental, pois oferece aos educadores e estudantes uma compreensão crítica-reflexiva sobre a língua portuguesa, demonstrando que é possível ensinar e aprender de maneira analítica, efetivando a construção de conhecimentos.

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