MINICURSO: BULLYING ESCOLAR: VIOLÊNCIA, CONFLITO E A ABORDAGEM DA JUSTIÇA RESTAURATIVA

MINISTRANTE: JOSÉ LEONARDO DINIZ DE MELO SANTOS

RESUMO: O objetivo central é compreender a natureza dos conflitos violentos na escola, analisando as características que definem o bullying, os envolvidos e as formas de intervenção. Além disso, o minicurso propõe questionar e discutir a existência de uma abordagem alternativa e sua tendência de resolver conflitos, propondo a Justiça Restaurativa como um instrumento eficaz. A Justiça Restaurativa desempenha um papel crucial no enfrentamento e prevenção dos conflitos violentos de bullying na escola. Assim, o debate proposto poderá evidenciar não apenas a complexidade dos conflitos de bullying nas escolas, mas também destacar a importância da abordagem restaurativa como uma forma significativa de promover a paz, a compreensão mútua e a resolução construtiva de conflitos no ambiente escolar.

EMENTA: ASPECTOS CONCEITUAIS DE VIOLÊNCIA E CONFLITO; CONCEITO DE BULLYING E SUAS PRINCIPAIS ESPÉCIES; CONCEITO DE CIBERBULLYING; DESDOBRAMENTOS DA VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR; JUSTIÇA RESTAURATIVA: DEFINIÇÃO E INSTRUMENTOS; PERSPECTIVAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS; CULTURA DE PAZ E COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA: ASPECTOS CONCEITUAIS E INSTRUMENTAIS DE APLICABILIDADE.

OBJETIVOS: Buscar maneiras eficazes de intervir e colaborar na redução dessas formas de violência; Promover a importância de uma cultura de respeito e entendimento mútuo; Ressaltar a importância contínua do debate e da pesquisa sobre estratégias diversas e alternativas; Compreender a aplicação da Justiça Restaurativa na atuação de professores e alunos diante dos conflitos; Reforçar a necessidade de investigar o contexto social em que atuam os atores do processo educacional.

METODOLOGIA: A abordagem metodológica proposta se orienta através de uma roda de conversa, direcionada pela discussão ampla e participativa das temáticas propostas que integram o eixo central da proposta de minicurso. Através de integração e fluidez na interação com os participantes, conceitos já conhecidos poderão ser aprofundados, e novos conceitos poderão ser construídos coletivamente.

Compartilhe!

ORGANIZADORES

APOIADORES