MINICURSO: QUADRINHOS COMO FONTES HISTÓRICAS E FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

MINISTRANTE: Rodrigo Aparecido de Araujo Pedroso - Possui doutorado (2020) e mestrado (2014) em História Social pela Universidade de São Paulo - USP. Especialização em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP (2010) e graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Foi professor substituto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília, ministrando aulas nos cursos de Ciências Sociais e Relações Internacionais durante o ano letivo de 2021. Atualmente é professor da Prefeitura da Estância Turística de São Roque. Tem experiência na área de História, com ênfase em História dos Estados Unidos, atuando principalmente nos seguintes temas: história em quadrinhos, cinema, Capitão América, distopias e Guerra Fria.

RESUMO DO MINICURSO: O minicurso pretende abordar algumas questões preliminares sobre o uso de histórias em quadrinhos como fontes históricas e ferramentas para o ensino de História em diversos níveis do ensino. Assim, pretende-se demonstrar a potencialidade dos quadrinhos enquanto fonte e ferramenta didática.

EMENTA: O presente minicurso propõe principalmente sistematizar e difundir algumas discussões e pesquisas acadêmicas que têm usado histórias em quadrinhos como fontes históricas e, também, como ferramentas para ensinar História de forma mais “divertida”. No decorrer do minicurso serão apresentadas, brevemente, noções básicas sobre o que são quadrinhos e suas possibilidades de uso em pesquisas acadêmicas e em salas de aula. O minicurso será dividido em três momentos distintos nos quais se pretende discutir questões historiográficas e didáticas relativas ao uso dos quadrinhos como objeto de pesquisa e ensino.

OBJETIVOS: O objetivo do minicurso é expor e discutir algumas possibilidades para o uso de quadrinhos como fontes históricas e como ferramenta de ensino, voltadas principalmente para temáticas políticas, culturais e sociais. Para tanto, é necessário entender que HQs são meios de comunicação que expressam ideias de indivíduos ou grupos editorias que, ao mesmo tempo, estabelecem diálogos complexos e subjetivos com o contexto social no qual foram criadas, publicadas e consumidas (SCOTT,2014). Por isso, tornam-se artefatos que podem contribuir para um maior entendimento sobre como uma sociedade se representou (e se representa) em um determinado período (SAVAGE, 1998). E, também, atrair a atenção de estudantes de diversos níveis do ensino para discutir temáticas históricas relevantes.

METODOLOGIA: Minicurso contará com aulas expositivas abertas para diálogo com os participantes e será dividido em três momentos distintos e complementares: 1. Definições básicas: o que é uma história em quadrinhos? 2. Quadrinhos como objetos de pesquisa e fontes históricas. 3. Quadrinhos como ferramentas para o ensino.

CARGA HORÁRIA: 3 horas.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes e professores de História

Compartilhe!

INSTITUIÇÕES

REVISTAS CIENTÍFICAS

CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Quer se tornar um parceiro?