GT: ESTUDO DE FRONTEIRA: CONCEITO, HISTORICIDADE E NARRATIVA NO ENSINO MÉDIO
GT - ESTUDO DE FRONTEIRA: CONCEITO, HISTORICIDADE E NARRATIVA NO ENSINO MÉDIO
Este GT tem por objetivo analisar o estudo de fronteira no ensino médio, considerando assim, o emprego do conceito de fronteira, suas variações e aplicação nos estudos históricos, nos livros didáticos e afins. A fronteira como espaço de historicidade, geopolítica e a fronteira como narrativa, atravessando, assim, identidades e representações linguísticas e culturais. Ademais, procura-se compreender o emprego do estudo de fronteira e as suas possibilidades teóricas no Ensino Médio nas áreas de Ciências Humanas e Linguagens considerando a amplitude do referido conceito. Por que trabalhar o conceito de fronteira na escola? Quais as contribuições do estudo nas áreas de Ciências Humanas e Linguagens?
Coordenação:
Jeremyas Machado Silva - Unipampa-UAB/ Faculdades Integradas Machado de Assis/ Colégio Dom Bosco
Jéssica Fernanda Mezadri - Colégio Dom Bosco