GT - DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DOCENTE

Coordenação: Doutorando Ewerton da Silva Ferreira - UFSC; Mestrando Lucas da Costa Lage  e Me. Isadora Cabreira da Silva - UFPEL 

Ementa: Nas premissas que circundam os processos formativos, nota-se a intencionalidades ligada a função do ser docente, por vezes instiga-se em compreender apenas a parte teórica desse complexo conglomerado educativo, a educação em direitos humanos desponta em suas necessidades de uma cultura da paz, relacionada aos não conflitos e uma gama para entender a sociedade em que estamos inseridos. Conforme aponta Arendt (2011), a essência dos direitos humanos é o poder de ter direitos, nesse prisma, ressalta-se os parâmetros que por vezes aparecem ausentes em toda a formação, desde o direito básico a educação que está explicitado na Constituição Federativa do Brasil, até o direito e acesso em exercer a livre docência. Nos últimos anos vimos os constantes ataques ao sistema educacional e a retaliação do governo federal nos orçamentos da educação, trazendo grandes prejuízos e privando alunos/as e professores/as de exercerem seus direitos dentro dos muros acadêmicos tretanto, tal enfoque resulta em noções que divergem das práticas em educação, de modo que o resultado nesse momento diverge daquilo que foi aprendido. Sendo assim, é importante resgatar as experiências, positivas e negativas, que foram engendradas, assim como, discutir as consequências em um mundo conturbado que para além de ataques para suprimir e sucatear a educação, também estava sendo afetado por um vírus mortal, que consequentemente separou a educação em períodos: a educação tradicional, a educação pandêmica e a educação pós-pandemia. O presente GT tem como objetivo central acolher trabalhos que dialoguem entre a formação de professores/as, experiências em educação e direitos humanos, articulação entre direitos humanos e currículo escolar, educação em espaços não formais e direitos humanos.

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