Coordenadora da mesa: Celia Regina Roncato (UNIP; UNESP)

Louise Suellen Araújo Reis-cega (UESC/Bahia)

Álgebra e Geometria Analítica no âmbito da pessoa com deficiência visual no Ensino Superior
 

A visão é relevante para o entendimento de muitas das metodologias empregadas no ensino da matemática formal, a fidedignidade semântica necessária para o entendimento deste processo muitas vezes é transmitida pelo aspecto proposicional dos algarismos que não é reportado a pessoas com deficiência visual que fazem uso dos leitores de tela. O objetivo desta mesa é debater a importância das tecnologias assistivas de alto e baixo nível para o ensino de álgebra e geometria analítica a pessoas cegas, além disso almeja-se destacar o impacto positivo da prática docente sob a ótica do desenho universal da aprendizagem para o efetivo entendimento destes conceitos. A participante é pessoa com deficiência visual, discente do bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC e mediante seu relato busca expor a importância da integração entre práticas e recursos como o Latex para a consolidação da aprendizagem matemática no que tange pessoas cegas.

Vivaldo Gomes dos Santos-surdo (UESB/Bahia)

 

Vítor Gonçalves Paiva-surdo (UFRJ)

Nessa mesa redonda compartilharemos nossas vivências e principais dificuldades com acessibilidade comunicacional nas aulas da Licenciatura em Matemática.

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