Dados do trabalho

20/04/2024 até 02/06/2024

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NO I SEMINÁRIO INTERNACIONAL CAMINHOS DO PAMPA: A CIÊNCIAS HUMANAS EM PERSPECTIVAS DAS FRONTEIRAS SUL-AMERICANAS

 

1. INTRODUÇÃO

O "I Seminário Internacional Caminhos do Pampa", uma iniciativa conjunta do Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete/RS, da Fundação Maurício Grabois e do Curso de História da Universidade Aberta do Brasil - UAB - UNIPAMPA, campus São Borja/RS, será realizado de 11 a 14 de junho de 2024, adotando um formato híbrido. Este seminário tem como tema central "As Ciências Humanas em Perspectivas das Fronteiras Sul-Americanas" e busca promover a produção e disseminação de conhecimentos nas Ciências Humanas, focando nas dinâmicas particulares das fronteiras sul-americanas, bem como nos desafios comuns como desigualdades e autoritarismos.

Adicionalmente, o seminário incorporará a "I Jornada Geohistórica da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul", que reunirá pesquisadores da região, do norte da República Oriental do Uruguai, e das províncias argentinas de Corrientes e Entre Rios. Este encontro se dedicará à discussão de trabalhos que exploram a Geohistória e reconhecem as regiões participantes como agentes ativos na história, destacando os laços comuns que ultrapassam as construções dos Estados Nacionais no extremo Sul do continente.

O seminário também tem o objetivo de facilitar a integração entre pesquisadores e docentes por meio de um espaço ampliado e democrático, possibilitando o acesso a palestras, resumos expandidos e artigos completos, que serão disponibilizados através de transmissões online e publicações nos anais do evento. Esta iniciativa reforça a importância das Ciências Humanas e seu papel em entender e transformar as realidades nas fronteiras sul-americanas, sempre sob o lema de que "Todos os Caminhos Levam ao Pampa", seja de forma presencial ou digital.

 

2. CATEGORIAS DE SUBMISSÃO

Os participantes podem submeter trabalhos nas seguintes categorias:

  • Resumo Simples
  • Resumo Expandido
  • Artigo Completo

3. NORMAS GERAIS DE SUBMISSÃO

 

  • O idioma oficial para os trabalhos é o Português, mas serão aceitas submissões em Espanhol.
  • Cada autor poderá submeter até 02 (dois) textos na qualidade de autor e até 02 (dois) textos enquanto co-autor.
  • Orientadores podem solicitar ampliação do número de trabalhos através do e-mail: revistacaminhosdopampa@gmail.com
  • Todos os autores e co-autores devem está inscrito no evento e com a taxa de publicação paga para publicação do seu trabalho nos anais do evento.
  • Cada trabalho poderá ter no máximo 04 (quatro) autores, incluindo o orientador.

 

4. ESPECIFICAÇÕES POR CATEGORIA

Todos os trabalhos devem ser escritos em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Além disso, os templates estão disponíveis na página do evento. Margens superior e esquerda 03 cm e inferior e direita 02 cm.

4.1 RESUMO SIMPLES

Os resumos simples devem ser elaborados em um único parágrafo, com um limite máximo de 500 palavras, não incluindo as referências bibliográficas nessa contagem. As referências devem ser listadas após o texto do resumo e não devem exceder dez itens. Os elementos obrigatórios a serem incluídos no resumo são: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Considerações Finais.

4.2 RESUMO EXPANDIDO

Os resumos expandidos devem conter entre 03 e 05 páginas, incluindo as referências. Os elementos obrigatórios a serem incluídos no resumo expandido são: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Considerações Finais.

4.3 ARTIGO COMPLETO

Os artigos completos devem conter entre 10 e 20 páginas, incluindo referências. Os elementos obrigatórios a serem incluídos no artigo são: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Considerações Finais.

Os artigos completos aprovados e de destaque terão a possibilidade de serem publicados na Revista Caminhos do Pampa, enquanto apenas os resumos serão incluídos nos anais do evento.

5. PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Todos os trabalhos serão avaliados por uma comissão de especialistas nas respectivas áreas de conhecimento e coordenadores e coordenadoras dos Grupos de Trabalhos.

Os critérios de avaliação incluem originalidade, relevância, clareza, rigor metodológico e contribuição científica.

6. PUBLICAÇÃO

Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento. No entanto, os artigos completos poderão ser publicados na Revista Caminhos do Pampa, do Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete. Nesse caso, apenas o resumo será publicado nos anais do evento.

 

7. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

ATIVIDADE

DATA LIMITE

Inscrições no evento

10 de junho de 2024

Submissão de Trabalhos PRORROGADO

Até 02 de junho de 2024

Período de avaliação

De 26 de maio até 01 de junho de 2024

Divulgação dos trabalhos aprovados

Até 05 de junho de 2024

Envio dos trabalhos corrigidos após evento

Até 30 de junho de 2024

Publicação dos anais do evento

Até 30 de agosto de 2024

 

Este regulamento visa garantir uma estrutura clara e equitativa para todos os participantes do I Seminário Internacional Caminhos do Pampa, contribuindo para uma experiência enriquecedora e produtiva.

Alegrete. 20 de abril de 2024.

Máximo de palavras: 299(Digitadas: 0 | Restantes: 299)

Dados do(s) autor(es)

+ Adicionar Coautor