GT - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Coordenação: Doutoranda Mariana Cunha Bhering - UFPA e  Dra. Marilena Loureiro da Silva - UFPA

Ementa: A Educação Ambiental configura-se como um caminho interdisciplinar e com possibilidade de fomentar cidadãos mais participativos tanto no âmbito local como global. Assim, o GT aborda a Educação Ambiental nos diferentes espaços educativos, tal como escolas, associações, universidades, museus, praças, teatro, etc. O GT tem por objetivo: 1.refletir sobre diferentes relatos de experiências ou pesquisas acadêmicas que destacam a Educação como eixo interdisciplinar, holístico, que inclua valorização da diversidade cultural, ambiental e social, direitos humanos, igualdade de gênero, e desenvolvimento sustentável, como orientar-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como importantes marcos legais a partir da década de 1990. 2. Evidenciar Educação Ambiental com a valorização das particularidades locais e diferentes práticas educativas e sujeitos, tal como urbano e rural, centro e periferia, comunidades ribeirinhas, quilombolas, povos originários, ativistas, artistas, associações, movimentos sociais, pesquisadores, educadores, escolas públicas e privadas, Amazônia, campanhas educativas, caminhadas ecológicas,bem viver, entre outros. São eixos de análises e concepções teóricas do respectivo GT: Educação Ambiental, Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos, Educação Básica, Raça e etnia, Povos Originários e Educação; assim como concepções teóricas com abordagem cidadã, sócio ambiental, crítica transformadora, ecologia social ou política. A área temática compõe o papel da Educação Ambiental para o processo educativo cidadão ou  e o seu fomento para participação e capacidade de organização coletiva.

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